Estatística

quinta-feira, agosto 30, 2007

Arlete Schwedler, a artistica plástica que pintou em diversas cores o inicio de Jaraguá do Sul

A Sra Arlete Schwedler, a artista plástica jaraguaense da "gema", com uma formação nas melhores escolas de pinturas européias, estreou no ano de 2005, nas artes visuais, retratando os atores sociais, que construíram o legado cultural de nossa cidade.
Considerada uma revelação no universo das artes plásticas, Arlete participa 17 anos do meio artistico, que agita Jaraguá do Sul, nesses últimos anos.
A seguir um conjunto de imagens digitais revelam o potencial artístico dessa profissional. As imagens revalam uma artista plástica, que permeia o seu trabalho, com rico imaginário. Apaixonada pela história da nossa gente, Arlete propicia aos admiradores de sua arte, um momento de reflexão e revelação de alguns fragmentos da história de nossa cidade, protagonizada pelos atores sociais, os quais alguns se notabilizaram no decorrer dos tempos e outros são invisíveis.
Confira em releitura temática, a chegada triunfal do pioneiro Cel. Emílio Carlos Jourdan e seus empregados contratados para essa incursão, conforme a seguir:


Colonos europeus no momento do desembarque à margem direita do Rio Itapocu, em 1876.

A chegada dos europeus foi acompanhada pelos olhares atentos dos indigenas.

Animais de estimção e caça, como cachorro fizeram parte da triunfal chegada. Esses cães serviaram também para a defesa da família, em meio à Floresta Atlântica, abandonada à sorte, pelas autoriadades federais e estaduais.

Muita bagagem e coragem nos rostos humanos desfigurados. Momentos de desespero e aflição, geraram tenção e medo no rosto do colonizador.

A presença do cavalo no ato de colonizar, foi um meio de possibilitar a locomoção rápida e ágil do homem em meio à Floresta Atlântica.

Homens desbravadores trouxeram em sua bagagem munição, para defenderem-se dos animais ferozes.

A densa mata ciliar do Rio Itapocu era tomada por numerosos bandos de capivaras, as quais foram as primeiras caças abatidas pelos temíveis caçadores.
A canoa do litoral de Barra Velha (SC) seviu de transporte para o colonizador e desbravador.
Os pássaros davam colorido e vida festiva no interio da Floresta Atlântica.

O europeu colonizador do final do século XIX, trouxe consigo além da coragem, a família para explorar a Floresta Atlântica.
Casais desembarcaram vestidos à caráter para adentrar a Floresta Atlântica. Com ousadia construíram o seu novo lar.

Suprimentos alimentícios vieram embarricados, para garantir a sobrvivência de vida em meio a Floresta Atlântica.



A releitura do quadro artístico e de valor histórico, da Sra Arlete Schwedler, revela através da linguagem das artes plásticas, o momento da chegada do europeus em solo jaraguaense.
PROPOSTAS PRÉ-CONFERÊNCIAS DE CULTURADE JARAGUA DO SUL - SC
De 06 de julho a 15 de agosto, os atores sociais da cultura de Jaraguá do Sul protagonizaram uma história única, após 13 décadas de história de fundação do Município: organizar a 1ª. Conferência de Cultura.
Durante estes dias, diversos grupos ligados à difusão cultural da cidade, participaram de 8 Pré-Conferências, com a finalidade criar um Plano Político Cultural, ancorada nas leis vigentes do país.
A Biblioteca Pública Municipal "Rui Barbosa"e o Museu Histórico Municipal "Emílio da Silva" foram os locais para ventilar diversas temátcas, conforme a seguir:
(Mery Petty, Sérgio Pedrotti, Cristina Pretti e Angélica Fagundes)
Gestão Pública de Cultura

ARTES VISUAIS:
Proposta 1: Criar espaços públicos adequados, dinâmicos e educativos para exposições, que sejam pontos de referência da área no Município.
Proposta 2: Facilitar o acesso popular às iniciativas culturais, de forma ampla e democrática.
Proposta 3: Difundir o conceito de patrimônio cultural, na educação, garantindo o ensino das artes por professores habilitados na área.
Proposta 4: Garantir o acesso, o fomento e o desenvolvimento das atividades culturais.

TEATRO:
Proposta 1: Possibilitar a capacitação dos profissionais de educação e de teatro para o desenvolvimento da arte teatral.
Proposta 2: Definir programas específicos para a formação de público e platéia nas instituições de ensino, através dos grupos locais.
Proposta 3: Fazer planejamento estratégico e participativo das ações na área de artes cênicas com artistas, público e professores de teatro.
Proposta 4: Criar mecanismos de incentivo para o fomento do teatro em espaços públicos e outros específicos para a realização teatral no município.

LITERATURA:
Proposta 1: Aumentar os recursos financeiros para aplicação do acervo da Biblioteca Pública Municipal.
Proposta 2: Fomentar e qualificar a produção literária através da oferta de curso e oficinas.
Proposta 3: Criar a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal.

PATRIMONIO HISTÓRICO:
Proposta 1: Estabelecer critérios de preservação do patrimônio cultural, valorizando a identidade cultural local.
Proposta 2: Garantir espaços próprios e adequados, com pessoal qualificado, para os órgãos públicos de preservação do patrimônio cultural.

MUSICA:
Proposta 1: Garantir a educação musical no âmbito da escola na disciplina de Artes, na educação infantil e ensino fundamental, com profissionais habilitados em constante aperfeiçoamento.
Proposta 2: Criar espaços públicos com estrutura adequada destinados ao ensino e apresentações musicais, proporcionando maior vivência musical.
Proposta 3: Fomentar a participação de todos os grupos musicais do município nas atividades culturais públicas, através de editais ou outros instrumentos legais.

DANÇA:
Proposta 1: Garantir espaço para debates e discussões entre as entidades públicas e privadas.
Proposta 2: Ampliar a participação de dança em eventos, com estrutura adequadas, disseminando a atividade.
Proposta 3: Proporcionar cursos e oficinas de capacitação para os profissionais da área de dança.
Proposta 4: Conscientizar a comunidade dos objetivos e dos aspectos técnicos da dança, através de fóruns, mostras didáticas, debates e processos avaliativos.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS:
Proposta 1: Criar mecanismos de fomento no Município abrangendo todas as manifestações culturais.
Proposta 2: Garantir a realização de manifestações culturais de forma interdependente entre as secretarias municipais.

ARTE-EDUCAÇÃO:
Proposta 1: Garantir o ensino de Artes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, contemplando todas as modalidades artísticas (artes cênicas, música e artes visuais).
Proposta 2: Promover encontros e capacitações de arte-educadores.
Proposta 3: Proporcionar estrutura adeuqada nos bairros para apresentações culturais.
Proposta 4: Desenvolver, através da Fundação Cultural, uma articulação com a Secretaria de Educação, para inserção dos artistas na escola.

(Barbará Schappo, Silvia Regina Toasse Kita e Marilene Guise)
Terminada esta fase, uma Conferência Municipal de Cultural foi agenda, para os dias 31 de agosto e 1º de setembro, na sede do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ).