Reaberta, a "casa" da memória Eugênio Victor Schmöckel
O Governo de Jaraguá do Sul (SC), através da Fundação Cultural, reabriu as portas do Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmöckel", em 31 de agosto de 2010, na Rua Walter Marquardt, na Barra do Ribeirão Molha.
Na ocasião estiveram presentes para apresentação institucional da nova sede, a imprensa dos profissionais de televisão (Rirecord) e escrita, marcada pelos meios de comunicação, da Rádio Jaraguá (Sérgio Luiz), Jornal Diário do Vale do Itapocu, Jornal Correio do Povo, Jornal Folhasc, ANJaraguá, etc.
Do Governo de Jaraguá do Sul, compareceram o Senhor Sidnei Marcelo Lopes (Diretor do Arquivo Histórico), Silvia Kita, historiadora e responsável institucional, Jorge de Sousa (Presidente da Fundação Cultural) e demais convidados.
A sede do Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmökel" foi para o bairro, que tem o nome da rua, um pamerano (patrono); via que foi caminho para os Maragatos - os federalistas (1893); sede da unidade fabril da cervejaria do Senhor Isidoro Pedri; instalações da propriedade do Senhor Paul Kraemer, farmacologista e botânico, de origem pomerana (década de 90 - século XIX); local nos anos 20 do século XX, de uma fábrica de acordeon da marca Piazera; da unidade fabril do Senhor Arnaldo Leopoldo Schmitt (curtume); sede fabril da Malharia Marquardt (Walter), dentre outros indicadores de história do desenvolvimento econômico e cultural de Jaraguá do Sul, em 134 anos de história.
Prédio arrejado e confortável - Ponto de encontro de História e Memória Regional.
Tóten, instalado em 10 de setembro de 2010.
Silvia Kita - Historiadora responsável pelo movimento e das articulações do Arquivo Histórico, na ausência do seu diretor.
Apresentação institucional do Arquivo Histórico pela Historiadora Silvia Regina Toassi Kita.
Marilene Giese (Fundação Cultural) e Sidnei Marcelo Lopes (Diretor do Arquivo Histórico).
Nenhum comentário:
Postar um comentário