Estatística

segunda-feira, outubro 23, 2006

EXPOSIÇÃO: HERANÇA AÇORIANA


O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina atua na pesquisa e também na divulgação e preservação das raízes açorianas no Brasil e em especial no litoral do Estado de Santa Catarina. Atuamos em 500 quilômetros de costa atlântica onde estão localizadas 45 cidades onde predomina a cultura trazida pelos açorianos que aqui chegaram a partir de 1748. Hoje temos aqui açorianos de 7º a 9º geração que chegam a totalizar mais de 1.000.000 habitantes.
E claro que a cultura deixada pelos nossos antepassados incorporou vários elementos de outras etnias, mas conserva os traços de sua autenticidade. Para mostrar isto o NEA organizou mais uma exposição de fotografias. Estamos mostrando fotografias da: Religiosidade (folias do Espírito Santo, Festa do Divino), Arquitetura Luso-Brasileira trazida pelos açorianos, Artesanato (rendas de bilro, cerâmica utilitária, tapeçaria), Danças Folclóricas e Religiosidade (folias do Espírito Santo e Festa do Divino sem duvida a marca mais expressiva da cultura açoriana).
São 18 fotografias coloridas no tamanho 80X100 cm, impresso em lona de autoria de Joi Cletison, que atualmente é diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e que atua como fotografo a mais de 25 anos, tem varias dezenas de exposições realizadas no Brasil e no exterior.


Serviços:
Local: Espaço Cultural NEA/UFSC
Período: 23/10 a 30/11/2006
Horário: 9:00 as 12:00 e 13:30 as 17:00horas
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC
Apoio Cultural: UFSC/PRCE e Governo Autônomo dos Açores


(texto de apresentação da Exposição de autoria do historiador Gelci José Coelho)

HERANÇA AÇORIANA

“No século XVIII, entre os anos de 1748 e 1756, mais de 6.000 habitantes das diversas Ilhas dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, foram transladados para povoar o litoral da então Província de Santa Catarina, nas terras do Brasil, localizada no Atlântico Meridional.

A história daqueles açorianos está a ser contada a todos os momentos, nas escolas, universidades, nas ruas e praças. Edifícios, instituições culturais e diversos empreendimentos comerciais adotam nomes que lembram os Açores. Andando pelo litoral do estado catarinense nos deparamos com marcas indeléveis da identidade e forte presença da herança legada pelos açorianos.

Aquele modo de existir, fazer e crer estão muito presentes. Em outra paisagem, é certo, mas com o mesmo coração, com a mesma saudade e o mesmo espírito de devoção.

As fotografias de Joi Cletison não são capazes de apresentar os sons e vozes da nossa gente catarinense descendentes de açorianos que povoaram o Brasil Meridional. Mas as fotos dizem muito mais! São recentes. Fotos atuais que apresentam algumas referências da Cultura Açoriana do litoral catarinense e da Ilha de Santa Catarina, a qual sempre chamamos carinhosamente da décima Ilha do arquipélago dos Açores”.

Gelci José Coelho (Peninha)
Historiador
Diretor do Museu da Universidade Federal de Santa Catarina

Nenhum comentário: