UM PROTESTANTE CONHECENDO A TRADIÇÃO RELIGIOSA CATÓLICA EM NOVA TRENTO - SC
“Amabile Visintainer nasceu em 16 de dezembro de 1865 em Vígolo Vattaro, Trento, Itália. Em 1875, junto com seus pais e irmãos, emigrou para o Brasil e veio instalar-se no bairro de Vígolo, em Nova Trento, onde seu pai recebeu terras. Em 1890, seguindo o chamada de Deus, deixou a casa paterna para, junto com sua amiga Virgínia Nicolodi, instalar-se num casebre e cuidar de uma senhora doente de câncer. Deu-se então o início da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Depois de ser reconhecida como fundadora da Congregação e fazer os votos religiosos, Amabile passou a chamar-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus.”
Escolhi a data de 31 de dezembro de 2006, para conhecer o novo turismo com características religiosas, no Vale do Itajaí, precisamente, na cidade de Nova Trento.
Vista externa após a Missa das 15 horas. Centenas de pessoas desceram a rampa de acesso e saída do Santuário de Madre Paulina.
Uma pequena estatua da religiosa recebe todos os visitantes de abraços abertos.
Como é época Natalina, o Santuário recebeu uma decoração muito simples, mas com símbolos que traduzem a fé religiosa.
Um cartaz conta a trajetória da construção da grande obra:"São aproximadamente 9.000,00 m2 de área construída em sua totalidade, sendo 6.740,00 m2 apenas no prédio principal do Santuário que possui uma Nave Central com capacidade para 3.000 pessoas sentadas e duas Capelas simétricas com capacidade para 150 pessoas cada(...)"
"(...) Capela Santa Paulina onde estão todos os nomes das Irmãs vivas e falecidas dos 116 anos da existência da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição(...)"
Elementos religiosos traduzem o papel social e religioso do Santuário.
Em toda parte você encontra imagens da padroeira do Santuário, que revelam o arrojo dos artistas plástico que a confeccionaram.
Uma pausa para meditação.: o texto é muito significativo para os Católicos, pois revela a fé como um elemento fundamental para o Cristão refletir a trajetória na vida religiosa.
A arquiologia ajuda a explicar e a reconstituir a verdadeira história da mulher que tem uma história de vida revestida pela humildade e dedicação ao semelhante.
Artistas plásticos revelam o dom, através do simbolismo, com apelo ao sacrifício do Homem que padeceu nas mãos do poderosos, os quais ainda existem na sociedade atual, com outra roupagem.
Simbolismo religioso rima com fé na tradição do Cristianismo Católico. Um espaço pequeno anexo ao salão grandioso do Santuário acolhe aqueles que precisam revelar a fé e admiração, a religiosa que recebe ricos, poderosos e pobres, com olhar firme e sereno.
Uma pedra e uma placa revelam o marco inicial, desta obra que veio para ficar, formar e multiplicar uma rede de fiéis capazes de assimilar o legado religioso e de fé, desta mulher símbolo da unidade e da paz.
Salão principal do Santuário que acolhe a todos os visitandes independente do credo religioso.
Vista monumental do grandioso Santuário, que tem a missão de fortalecer a fé dos cultivam valores religiosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário