Estatística

domingo, agosto 11, 2013

MH "Emílio da Silva" - Viajante do Tempo - Ademir Valdir dos Santos


Jaraguá do Sul [SC] Museu Histórico "Emílio da Silva" - Viajante do Tempo - Ademir Valdir dos Santos, Cientista e Professor da Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC].
Nesta entrevista, o educador discorreu sobre a exposição temática, que retratou em forma de extrato, o passado de Jaraguá e Jaraguá do Sul, começando pelo ano de 1919, ano de fundação do Jornal Correio do Povo, atual Ocorreio do Povo.
Como Cientista articulou e interpretou os impressos estampados nas edições antigas do semanário, que hoje, os temas geraram uma exposição de cunho cientifica, contribuindo para confrontar o passado e o presente, da cidade e a região do Vale do Itapocu, onde circulava o informativo.
Lembrando que, o Correio do Povo no passado era um impresso, com a história do cotidiano da cidade. Em contrapartida a ZYP 9 [atual Rádio Jaraguá AM], produziu paralelamente, o jornalismo de informação e lazer, que foram jogadas ao ar, por ondas de frequência.
Isso gerou um processo de apagamento de memória, pois um arquivo de programas de rádio, não foi organizado. Assim, é importante salientar, que uma lacuna se formou ao longo dos tempos e a história da cidade se recente do que nada restou nos ares, para posterioridade.
Nesta perspectiva de análise, o antigo Correio do Povo, era uma linha de pensamento da União Democrática Nacional [UDN] e a ZYP 9, uma vertente de expressão do velho Partido Social Democrático [PSD], tendo Getúlio Vargas seu presidente de honra, mas defensor do partido do PTB.
Enfim, o Correio do Povo se tornou Patrimônio Cultural do Impresso, uma marca viva e de responsabilidade, pois é um veículo de comunicação, de formação de opinião e crítica social de conteúdos, em Jaraguá do Sul e no Vale Itapocu.
Ademir Pfiffer - Historiador

Um comentário:

Ana Paula disse...

Excelente oportunidade de conhecer a história local e mesmo brasileira pelo entendimento da organização social e cultural de uma época.
Parabéns ao Museu Histórico Municipal Emílio da Silva e ao Professor Ademir Valdir dos Santos.