A Diretora Selézia Nichelatti Von Vossen realizou um breve relato da função da educação de jovens e adultos pelo órgão a SED/GEREI e o quadro de funcionários docentes e adminstrativos.
Com este discurso encerrou-se a solenidade marcando o fim de uma era, a primeira década do século XXI.
Ademir Pfiffer - Historiador e Professor
É um instrumento virtual, capaz de explorar e mostrar os traços da história, do folclore e da cultura do Vale Itapocu. Portanto, a missão do blog é ser um veículo de comunicação aliado à história de nossa gente.
Estatística
quinta-feira, dezembro 31, 2009
Centro de Educação de Jovens e Adultos - formatura - vídeo 3.
Centro de Educação de Jovens e Adultos - formatura - vídeo 2.
A foramtura reuniu alunos do Ensino Fudamental e Médio, que concluíram o respectivo curso de educação básica, de modo presencal e modolurizado.
Ademir Pfiffer - Historaidor e Professor
Centro de Educação de Jovens e Adultos - Jaraguá do Sul - formatura -5
Foi em 20 de novembro de 2009, na sede social do restaurante do CEJA.
Ademir Pfiffer - Historiador e Professor
domingo, dezembro 27, 2009
71ª Festa das Flores - Joinville - SC - 2009.wmv
A Festa das Flores de Joinville (SC) atraiu uma multidão de pessoas do Vale do Itapocu, no último 22 de novembro.
Um cenário de flores e suas cores atraíram uma multidão à sede da Expoville, na entrada do Bairro da Vila Nova.
Ademir Pfiffer - Historiador - Jaraguá do Sul - SC
quinta-feira, dezembro 24, 2009
O dia 26 de novembro foi comemorado com destaque na casa da memória, quando da entrega do instrumento do violoncelo pela família de Eggon João da Silva, ao museu que leva o nome do seu pai.
O instrumento do violoncelo passou mais de uma década fora da cidade de Jaraguá do Sul (SC). Ele encontrava-se em Curitiba (PR). O retorno deste é dado a sua importância para difusão da música erudita, quando da fundação da Sociedade Cultural e Artistica, nos idos dos anos 50 (século XX).
O Professor Emílio da Silva, luthier e músico participou da orquestra de cordas da antiga SCAR, portanto um dos músicos da Velha Jaraguá.
Para melhor compreender este momemto museológico e histórico, registrei imagens em vídeo desta solenidade de entrega, deste instrumento musical, compartilhando com todos os interessados na história dos instrumentais musicais de nossa cidade.
O instrumentoe ficará em uma arrandela na Sala Temática, que narra a história do Patrono do Museu Histórico, para conhecimento e visitação pública.
Vídeo 1:
Vídeo 2:
Vídeo 3:
Vídeo 4:
A administração de Moacir Bertoldi, através Professora Natália Lucia Petry (Educação Física), selaram o nome da instituição museológica da guarda da memória dos febianos, com o nome de Museu da Paz. Assim, ignorando o nome histórico, que foi a base de marketing de três décadas, construída para difusão do nome do Museu do Expedicionário.
A nomenclatura deveria ter permanecida, pois de fronte a antiga Estação do Trem, há o monumento dos Pracinhas, cujo local é conhecido de Praça dos Expedicionários.
Para a praça receber este nome, foi sacrificado e anulado o nome do ex-Prefeito Leônidas Cabral Herbester, que no dia 20 de novembro, a cidade celebrou (sem festa)os 40 anos do desaparecimento desta autoridade do Executivo, que ainda permea a história do imaginário político de Jaraguá do Sul (SC).
Apesar desta decisão rápida e de gabinetes, o Museu da Paz é uma realidade e um espaço aberto a todos interessados em difundir a história dos nossos Pracinhas e febianos, que combateram no Front Italiann, durante a Segunda Guerra Mundial.
quarta-feira, dezembro 23, 2009
Vídeo 1:
Fred mantem um acervo literário dessas cartas, anúncios sociais e culturais, mais importantes da história radiofônica dos vales do Itajaí e Itapocu.
No entanto, espera-se uma obra literária, que conte a vida social e cultural dos ouvintes do Deutsche Musik, pela Jaraguá AM.
Vídeo 2:
sábado, dezembro 19, 2009
quinta-feira, dezembro 17, 2009
domingo, outubro 11, 2009
sábado, outubro 10, 2009
domingo, outubro 04, 2009
O Acarai está à caminho dos 100 anos e ajude revitalizar a memória deste clube. Deixe sua colaboração postando um recado com indicadores históricos.
sábado, setembro 12, 2009
Crédito:Ademir Pfiffer - 25/07/09 - Av. Getúlio Vargas
Fonte: Agazeta -1109/09
quinta-feira, julho 23, 2009
sábado, fevereiro 28, 2009
4º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, no Botafogo Futebol Clube da Barra
Quando? Em 8 de março
Horário:9 horas - Inicio com culto ecumênico e musicalizado, tendo o Padre Silvino Hoepers e o Pastor Anildo Wilbert, ambos religiosos na Barra do Rio Cerro e no entorno.
quarta-feira, fevereiro 25, 2009
24 de fevereiro de 2009. N° 325
RELIGIÃO
As raízes luteranas em Jaraguá
Pastor Anildo Wilbert descobriu a data exata da fundação e informações sobre pioneiros da igreja na cidade.
A data de 19 de fevereiro de 1899 já está bem distante, mas é uma grata novidade para a Comunidade Luterana Cristo Salvador, na Barra do Rio Cerro. Diante de uma assembleia lotada, o pastor Anildo Wilbert mostrou, no fim de semana, como encontru, quase por acaso, o dia exato da fundação da comunidade.“Descobrimos isso no início de janeiro em registros na cidade de Brusque”, comentou, entusiasmado. Há 110 anos, 40 pessoas que moravam perto dos rios Jaraguá, rio Cerro, rio da Luz e o pastor Rudolf Hägeholz, de Timbó, fundavam a Comunidade do Rio da Luz. A descoberta de Wilbert foi eternizada numa placa fixada na entrada da igreja.“Uma data de muita alegria. Somos gratos a Deus por descobrir esta data e, consequentemente, celebrá-la. Não só os membros da comunidade de Jaraguá do Sul de outros lugares, como São Bento do Sul, como também os membros da Igreja Católica Apostólica Romana”, disse.O pastor de Timbó que ajudou a fundar a igreja era itinerante. “Fomos buscar fontes onde poderíamos encontrar dados mais precisos desta passagem (do fundador pela cidade)”, disse o pastor Wilbert, durante a celebração.A busca pelos documentos também contou com o apoio do pesquisador Ademir Pfiffer. “Tem se mexido com todo o material que existe nas comunidades mais antigas, como é o caso de Blumenau. Era justamente de lá, no Vale do Itajaí, que vinham os primeiros pastores a pregar nestas comunidades como o Rio da Luz”, afirmou Pfiffer, lembrando como ele e o pastor perseguiram as pistas.Segundo ele, no Arquivo Histórico de Blumenau há registros de propriedades rurais alemãs a partir de 1893. “Isto significa que há indícios de que, no início da década de 90 do século 19, já havia famílias luteranas no Rio da Luz. E o trabalho do pastor Anildo é importante justamente para mostrar as origens desta comunidade”.A história da religião em Jaraguá está ligada ao Rio da Luz, onde se concentra a população de pomeranos (vindos da região da Pomerânia, Alemanha).Ainda não se sabe se descendentes dos fundadores ainda moram na região. “Recursos como o Orkut possibilitam a gente buscar pelos sobrenomes de pessoas ligadas a estas famílias”, afirma Pfiffer. Em relação ao pastor Hägeholz, o pesquisador acha difícil encontrar mais pistas. “Geralmente, alguns destes pastores, após encerrar suas atividades, retornaram as suas famílias na Alemanha e levavam consigo parte da história de suas passagens por aqui.”
Orgulho para a comunidade
Depois de participar do culto de ação de graças e da inauguração da placa comemorativa dos 110 anos, os fiéis se dirigiram ao salão da igreja luterana, onde participariam do almoço comunitário. Entre eles, a presidente da Comunidade Cristo Salvador, Darci Heintert, que parecia a mais entusiasmada com a nova data de celebração. “Estes 110 anos são muito gratificantes para os luteranos que neste período vieram para cá. Estou muito contente hoje porque o pastor Anildo se dedicou muito a descobrir isso”, disse. “Para nós, alguns aspectos históricos estavam muito apagados e estamos buscando resgatar isso agora.”Entusiasmo que sensibilizou o padre católico Silvino Hoepers que fez questão de cumprimentar os luteranos após o culto dominical. “Nós somos irmãos em tudo. Temos a mesma fé, o mesmo Cristo. Temos que nos unir cada vez mais, porque é esta unidade que Cristo quer”, disse.Aos 68 anos, Iselda Porschadt, veio da comunidade Martin Lutero, do Garibaldi, para compartilhar o momento especial com os irmãos de fé da Barra Rio Cerro. “É uma data festiva e precisa ser celebrada”, disse, enquanto se unia à família para comemorar.
Jornal ANJaraguá - 24.02.09
domingo, fevereiro 22, 2009
sexta-feira, fevereiro 20, 2009
O que é o Encontro de Músicos da Cultura Alemã?
Trata-se de um tributo aos músicos de foles, harmônicas metais e cordas, que expressam por meio dos dons musicais, a boa música folclórica e alemã, que atravessou 18 décadas, engrandecendo o nosso patrimônio musical.
A festa pretende atrair pelo 4º ano consecutivo a Jaraguá do Sul, os músicos e os que cultuam as nossas tradições. Sejam bem vindos!
Quando: 8 de março;
Local: Botafogo - (a 300 metros da empresa Malhas Malwee, em direção à Pomerode pela Serra do Rio da Luz);
Horário: 9 horas (culto ecumênico e musicalizado).
Às 10 horas acontece a solenidade de abertura oficial pela Jazz Band Elite de Corupá (SC), com execução do Hino Brasileiro, da Alemanha, Santa Catarina (Marcio Brosowski/bandoneon) e Jaraguá do Sul.
Observação: Haverá dois palcos para apresentações coletivas e individuais, com músicos dos três estados do Sul do Brasil.O público poderá escolher as opções musicais a seu gosto.
Outras atrações no transcorrer do dia:
1 - A Rádio Jaraguá por meio do seu locutor Fred Ulirich irá transmitir toda a programação que será levada ao ar durante todo o dia;
2 -Durante o evento, o Grupo Folclórico Regenwalde da Associação Recreativa Armalwee, apresentará três dos seus grupos de danças: infantil, infantojuvenil e master, os quais se apresentarão em horários alternativos;
3 - Desde às 13 horas, o público presente poderá dançar e rodopiar, na pista do salão do Botafogo, ao som de bandas e músicos de prestigio;
4 - Para tranquilidade do público, a diretoria ampliou o palco alternativo (dois) e dotou o salão principal com sistema de exaustor, favorecendo melhor climatização e proporcionando um ambiente de melhor qualidade e comodidade;
5 - O público é convidado vir ao evento à caráter, com traje típico,para manifestar o seu encanto e admiração pelo folclore alemão, em 180 anos de história em Santa Catarina;
6 - Este ano haverá sorteio de brindes ao público, no final da festa;
7 - Os grupos de Terceira Idade, através de seus coordenadores poderão reservar almoço para a excursão pelos fone (47 )3376 - 0006 (Ingrid Enke) e Ademir Pfiffer (47)9619-7744;
8 -O público que chegar até às 9 horas e 15 minutos; não pagará ingresso;
9 - No evento haverá lançamento de CD dos Irmão Radoll, dois jovens de talentos musicais,da cidade de Joinville (SC);
Vale a pena vir a Jaraguá em 8 de março, cidade que organiza o segundo evento mais significativo, depois de São Pedro de Alcântara, em comemoração aos 180 anos da presença alemã em território catarinense.
Atenciosamente,
Ademir Pfiffer -Presidente da Comissão Organizadora
Ari Enke - Presidente do Botafogo
sábado, fevereiro 14, 2009
Onde? No 2º e 3 º Encontro de Músicos da Cultura Alemã (2007 e 2008)
Em 2009 virá ao evento? Confirmado!Então compareça a esta grandiosa festa!
Ademir Pfiffer - Diretor da Escola de Bandoneom e Presidente da Comissão Encontro de Músicos da Cultura Alemã
sexta-feira, fevereiro 13, 2009
quarta-feira, janeiro 28, 2009
Apresentação do Regenwalde na XXª Schützenfest de 2008 - Sociedade Aliança - Rio Cerro II. Confira:
Video 2:
Vídeo 3:
Vídeo 4:
segunda-feira, janeiro 26, 2009
A festa está vinculada ao calendário de eventos da Sociedade, todo ano acontece na Estação de Verão.
A anfitriã foi a Sra Nilda Fiamoncini, a qual recepcionou aproximdamente 400 convidados, cujo reinado teve como princesas, as senhoras Alzira Rüdiger e Rosana Jung, respectivamente,1ª e 2ª princesas.
A festa foi abrilhantada pela Banda Estrela de Ouro, do Rio Cerro II, da cidade de Jaraguá do Sul (SC), que destacou-se na festa pelo rico repertório musical associado à música alemã.
A Sociedade Brüderthal foi a primeira Sociedade que realizou o primeiro evento em Guaramirim, associado aos 180 anos das comemorações pertinente à Imigração Alemã em território catarinense, em 123 anos de história da fundação de Guaramirim.
:
Video 2:
Vídeo 3 :
Vídeo 4:
Vídeo 5:
sábado, janeiro 17, 2009
Ler placas também oportuniza o acesso ao conhecimento histórico-cultural, acumulado e perdido no tempo. Mas vale a pena conhecer a história, que não a conhecemos.
"Quando você desenvolve a cultura, multiplica o espaço para vozes que refletem sobre os problemas da sociedade. Se o Ministério da Cultura funcionar, a criticidade da cultura brasileira dará grande contribuição ao desenvolvimento democrático do país." (Francisco Weffort)