Estatística

sábado, novembro 24, 2007

Livros que abordam contextos históricos regionais e do Vale do Itapocu
Em 23 de agosto conheci a Sra Edite Ehlers, sobrinha do ex-Vereador Emaunel Ehlers (in memorian), que na gestão do Prefeito Leopoldo Augusto Gerent, que atuou no legislativo jaraguaense, no Partido da Ação Integralista Brasileira.
A Sra Edite passou mais de seis décadas ausente de Jaraguá do Sul. Atualmente retornou à cidade e passou ter residência fixa. Em visita a sua residência, recuperei um rico acervo fotográfico, o qual revela a nossa riqueza patrimonial, arqueológica e natural.
Por várias décadas a família recebeu nos cantões do Brasil aonde residiam por força da missão regiosa, diversas fotos modelo cartão postal. Elas ficaram sob a guarda da família e que agora passam a integrar uma das coleções do acervo fotográfico do Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel", pois a Sra Edite fez questão de doá-las.
Além disso, uma entrevista de memória oral rendeu o perfil geneológico, social e cultural da família Ehlers no Brasil há mais de um século.
Um livro ilustrado do centenário da Igreja Adventista está em sua biblioteca e revela a trajetória desta Igreja no Brasil, cujo inicio foi no Vale do Itajaí.

Fotos antigas foram guardadas com estima e zelo, as quais são reveladas no livro dos Adventistas, cujos membros da igreja são vistos como sujeitos participes de uma história com mais de 100 anos no Brasil.

O obreiro Wlademar Ehlers também é destacado no livro da saga dos adventistas. Em Jaraguá a Igreja Adventista chegou com o missionário Kraemer, no inicio da década de 90, do século XIX,que mais tarde foi a Curitiba, aonde dirigiu uma escola internato.

O livro abaixo de autoria de Flavio, um Engenheiro Agronônomo retrata o perfil do homem do campo que se transforme no trabalhador urbano de fábrica. Qual seria o papel desse novo trabalhador, no meio fabril, cuja massa de trabalhadores urbanos são maipulados por líderes sindicalistas pelegos?

O pesquisador rural Flavio, em sua obra literária revela a trajetória dos colonos operários no Vale do Itapocu.

Nenhum comentário: