Encontro Catarinense de Arquivos, um evento que reúne profissionais da guarda da história e memória
Qual o propósito do Governo de Jaraguá do Sul sediar o Encontro Catarinense de Arquivos?A cidade atualmente é sede de um dos arquivo mais significativo do Vale do Itapocu, o Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel".
Atualmente, este Arquivo Municipal possui uma rica coleção de documentos, disponíveis para os pesquisadores, das mais diversas áreas de pesquisas. As coleções de documentos são entre jornais diversos, destaque para o Jornal Correio do Povo (acervo incompleto), movimento do integralismo, Diário Oficial estadual, desde os anos 40, apesar da coleção incompleta. São 15 mil metros de caixas contendo documentações, as quais representam a memória e a história da cidade.
Em relação ao acervo fotográfico (aproximdamente 60 mil fotos) do Arquivo Municipal, que é muito rico, pois há fotos desde o começo do século XX, quando a fotografia passou a fazer parte do registro de memória e construção da identidade social das famílias, que colonizaram Jaraguá.
Outro forte do Arquivo Muncipal é a pesquisa de História Oral, que é o carro chefe e motivo de orgulho da existência da instituição, que tem responsabilidade sobre a guarda da história da cidade e do Vale do Itapocu.
A imigração húngara, a colonização européia e a migração atual, associada aos movimentos sociais, são destaques no campo da pesquisa de documentação histórica e da história oral.
Portanto, o Encontro Catarinense de Arquivos em Jaraguá vem de encontro das políticas públicas, hoje definidas pelo Sistema Municipal de Cultura, implantado recentemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário