Estatística

sexta-feira, setembro 28, 2012

Vale Rio Cerro: Aurora



Em Jaraguá do Sul [SC], desde os primórdios tempos da colonização de Rio Cerro, tendo expressiva presença dos alemães e pomeranos, no processo de ocupação das terras devolutas, na última década do século XIX, uma comunidade a toponímia foi designada  de Aurora [morgendämmerung].
        O nome Aurora está associado a claridade que precede o nascer do sol. Analisando este contexto, o cidadão remanescente da colonização de fixação e de origem europeia, ao aportar em Rio Cerro passou a designar os caminhos ou tifas, com nome, que os remetia à identidade cultural e paisagística da Velha Europa.
         Nesta perspectiva, uma das localidades de assentamento recebeu a designação de Aurora[1]. Posteriormente, uma entidade associativista do lazer social e cultural foi designada de Aurora, cujo vocábulo é sinônimo de alvorada.
          Ainda na mesma comunidade, em 1958, um grupo de músicos teutos brasileiros fundou a Banda Lyra da Aurora. E foi essa banda folclórica, com reportório da música germânica, que entoou pela primeira vez, o Hino de Jaraguá do Sul, nos idos dos anos 60.
             

Ademir Pfiffer – Historiador



[1]A Sociedade  Recreativa “Alvorada” de Rio Cerro foi fundada em 1º de janeiro de 1.949, com o nome de Aurora. Posteriormente, recebeu a designação de Alvorada, no ano de 1963, em virtude de um dos associados, o Senhor Eugênio Utpadel, ter servido no Exército de Brasília [DF], quando conheceu a sede administrativa do Palácio Alvorada. Ao regressar do Serviço Militar sugeriu a mudança de nome, a qual foi aceita pelos membros associados.

Nenhum comentário: