Estatística

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Centenário da família Friedrich Heinrich Kopmann





         Friedrich Heinrich Kopmann conhecido por Wilhelm Kopmann foi o primeiro estrangeiro europeu, que aportou em 1.912, em terras do Distrito Jaraguá, com a profissão de pintor e decorador.
      Friedrich nasceu em 30 de julho de 1867, na cidade de Wettendörf, na antiga Prússia, atualmente território da República Federal da Alemanha. Filho de Catharina Magdalena Doroteia Kopmann.
      Kopmann nasceu numa Prússia, que atravessava à época, uma série de transformações geopolíticas, econômicas e culturais.
         Na cidade de Hamburgo, Friedrich Kopmann se casou com Cecília Lorengen, em 25 de março de 1.891, com a qual teve 07 familiares.
      Durante 21 anos o casal Kopmann permaneceu na Alemanha, com os sete filhos. Posteriormente, arrumaram as malas e seguiu a rota da emigração europeia, rumo ao Hemisfério Sul. Sendo o mês de maio de 1.912, a chegada do casal à cidade portuária de São Francisco do Sul [SC].
         De São Francisco do Sul, o casal e a família chegaram à cidade de Joinville [SC], e de lá foram encaminhados para fixar residência no Distrito de Jaraguá, em 12 de maio, na antiga localidade da Cameraland [centro].
           Em Jaraguá, o Senhor Friedrich e os filhos  Adolfo, Heinrich,  Karl e Willy Kopmann -  esses também exerciam o oficio do pai, se tornaram pintores de várias residências, pois eram os únicos especializados. Em pouco tempo se tornaram conhecidos pela habilidade na pintura e também decoração.
            Sendo que alguns dos trabalhos artísticos ganharam notoriedade, como a pintura na parede do casarão de José Emmendörfer, nas esquinas das ruas Procópio Gomes de Oliveira e atual Marechal Deodoro da Fonseca. Há outras obras de artes, como afrescos e quadro, que retratava a travessia do Rio Itapocu, por balsas.
           O prédio do Grupo Escolar “Abdon Batista” foi inaugurado em 1.935, considerado à época, símbolo máximo da presença do movimento republicano da Era Vargas, bem como afirmação da identidade  escolar brasileira. Sendo esse prédio público pintado pelos filhos Adolfo, Heinrich, Karl e Willy Kopmann, marcando assim, a influência e a importância da imigração e colonização alemã, em Jaraguá.
          A família Kopmann trouxe ao Brasil sete descendentes, entre filhos e filhas, que por aqui ainda há familiares remanescentes.
        É oportuno  listar o nascimento dos [as] filhos [as] do casal Kopmann: 1] Alice,  nasceu em 11 de março de 1893 e faleceu em São Paulo [SP], em 18 de outubro de 1.970; 2] Klara,  nasceu em  28 de agosto de 1.895, casou-se com Gregor Linzinger e faleceu em 16 de julho de 1.962; 3]Karl,  nasceu em 08 de julho de 1.898, casou-se com Adele Mielke e faleceu em 18 de abril de 1.948; 4] Willy,  nasceu em 24 de março de 1.900, casou-se com Lili Kretz; 5] Adolfo,  nasceu em 16 de dezembro de 1.903 e faleceu em 10 de fevereiro de 1.962; 6] Heinrich,  nasceu em 22 de junho de 1905, casou-se com Eva Bendack e faleceu em 06  dezembro de 1.967; 7] Ani,  nasceu em 27 de maio e foi casada com o Senhor Albert Höft.
       Decorrido 100 anos da chegada da família Kopmann, em Jaraguá do Sul, a mesma construiu um legado cultural de significada importância, pois retratam o patrimônio e a identidade artística desta cidade.
          Portanto, a cidade jaraguasulense, atualmente goza de prestígio, como uma urbe moldada pela cultura do trabalho e diversos valores culturais, que foram difundidos durante esses 136 anos. Nesse rol de elementos artísticos, se incluem os da família Kopmann, cuja história ganhou reconhecimento público e pelo olhar do Historiador Emílio da Silva.

Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: