Estatística

sábado, setembro 30, 2006

Eleições em Santa Catarina - 2006

Municípios - 293
Zonas e juntas eleitorais - 102
Turmas apuradoras - 132
Locais de votação efetivos - 4.013
Seções eleitorais - 13.948
Seções agregadas - 1.252
Seções efetivas - 12.585


1. Qual a importância do voto?

Como tudo na vida, a importância do voto é relativa. Há quem faça questão de votar, e há quem não vê a menor importância nisso. Eu, particularmente, sempre anulei meu voto ou votei em branco. É uma forma de protesto. Tenho n motivos para fazê-lo, como por exemplo, se estamos numa Democracia, por que o voto tem de ser obrigatório? Outro motivo: o sistema judiciário não pune político desonesto. E, como resultado, a corrupção se generaliza. Mas o maior problema é a passividade do povo em relação à corrupção. Quando digo o povo, não estou me excluindo, não. Também faço parte do povo e assumo a minha parcela de contribuição.
A guisa de ilustração vai aqui uns versinhos que fiz sobre isso.

Sob os militares
Padecíamos à beça
Veio a Democracia
Continuamos na merda
É que prum rebanho
Passivo, e que não pensa
prisão e liberdade
Não faz diferença



2. "Vale a pena votar nulo como forma de protesto?"

- Qualquer forma de protesto vale a pena.
Colaboração: João Souza - Jaraguá do Sul - SC

Nenhum comentário: