Estatística

sábado, dezembro 08, 2012

Botafogo Jaraguá: Constantino Buzzarello


Jaraguá do Sul [SC] - Botafogo Futebol Clube, da Barra do Rio Cerro. Homenagem ao Senhor Constantino Buzzarello, sócio fundador, cidadão que participou do movimneto de fundação, em 20 de novembro de 1.949.
Hoje, 02 dezembro , na sede própria do clube foi homenageado este cidadão, que no passado foi elemento da história desta instituição e hoje é o homenageado do clube que ajudou a organizar e entrou em plena atividade.
O trabalho foi árduo, que sensibilizou o empreendedor Wolfgang Weege [1], que doou um terreno, para a sede social e e outro para o campo. As doações não ficaram somente nisso, pois o Senhor Weege foi parceiro para a construção da sede social e colocar o movimento do futebol em ação.
Assim, o lazer  ganhou parceria da família Weege e até os dias atuais é uma entidade de cunho comunitária, que engloba o associativismo social e cultural.
Ademir Pfiffer - Historiador

[1]O Senhor Weege nos anos 40 também movimentou o associativismo da cultura do tiro e dos bailes de reis. Sendo que um grupo de alemães e italianos fundou em uma das propriedades desse empreendedor, em parceria, a Sociedade Cruzeiro. 
Porém, a mesma teve curta duração devido o clima tenso e nebuloso da Segunda Guerra Mundial, que teve reflexos negativos sobre a comunidade da Barra do Rio Cerro, fato atribuído a presença dos suábios húngaros, italianos, alemães e pomeranos, dados como cidadãos remanescentes do antigo Império Austro Húngaro.
Portanto, essa comunidade era permeada de inimigos da Pátria, procedentes dos países do eixo [Alemanha, Itália e Austria], segundo os agentes do mau, de Getúlio Vargas e Nereu Ramos.

Nenhum comentário: