Estatística

quarta-feira, outubro 18, 2006


Canoa Ecológica: Verde e Vida Itapocu
Clube de Canoagem Kentucky


Um Clube relevante na história do Rio Itapocu e Jaraguá do Sul. Era sábado 14 de outubro, quando o Clube de Canoagem Kentucky realizou mais uma etapa de suas atividades relacionadas canoagem nas águas do Rio Itapocu, sob comando de Harlei Manske. Conheça o perfil idealista deste personagem da história das águas do Rio Itapocu e sua visão e alguns indicadores ecológicos deste Rio:

1- Quem é Harlei Manske e qual o papel desse jovem frente ao Clube de Canoagem Kentucky?
Natural de Jaraguá do Sul, casado com Silvia Patrícia Gaedke Manske, com quem tem uma filha de 7 anos. Empresário, Administrador de Empresas formado pela Unerj, tem 31 anos e também é Presidente do Clube de Canoagem Kentucky. Amante de esportes radicais como canoagem e enduro de moto, também é aficcionado pela natureza. Perante o Clube de Canoagem, é a segunda vez que exerce a função de Presidente, também já exerceu cargos de secretário e relações públicas da entidade.


2 - Qual avaliação sua sobre a mata ciliar que acompanha o leito do Rio Itapocu, no percurso que vocês passaram?
De acordo com os registros em arquivo, como também o acompanhamento dos canoístas, é notável que nosso majestoso Rio Itapocu vem se recuperando gradativamente. A presença dos órgãos ambientais competentes e o rigor das Leis Ambientais têm feito com que um número cada vez maior de empresas de extração de areia tenha tomado consciência da situação e do desgaste que a extração causa no rio. Assim como também, não houve mais enchentes como no passado, pelo qual a força das águas retirava violentamente a mata ciliar existente onde já havia pequenas erosões, causando enormes erosões.


3 - Como se encontra o leito do Rio Itapocu?
Ficamos felizes em saber que nosso Rio Itapocu, encontra-se bem menos poluído do que no passado e com a paisagem da mata ciliar se recompondo bastante depressa. Tudo isso fruto do trabalho de conscientização pela preservação dos rios e do verde, como também os investimentos maciços em tratamento de esgotos e efluentes, tanto por órgãos públicos como em empresas privadas.



O evento recebeu cobertura jornalistica, no Jornal absoluto, por Adelmo Muller:


Canoa Ecológica – Verde e Vida Itapocu, organizado pelo Clube de Canoagem Kentucky de Jaraguá do Sul e patrocinado por WEG Indústrias, Elian Malhas, Duas Rodas Industrial, Spézia Ferro e Aço, Metalúrgica HM Ltda. e Jaraguá Convention, e apoio das Prefeituras de Jaraguá do Sul, e Barra Velha, foi realizado no sábado. Chuva registrada nos dias que antecedeu ao evento proporcionou aos canoístas melhor rendimento em água rio abaixo durante todo o percurso. No total, 47 canoístas vindos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina participaram do encontro que teve uma primeira largada às 7h30, nos fundos da sede do Kentucky, em Jaraguá, para canoístas com maior experiência, e a segunda largada na Represa de Guaramirim, às 8h45, para demais participantes, assim garantindo tranqüilidade a todos, informaram os organizadores. "Durante o passeio, vários pontos positivos e outros nem tanto foram observados pelos participantes. Concluiu-se que está havendo uma maior conscientização pela preservação dos rios em relação aos anos anteriores no que diz respeito à poluição das águas. O controle da mata ciliar e a retirada controlada de saibro, está dando vida nova a Bacia do Rio Itapocu", destacou Harley Manske, presidente do Clube Kentucky, e já antecipando que nos próximos dias deverá estar pronto o relatório completo do evento. A chegada dos canoístas em Barra Velha ocorreu às 18 horas do mesmo dia, com uma belíssima queima de fogos, e em seguida uma excelente recepção no restaurante do Hotel Bela Vista, quando então ocorreu a entrega da premiação, sorteio de brindes e o jantar de confraternização. Foram destaques do encontro e receberam premiação especial os canoístas Cauan Cardoso (3 anos) e Victor Behling (69 anos), como participante mais jovem e mais idoso, respectivamente.

Jornal Absoluto - 17/10/06

Fotos: Harlei Manske

Nenhum comentário: