Estatística

domingo, novembro 26, 2006

ENCONTRO DOS MÚSICOS DA CULTURA ALEMÃ - instrumentos de foles, cordas, sopro e eletrônico


I- Da realização
Art. 1º - A direção, organização e realização do ENCONTRO DE MÚSICOS DA CULTURA ALEMÃ (INSTRUMENTOS DE FOLES, CORDAS, SOPRO E ELETRÔNICO), estão a cargo do Botafogo Futebol Clube.
Art. 2º - O ENCONTRO DE MÚSICOS DA CULTURA ALEMÃ (INSTRUMENTOS DE FOLES, CORDAS, SOPRO E ELETRÔNICO)tem por objetivos:
a)Promover a cultura alemã, seus fundamentos e raízes, através da música, a maior e mais significativa expressão da linguagem; b)Oportunizar o surgimento de novos valores musicais e resgatar obras de autores expressivos;
c)Fomentar o intercâmbio artístico-cultural entre os músicos formadores da cultura alemã.
Art. 3º - O ENCONTRO DE MÚSICOS DA CULTURA ALEMÃ (INSTRUMENTOS DE FOLES, CORDAS, SOPRO E ELETRONICO), realizar-se-á no dia 11 de março de 2007, na cidade de Jaraguá do Sul, tendo como sede o Botafogo Futebol Clube, localizado a Rua Pastor Albert Schneider, Nº 137, no Bairro Barra do Rio Cerro.
II – Das Inscrições
Art. 4º - O Encontro será constituído de única categoria, sem caráter classificatório, mas com finalidade de oportunizar a difusão musical alemã dos músicos de instrumentos de foles (gaita e bandoneon), cordas (violino), sopro (saxofone) e instrumento eletrônico (teclado).
PARAGRAFO ÚNICO
Será aceito a inscrição somente de músicas relativas à cultura alemã.
a)As inscrições para O ENCONTRO DE MÚSICOS DA CULTURA ALEMÃ (INSTRUMENTOS DE FOLES, CORDAS, SOPRO ELETRÔNICO), estarão abertas no período de 10 de novembro a 20 de dezembro de 2006.
b) O participante poderá inscrever até 5 (cinco) músicas, porém de acordo com o nº de inscrições a comissão definirá o nº de músicas a ser apresentadas durante o encontro por inscrito.
c)O participante deverá encaminhar, junto à FICHA DE INSCRIÇÃO, devidamente preenchida, cópias de cada letra (caso possuir), e da partitura de cada composição a ser interpretada. Também, um breve currículo do(s) intérprete(s), tudo em envelope via sedex , para o seguinte endereço:
Ademir Pfiffer – Arquivo Histórico “Eugênio Victor Schmöckel”
Rua Ida Bona Rocha, 101 – Centro –CEP: 89251 – 480 – Fone: (47) 275 – 1300 Ramal 209
d) Até o dia 20 de fevereiro será divulgada a relação das músicos participantes, e no decorrer do mês de março de 2007 , mediante o número de inscrição, a comissão organizadora definirá a ordem de apresentação e o nº de músicas a ser apresentada por inscrição. Todos os inscritos receberão a ordem via e-mail e/ou correio conforme indicado na ficha de inscrição;
e) O material enviado para efetuar a inscrição no encontro não será devolvido, as letras e partituras serão arquivados no Arquivo Histórico “Eugênio Victor Schmöckel”;
f) Não será cobrada taxa de inscrição;
Art. 5º. - Os inscritos deverão comparecer no local do evento, no dia 11 de março de 2007, com no mínimo 30 minutos de antecedência do horário de início de sua apresentação, conforme ordem de apresentação informada pela comissão organizadora.
Art. 6º- A Comissão Organizadora oferecerá aos participantes o almoço no dia do encontro, ficando por conta do inscrito todas as demais despesa que vier a ter em virtude de sua participação do Encontro.
Art. 7º - Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela coordenação do evento.
Art. 8º - Ao Botafogo reserva-se o direito do uso de imagem e demais materiais de divulgação do evento e de seus participantes.


Nome artístico:__________
Participantes:
Responsável pelo grupo ou inscrição individual:
1-Nome:____________________Idade: ________Instrumento:____________
CPF____________RG_____________
Endereço:______________Município: __
Fone__________________Fax____
e-mail______________________
Demais músicos:
2-Nome:___________________Idade_
Instrumento:____________
3-Nome:____________________Idade:
Instrumento:________________
4-Nome:____________________Idade:
Instrumento:________________
5-Nome:____________________Idade:
Instrumento:________________
6-Nome:___________________Idade: _
Instrumento:________________
7-Nome:___________________Idade: _
Instrumento:________________
8-Nome:___________________Idade:
Instrumento:________________
Caso hajam mais componentes, gentileza foto copiar esta folha.
Relação das músicas a serem apresentadas:
1.Música_______________________________

Autor(es)______________________________
2.Música_______________________________
Autor(es)______________________________
3.Música______________________________
Autor(es)______________________________
4.Música______________________________
Autor(es)______________________________
5.Música______________________________

Autor(es)_____________________________
Data:____/____/2006 ___________________



_______________________________
Responsável
Efetuando a inscrição o responsável concorda com todos os artigos do regulamento.


Observação: Na qualidade de responsável (pelos inscritos identificados na ficha de inscrição), autorizo o uso de imagem, do coletivo ou individual dos participantes, através de fotografia, impressão off-set, tipográfica, reprográfica, cromia, slides, ou outro qualquer processo análogo, para venda e divulgação comercial, cartazes, folhetos, etc., bem como autorizo o Botafogo Futebol Clube a utilizar de minha apresentação para a gravação e produção de um CD e/ou DVD estando ciente desde já, que não cabe em nenhum momento, nenhuma reclamação, indenização, ou mesmo pagamento de valor antecipado ou posterior pelo uso de sua imagem e/ou gravação.
Jaraguá do Sul, outubro de 2006.


terça-feira, novembro 21, 2006

Comercial, a Sociedade Atiradores mais antiga de Guaramirim
Data: 11 de novembro de 2006
Festa de Rei do Tiro ao Alvo
Rei: Luiz Augusto Kuniz
1º Cavalheiro: Jair Tomelin
2º Cavalheiro: Jorge Eccel
Banda: Ecco`s Band
Cidade: Schroeder – SC

Um sábado de clima estável foi propício aos associados e convidados, para ir à Sociedade Comercial do Jacu-Açu, quando esta realizou sua última tradicional festa de busca de Rei do Tiro ao Alvo.
Boa comida, bebida e muita gente fiel a esta cultura germânica, que durante 4 horas de festa se confraternizaram através da música, revelando ainda, que em Guaramirim existem e são praticados os valores culturais herdados dos imigrantes e colonizadores alemães, que chegaram a esta terra, exatamente há 120 anos.
A comunidade do Jacu-Açu continua fazendo o melhor em prol da difusão da cultura alemã, no Vale itapocuense há exatamente, 84 anos.
Ein Prosit, Schützenvereine Comercial, Jacu Açu!



segunda-feira, novembro 20, 2006

SESC e CEJA, uma parceria para prevenção


Rafael, Denis e Elaine

No dia 20 de novembro, nos três horários de funcionamento da Unidade Central do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), o Serviço Social do Comércio (SESC) realizaram palestra multidisciplinar enfocando a necessidade de prevenção.
Os palestrantes Rafael, Elaine e Denise, através de uma linguagem acessível revelaram o leque de doenças sexualmente transmissíveis, aos estudantes e professores da Educação Básica.
A platéia presente contribuiu através de perguntas, visando esclarecer a temática preocupante e alarmante, pois desde 1980 a AIDS está presente na sociedade do Vale do Itapocu.


domingo, novembro 12, 2006

Ein Prosit, Stammtisch Massaranduba 45 anos de Emancipação Política!



A festa dos amigos de rua de Massaranduba, no sábado 11 de novembro, consolidou a imagem de uma cidade fiel à cultura dos antepassados.
A Stammtisch realizada em comemoração ao 45º aniversário de Massaranduba, trouxe o resgate da cultura dos instrumentos de foles, gaita e bandoneon. Além disso, o público prestigiou a novidade, a presença do Coral do Circulo Italiano de Massaranduba, animou o evento com uma belíssima apresentação, homenageando a cidade pela data festiva da emancipação. Passeio de carroça foi outro diferencial desta festa, revelando que força do desenvolvimento da cidade conta com o trabalho do homem do campo e a carroça, meio transporte muito comum ainda no interior do Município.
A comissão organizadora a cargo de Wilson Eichstaedth, Secretário Municipal de Educação e Cultura, Elmuth Gaulke, radialista da Rádio Comunitária e Davio Leu, Prefeito, revelaram disposição e liderança, ao organizarem esta festa para os munícipes e convidados.
Ao escolherem o Parque de evento da Fecarroz, os organizadores foram felizes pela opção, dando a festa um ambiente de primeira qualidade. O local onde aconteceu o evento contagiou o público que compareceu, trazendo consigo o espírito festivo, a amizade, animação e muita festa.
Com 40 barracas inscritas, o Parque da Fecarroz com suas instalações devidamente organizadas, com ótimo aspecto agradável foi acolhedora e palco desta primeira Stammtisch, de Massaranduba, que deverá integrar o calendário oficial das festas da cidade, pela dimensão cultural que ela representa para os que apreciam a cultura alemã.
Ein Prosit!!! Massaranduba, 45 Anos !!!



quarta-feira, novembro 08, 2006

Livro:Itajai em Chamas- A História de um Herói

Ivan Rupp e Magru Floriano

O escritor Magru Floriano e o jornalista Ivan Rupp lançam nesta sexta (10/11), o livro “Itajaí em Chamas – A História de um Herói”, às 20 horas, na Sala de Leitura Bento Nascimento na Casa da Cultura Dide Brandão.
No final de tarde de 02 de fevereiro de 1965, um incêndio de grandes proporções em um navio que descarregava gás liquefeito no terminal da Heliogás trouxe pânico à população da então pequena e pacata Itajaí. Em questão de minutos o bairro de Cordeiros e localidades próximas foi praticamente evacuado diante do pavor das chamas e das explosões que consumiam tanto o navio quanto boa parte do terminal.
Ao longo daquela noite trágica, vidas e histórias se entrecruzaram, atos heróicos e solidários foram praticados e a população Itajaiense de todos os bairros viveu a tensão de um acontecimento de desfecho imprevisível.
Através de entrevistas, depoimentos e pesquisas feitas ao longo de quase dois anos, os autores recontam nesta obra um episódio que ficou para sempre na memória e no imaginário da cidade de Itajaí, em especial daqueles que presenciaram a tragédia.
A partir do material coletado, aprofundado em entrevistas detalhadas com pessoas que viveram a tragédia de perto, o livro é uma grande reportagem em que se passa a conhecer detalhes do episódio, bem como a biografia das principais personagens envolvidas, entre elas Odílio Garcia, o marinheiro Itajaiense que perdeu a vida na tentativa de salvar sua pequena pátria do terror das chamas naquela noite fatídica quarenta e dois anos atrás.
Na composição do cenário onde os fatos ocorreram, os leitores poderão conhecer melhor a Itajaí de 1965, suas características econômicas, seus costumes e sua já anunciada vocação progressista. Vão saber também, de que são feitos os heróis e um pouco da mitologia que os envolve.

Saiba mais sobre os autores:
Ivan Rupp Bittencourt nasceu em Itajaí no dia 24 de outubro de 1961. Formado em Administração de Empresas e em Jornalismo, dedicou-se a atividades comerciais até o ano 2000. Foi um dos fundadores do jornal Caleidoscópio neste mesmo ano e seu editor-chefe até janeiro de 2001. Deixou o jornal para ser diretor da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Itajaí, cargo que ocupou até dezembro de 2004.
Com dezenas de artigos e reportagens publicadas em diversos jornais e revistas da região, ingressou no jornal Diário da Cidade em junho de 2005 como colunista político e autor da coluna Diário da Corte. Atualmente, além de trabalhar como jornalista e comentarista de televisão, desempenha funções de assessoria política e de imprensa. “Itajaí em Chamas – A História de um Herói” é seu primeiro livro publicado.

Hélio Floriano dos Santos, conhecido no meio artístico e cultural como Magru Floriano, nasceu em Itajaí no dia 13 de agosto de 1956. É graduado em Pedagogia, pós-graduado em Didática do Ensino Superior e Marketing pela Univali e mestre em Educação pela Furb (Blumenau).
É presidente da Associação dos Professores da Univali e da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí (AAMHAPI). Trabalhou como jornalista profissional durante duas décadas, sendo presidente do Clube da Imprensa de Itajaí (CIITA) por três vezes.
Foi diretor da Casa da Cultura Dide Brandão e presidente da Academia Itajaiense de Letras. É membro da Academia de Letras de Balneário Camboriú e da Sociedade de Escritores de Blumenau (SEB).

sexta-feira, novembro 03, 2006

CEMITERIOS: ponto de encontro e memórias
Dia de Finados - 02 de novembro de todos os anos
Vista parcial cemitério de Guaramirim- fundação década de 30, século XX.
Esta tradição secular surgiu no Oriente por volta do ano 998, com a finalidade de orar por aqueles que estavam no purgatório. O líder dessa corrente de pensamento foi um abade, mas por descuido da história, não registrou a trajetória do criador e dessa data tão significativa no calendário da humanidade.
No entanto, lá pelo século XIV, Roma ainda sendo a Capital do grande Império do Ocidente, institui essa celebração, que inicialmente era doméstica, restrito a reza pelos mortos em casa.

Vista parcial Cemitério de Guaramirim Central.

Passados anos após anos, essa tradição passou a integrar o calendário religioso de todas as igrejas cristãs, que levaram a prática da oração pelos mortos, fosse realizado de modo público e coletivo, nos cemitérios que surgiram aos arredores das cidades.

No Vale do Itapocu temos recordações dos primeiros cemitérios, nas áreas de imigração e de colonização, onde os primeiros imigrantes e colonizadores, vindo do continente europeu instalaram um cemitério, atendendo a uma exigência cultural e cristã.


Cemitério de Rega Alta, divisa Pomerode/Jaraguá, em 14/10/2006

Foi no Brüderthal (Guaramirim), que temos o conhecimento de instalação, no Vale do Itapocu, do primeiro cemitério, pois o mesmo deve ter sido instalado, entre os anos de 1886 e 1887, assim que faleceu um dos primeiros imigrantes alemães–russos.


Entrada cemitério de Rega Alta, divisa Pomerode/Jaraguá.

Em Jaraguá do Sul há recordações do primeiro cemitério, na região do Jaraguá Alto, nas proximidades da Igreja Santo Estevão, por volta de 1892. Mas o cemitério não existe mais.Nas duas áreas de imigração européia no Vale do Itapocu, os cemitérios estão ligados à cultura predominante, das igrejas Católica e Protestante. Isso revela as preocupações que as famílias dos imigrantes tinham em destinar um local certo para os familiares que viessem a falecer, respeitando as tradições que trouxeram da Europa, para o Novo Mundo.


Cemitério Imigração Húngara, Jaraguá Alto(Igreja Santo Estevão), em 03/09/2006.

Portanto, celebrar finados, significa resgatar a memória das pessoas que seguiram o caminho da eternidade, sem possibilidade de regresso à vida material. Além do mais, os cemitérios representam espaços transcendentes e íntimos. Cada família organiza e representa da melhor forma o local onde está a última casa do seu anti-querido.

Vista cemitério Igreja Católica Santo Estevão, Jaraguá Alto.

“Felizes os Mortos que doravante morrem no Senhor”.“Sim, diz o Espírito, descansem dos seus trabalhos,pois as suas obras os seguem “.(Apocalipse 14, 13)


Cemitério Protestante Ribeirão Gustavo/Massaranduba, em 10 de junho de 2006.

"A vida é viver em comunhão íntima com Deus, agora e sempre." Web Master Gladiador Do Universo** História: Gladiador Do Universo® **02 Novembro 2001 .

quinta-feira, novembro 02, 2006

Jaraguá do Sul, uma cidade gerida por diversos conselhos municipais
Sala Reuniões Gabinete do Prefeito : 06/09/06
Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Natural (COMPHAAN)

Como cidadão, participo deste órgão, cuja composição dos conselheiros é paritário, ou seja, 50 % representam o segmento governamental e 50 % representam a sociedade civil.
Na última plenária, em 01 de novembro, homologamos diversos assuntos associados ao patrimônio histórico da cidade, vista a minimizar os conflitos envolvendo as partes, o Governo Municipal e a comunidade. São decisões amplamente discutidas na plenária, que através do Sr Anésio Alexandre, Presidente busca o equilíbrio e as soluções de imediato, frente às necessidades do cidadão reclamantes, dos seus direitos e deveres.
Entre as diversas temáticas relacionadas ao patrimônio histórico, algumas expressões revelaram a consistência conceitual, veja:

Arquitetos, são polarizadores da cultura – Simoni Mattedi
Analfabetismo urbano – Ruth Borgamann
Os vazios da cidade não sejam geridos pela especulação imobiliária – Simoni Mattedi


Sala Reniões Gabinete Prefeito: 01/11/06


Sala Reuniões Gabinete Prefeito:01/11/06


Criado pelo Decreto Nº 2.994/94 de 1º de julho de 1994 e reformulado pelo Decreto Nº 3.151/97 de 13 de março de 1997, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural é um órgão de deliberação coletiva, subordinado ao Chefe do Poder Executivo Municipal e tem as seguintes atribuições e objetivos:

Sala Reuniões Gabinete do Prefeito: 01/11/06

- Avaliar cada um dos objetivos cadastrados deste patrimônio;

- Assessorar e recomendar programas à Divisão de Turismo da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, visando o aproveitamento turístico deste patrimônio;


Elaborar, ou dar seu parecer, sobre anteprojetos de leis que visem à proteção e preservação do patrimônio histórico, cultural e arqueológico, artístico e natural do município de Jaraguá do Sul;

- Assessorar o trabalho de cadastramento do referido patrimônio;

- Auxiliar a Administração Municipal na preservação do patrimônio histórico, cultural, arqueológico, artístico e natural de Jaraguá do Sul;

- Coordenar o trabalho de órgãos públicos e de iniciativa privada empenhados na preservação e destinação deste patrimônio, evitando paralelismos e conjugando esforços;

- Pronunciar-se, assessorando a Secretaria de Planejamento sobre requerimentos encaminhados pelos proprietários destes bens (Patrimônio) quando à utilização, reforma, modificação, demolição ou venda;

- Recomendar medidas legais de preservação necessárias para proteger o mesmo;

- Recomendar o destino ao patrimônio com proteção especial ou tombado (observadas as disposições legais), visando a integração dos mesmos à fruição cotidiana da comunidade, sem que haja agressão ou descaracterização dos mesmos.