Estatística

segunda-feira, maio 14, 2007

CEJA, MOSTRA DE TRABALHOS NO PALCO: SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Direção,Professores (as) e alunos(as) do Centro de Educação de Jovens e Adultos reuniram-se para realizar um encontro, com a finalidade da socialização dos conhecimentos já estudados em sala de aula, através das oficinas do Ensino fundamental.

Data: 14 de maio de 2007.
Horário: 19 hs
Local: Galpão coberto da Unidade Escolar
Rua: Professor João Januário Ayroso - Jaraguá Esquerdo

Professora Marlise sabrina Longo Macarini e o Professor Aldomiro Weiller explanando a temática sobre o Meio Ambiente desenvolvida pelos alunos do Nivelamento.

Para explanar o eixo temático relacionado ao Meio Ambiente, várias linguagens foram utlizadas, como arte, acrróstico, palavras cruzadas, entre outras. O resultado foi preciso, pois revelou o envolvimento dos alunos, os quais mostraram-se sensibilizados sobre a abordagem. No palco a timidez foi aos poucos substituída pelas vozes narrativas e explicativas, por alunos que estão aprendendo a compreender as relações de vida e interferência do homem, no planeta terra.

A Arena Jaraguá foi temática que sucitou críticas acentuadas nas apresentações dos trabalhos artísticos pelos alunos do Ensino Fundamental, disciplina de História. Apesar da imponente arquitetura representar as aspirações das eleites dominantes, eu, como professor mediador e facilitador, estimulei a reflexão das metas mais significativas da gestão pública da atual administração, em seu Plano de Governo, não contemplar obra de tamanha envergadura. Havia outras necessidades vitais para a população, inclusive elencadas no Plano de Governo Moacir e Rose (2005 - 2008).

Os trabalhos sobre a Arena Jaraguá foram realizados com auxílio da pesquisa em revistas e jornais regionais. O resultado foi significativo, pois o aluno reproduziu e estampou críticas construtivas, pois a obra na visão dos mesmos não foi do sonho do povo, mas de práticas de manipulações.

O esforço de estampar à platéia, o sofrimento do povo, que nao recebeu saneamento básico, rede de esgoto, escolas, centros infantis, entre outras necessidades vitais. Agora a cidade coleciona o segundo "elefante branco". A primeira obra gigantesca que foi edificada foi a Sociedade Cultural Artistica - SCAR, a qual tem pouca importância vital para cidade, pois ainda não se "despiu" para o povo.

Subir ao palco e realizar uma releitura da obra do novo "elefante branco" foi um desafio para os alunos da 7ª série, do Ensino Fundamental.

O valor da alimentação saudável, tema que foi ao palco para socialização do conhecimento, por meio de facilitação da Professora Jaqueline de Ciências.


Alunos do turno noturno, ocuparam uma das dependências da Unidade Escolar, para prestigiar os trabalhos do colegas de sala de aula. O desafio foi desenvolver o valor de ouvir e aplaudir, o colega que foi ao palco para apresentar os eixos temáticos.

Nenhum comentário: