O editor Flavio Brugnago do Jarnal do Vale [Jaraguá do Sul/SC], entre os meses de agosto e setembro foi à Itália [Belluno],no Vale de Biois, conjuntamente, com outros descendentes de italianos de Massaranduba [SC], para in loco vasculhar fragmentos de memória e história,. Por incrivel que pareça ,há ainda referências em território italiano dos que de lá partiram.
Foi do Velho Mundo [Europa], no final do século XIX,que seu avô [Domingo Brugnago] se aventurou e partiu rumo ao Brasil.
Em solo brasileiro fincou morada na antiga Colônia Luis Alves [atual região alta de Massaranduba de 1º e 2º Braço], hoje fazendo parte do Município de Massaranduba [antigo Distrito de Adolfo Konder, ligado Município de Blumenau/SC].
Depois de explorar a parte da região alta de Massaranduba, o Senhor Domingo Brugnago com outros italianos vieram em busca de melhores ganhos financeiros, para a localidade de Itapocuzinho I [que foi Distrito de Bananal e Guaramirim e Município finalmente], conhecido como Caminho Itapocu.
Aqui foram os italianos atraídos pelo contrato de trabalho, para construção de trechos ferroviários, que ligaria São Francisco do Sul [SC] a Mafra [SC], por volta de 1905. Junto dessa história de progresso juntou-se o Senhor Maria Tomaselli, o pioneiro, que influenciou a exploração e colonização de Schroeder em 1.919.
O trecho do Senhor Domingo Brugnago de construção ficava na localidade do Rio da Prata [atual Bairro Caixa d'Água]. E assim começou sua façanha vida de explorador e construtor [artifície de cabeçeira de pontilhões e pontes em alvenaria].
Por esta razão Flavio foi a Itália para explorar a região isolada das montanhas de Belluno, conforme a foto revela.
Flavio não deixou por menos e apertou a madeira de trezentos anos para matar a saudade do nono, que deixou a Itália, para morar na América, onde os italianos se deram bem, por mérito e por forte interesse pela cultura do trabalho.
Imagens: Jornal do Vale de 23 de setembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário