Estatística

terça-feira, abril 03, 2012

A Gazeta: 40 anos de jornalismo

O jornal A Gazeta, originalmente Gazeta de Jaraguá do Sul [SC], foi um divisor de águas no jornalismo impresso em Jaraguá do Sul. Foi o primeiro a adotar o sistema off-set para impressão e a dividir por setores – social, esporte, cultura, política. Havia o Correio do Povo, então ligado ao Escritório Contábil A Comercial de Eugênio Victor Schmöckel e a Gazeta de Jaraguá. Nunca chegaram a se rivalizar de fato, mas a Gazeta era mais ativa comercialmente e também trazia notícias da cidade e região.
Também fiz parte da equipe por algum tempo. Foi importante dentro da caminhada, de aprendizado no jornalismo região iniciado na década de 1970, com os primeiros rabiscos e responsável por levar as matérias para a composição tipográfica na Gráfica Avenida, na Getúlio Vargas, para o Correio do Povo e também acompanhar a expedição e controle das listas (de fato, listas mesmo) dos assinantes.
A Gazeta de Jaraguá devia ser mais organizada na época. O Geraldo José e a Jeanette têm uma história no jornalismo local que precisa ser resgatada. É um trabalho extremamente difícil e manter, mais ainda.
Conhecemos a trajetória deles por décadas e somos grandes amigos. Trocamos impressões (leia-se informações), cedo fotos quando solicitado e nos falamos regularmente. Chegar aos 40 anos é um marco no jornalismo jaraguaense e regional. Parabéns ao Geraldo, a Jeanette e a Débora. São lutadores e idealistas.
Um abraço,
Flávio José Brugnago

Nenhum comentário: