Estatística

sexta-feira, novembro 03, 2006

CEMITERIOS: ponto de encontro e memórias
Dia de Finados - 02 de novembro de todos os anos
Vista parcial cemitério de Guaramirim- fundação década de 30, século XX.
Esta tradição secular surgiu no Oriente por volta do ano 998, com a finalidade de orar por aqueles que estavam no purgatório. O líder dessa corrente de pensamento foi um abade, mas por descuido da história, não registrou a trajetória do criador e dessa data tão significativa no calendário da humanidade.
No entanto, lá pelo século XIV, Roma ainda sendo a Capital do grande Império do Ocidente, institui essa celebração, que inicialmente era doméstica, restrito a reza pelos mortos em casa.

Vista parcial Cemitério de Guaramirim Central.

Passados anos após anos, essa tradição passou a integrar o calendário religioso de todas as igrejas cristãs, que levaram a prática da oração pelos mortos, fosse realizado de modo público e coletivo, nos cemitérios que surgiram aos arredores das cidades.

No Vale do Itapocu temos recordações dos primeiros cemitérios, nas áreas de imigração e de colonização, onde os primeiros imigrantes e colonizadores, vindo do continente europeu instalaram um cemitério, atendendo a uma exigência cultural e cristã.


Cemitério de Rega Alta, divisa Pomerode/Jaraguá, em 14/10/2006

Foi no Brüderthal (Guaramirim), que temos o conhecimento de instalação, no Vale do Itapocu, do primeiro cemitério, pois o mesmo deve ter sido instalado, entre os anos de 1886 e 1887, assim que faleceu um dos primeiros imigrantes alemães–russos.


Entrada cemitério de Rega Alta, divisa Pomerode/Jaraguá.

Em Jaraguá do Sul há recordações do primeiro cemitério, na região do Jaraguá Alto, nas proximidades da Igreja Santo Estevão, por volta de 1892. Mas o cemitério não existe mais.Nas duas áreas de imigração européia no Vale do Itapocu, os cemitérios estão ligados à cultura predominante, das igrejas Católica e Protestante. Isso revela as preocupações que as famílias dos imigrantes tinham em destinar um local certo para os familiares que viessem a falecer, respeitando as tradições que trouxeram da Europa, para o Novo Mundo.


Cemitério Imigração Húngara, Jaraguá Alto(Igreja Santo Estevão), em 03/09/2006.

Portanto, celebrar finados, significa resgatar a memória das pessoas que seguiram o caminho da eternidade, sem possibilidade de regresso à vida material. Além do mais, os cemitérios representam espaços transcendentes e íntimos. Cada família organiza e representa da melhor forma o local onde está a última casa do seu anti-querido.

Vista cemitério Igreja Católica Santo Estevão, Jaraguá Alto.

“Felizes os Mortos que doravante morrem no Senhor”.“Sim, diz o Espírito, descansem dos seus trabalhos,pois as suas obras os seguem “.(Apocalipse 14, 13)


Cemitério Protestante Ribeirão Gustavo/Massaranduba, em 10 de junho de 2006.

"A vida é viver em comunhão íntima com Deus, agora e sempre." Web Master Gladiador Do Universo** História: Gladiador Do Universo® **02 Novembro 2001 .

Nenhum comentário: