Estatística

terça-feira, janeiro 15, 2008

Sociedade Onze União – Patrimônio – Massaranduba

Evento: Festa de Rainha do Tiro ao Alvo Feminino
Quando: 12/01/08
Horário: 14 hs
Animação: Banda Chamativa – Indaial (SC)

Majestades:
Rainha: Cecília Savulski
1ª Princesa: Íris Roveder
2ª Princesa: Adnéia Marquardt

Outras informações:
1 – Comandante:
Silvana Heideck Hausmann

2 – Portas Bandeiras:
Brasil: Doraci Wenski
Santa Catarina: Leoni Jensen
Massaranduba: Rosali Kraiss
Sociedade: Ilinise Hiedeck Fleming

3 – Modalidade de competição:
Tiro ao Pássaro

As portas bandeiras e as majestades, foram todas reunidas para o registro da tradição.

A Ordem e a disciplina, é uma prática entre as associadas e convidados. A tradição medieval do tiro feminino tem nesta modalidade de competição, uma rede de relações, as quais traduzem o espírito festivo, baseado em valores imensuráveis.

Dançar para esquecer a correria da vida diária, carregada de muito trabalho. A tradição de reunir famílias no Onze União, tem a finalidade de ampliar as redes de relações da boa convivência e o respeito à pluralidade cultural.
O palco foi devidamente ornamentado pela Banda Chamativa.

No solão de festa, embora a simplecidade seja o cartão de visita, não faltou bebidas e a boa comida da cozinha rural.
Uma equipe de voluntários e associados foram responsáveis de preparar o cardápio que foi oferecido aos convidados, com muita fartura e excelente sabor.

No palco um repertório musical a cargo dos instrumentistas de teclado, foles, sopro e cordas. O público conferiu rodopiando na pista de dança, até quando termimou a festa às 18 hs e 30 minutos. Às 22 hs teve o inicio do grandioso baile e encerramento no domingo pela manhã.

Um dos dialetos da língua alemã foi o elemento socializador, entre estas senhoras. A todo instante as frases eram emitidas no dialeto alemão, que ainda em Massaranduba é fenomeno cultural a ser pesquisado pelos linguistas da Língua Estrangeira Alemã.
Um pássaro de madeira é confeccionado para simbolizar as dispustas da Rainha do Tiro ao Pássaro. Ele é confeccionado com bico ponteagudo e arremessado ao alvo. Quem atingir a maior pontuação, é aclamada a rainha, para o ano de 2009. Assim mantém-se a continuidade da tradição medieval e uma nova festa é organizada, posteriormente, para coroação da nova rainha. Esta modalidade esportiva remonta a Idade Média e continua sendo objeto de pesquisas pelos historiadores regionais. http://br.youtube.com/watch?v=dvxf8CX6knM - Competições Tiro ao Pássaro.

Vídeos:
Mais sobre esta sociedade, acessar:

Nenhum comentário: