É um instrumento virtual, capaz de explorar e mostrar os traços da história, do folclore e da cultura do Vale Itapocu. Portanto, a missão do blog é ser um veículo de comunicação aliado à história de nossa gente.
Estatística
sábado, junho 28, 2008
sexta-feira, junho 27, 2008
"O maior evento literário
De 8 à 17 de julho Jaraguá do Sul vai receber o maior evento literário do Estado no que diz respeito a palestrantes de peso. A feira que foi um grande sucesso em sua primeira edição no ano passado, vai dobrar a sua capacidade em 2008. "A minha expectativa é atrair 60 mil pessoas e vender 40 mil livros", diz Carlos Henrique Schroeder, diretor de programação da feira. A Feira do Livro tem o objetivo de incentivar a leitura e popularizar o livro, aproximando-o da população. Durante o evento que terá entrada livre e publicações comercializadas a partir de R$ 1, serão realizadas palestras com nomes importantes da literatura catarinense e nacional.São esperados os escritores Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Cristovão Tezza, Sérgio Sant'Anna, Claudia Matarazzo, Irmãos Panarotto, Manoel Ricardo de Lima, Júlia Studart, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Rodrigo Schwarz, Maicon Tenfen e Cristiano Moreira. A programação conta também com filmes como "Um crime delicado" de Beto Brandt e "Cinema, aspirinas e urubus" de Marcelo Gomes, além de uma Mostra de Curta Metragens e da Maratona de Contos do Sesc.Segundo Carlos Schroeder, o impacto que um evento dessa proporção causa é muito importante para a população e para a cidade. "As crianças circulam o dia inteiro pela feira, elas se acostumam com o cheiro, o toque, a imagem do livro", argumenta Carlos."
O Sr Adelmo Müller, editor chefe do Jornal absoluto destacou em 27 de junho o evento literário de Jaraguá do Sul. Veja:
A presidente da Fundação Cultura, Marilene Giese, informou durante o lançamento da 2ª Feira do Livro de Rua de Jaraguá ,realizado em uma coletiva de imprensa na manhã de quarta-feira (25), na Biblioteca Pública Rui Barbosa, que de 9 a 29 de junho, o município se tornará a capital catarinense da Literatura. Palestras, debates, oficinas, lançamentos, sessões de autógrafos, exibição de filmes, contação de histórias , declamação, além de estandes de livrarias e editoras de todo o país aportam na Praça Ângelo Piazera. Nomes como Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Cristóvão Tezza, Sérgio Sant'Anna, Claudia Matarazzo, Irmãos Panarotto, Manoel Ricardo de Lima, Júlia Stuart, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Rodrigo Schwarz, Maicon Tenfen e Cristiano Moreira já confirmaram presença. Filmes como “Um crime delicado” de Beto Brandt e “Cinema, aspirinas e urubus” de Marcelo Gomes, além de uma Mostra de Curta Metragens e da Maratona de Contos do SESC, consolidam a Feira como o maior evento literário do Estado.
Machado de Assis (falecido há 100 anos) será o autor homenageado na Feira e o patrono é o poeta Gilmar Antonio Moretti, escolhido por sua contribuição à poesia na cidade. Para trabalhar o tema “Um mundo de emoções” o Grupo GATS de Teatro faz diversas intervenções durante a Feira, tirando os personagens dos livros e levando para o evento. Segundo um dos coordenadores do evento, Carlos Schoroeder, a primeira edição da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, realizada em 2007, entrou para a história do município como o maior palco de idéias que a cidade até então havia abrigado. Foram mais de 30 palestras e debates, dezenas de sessões de autógrafos, exibições de filmes e livros a partir de R$ 0,50. Durante os oito dias da Feira, os 22 estandes receberam 30.000 visitantes e comercializaram 18.000 livros. Para este ano, a previsão seja receber 60 mil visitantes, e comercializar mais de 40 mil livros. “Aumentamos em 40% a área da Feira, o número de estandes e a programação” afirma Schroeder. Realizado pela Design Editora, Instituto da Educação e do Livro, Secretaria de Educação e Cultura,Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Secretaria de Desenvolvimento Regional e SESC Jaraguá do Sul, a feira objetiva democratizar o acesso à cultura e educação, divulgar o trabalho dos escritores regionais, estaduais e nacionais e estimular o hábito da leitura na comunidade em geral."
terça-feira, junho 24, 2008
No domingo 22 de junho, a população remanescente de italianos e simpatizantes da cultura deste grupo étnico reuniu-se para reviver suas tradições por de ato religioso e cantos de corais. Uma bonita festa, pois a alegria dos italianos foi contagiante.
domingo, junho 08, 2008
Em 08 de de junho(domingo) foi realizado no Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro, a Festa do Tiro Rei, do casal Waldemar Maas e Elcida Marquardt Maas; tendo como respectivos 1º e 2º cavalheiros, os srs Ademir Fischer (Solange Fischer) e Mauro Butzke (Zenilda Butzke).A banda que abrilhantou o evento folclórico e esportivo foi Adler's Band, do Vale do Rio da Luz. O ponto alto da festa foi a ritualística folclórica de busca das majestades às 11 horas, trajeto sede social do Clube áte a sede da Unidade Descentralizada do Corpo de Bombeiros, percurso ida e volta.
O regresso festivo da Banda Adler's Band, a qual abrilhantou a marcha do desfile de busca das majestades, ao som musical folclórico.
O Rei e a Rainha ladeados por outros personagens do seu reinado, que durante um ano esperaram este dia, para festejar a sagração.
A Sra Solange Fischer, embora tenha sido uma das princesas, também trabalhou como voluntária no dia, controlando a venda dos ingressos.
A mata ciliar foi sustituída por tipos de plantas que florescem, o ano todo. Há também o capim branco e capim elefante. A paisagem denuncia os que distrõem a natureza para fins de sobrevivência.