Estatística

domingo, abril 14, 2013

Rio da Luz – Sohnstiefe - Festa de Outono

Ademir Pfiffer - texto e imagem.


A Sociedade de Atiradores Ribeirão Grande da Luz, que no passado era conhecida pelo nome de Sociedade Frohsin, promoveu no dia 13/04, a tradicional Festa de Tiro Rei e Rainha, com jantar festivo e seguido de baile típico.
 O evento iniciou às 18 horas com a concentração na sede social dos sócios, convidados e simpatizantes.
Ao som da Banda Novo Som [Rio dos Cedros/SC], às 18 horas e 30 minutos aconteceu a ritualística folclórica de busca das majestades, sendo o casal Ivone Geisler Santos de Jesus e Lauri Santos de Jesus, acompanhados dos respectivos cavalheiros [1º, Waldemiro Spredmann e 2º Waldebert Draeger] e princesas [1ª, Aurea Spredmann e 2ª, Elenia Draeger], sob o comando da Senhora Gisela Kreutzfeldt.
A noite também foi folclórica, pois de Pomerode veio o Grupo Folclórico “Alpen Bach”, que apresentou diversas coreografias revelando os costumes do povo pomerano da velha Pomerânia. Posteriormente, esse grupo étnico colonizou o Vale do Rio da Luz, por volta de 1.861.

domingo, abril 07, 2013

Königfest, tradição na Sociedade Guarani - Vale Rio da Luz

Ademir Pfiffer - Imagem
Guarani é a Sociedade Esportiva de tradição germânica, com sede no Vale do Rio da Luz, a região de Tombamento Nacional.
Nesta comunidade remanescente de alemães e pomeranos,  ainda temos a tradição do Tiro Rei, permeada de gastronomia e musicalidade folclórica, do velho continente europeu.
Neste último sábado, 06/04, às  18 horas foi dado a largada de mais uma festa de Tiro Rei e Rainha.
Na ocasião aconteceu a sagração das seguintes majestades:

Ademir Strebe - Rei;
Isa Strebe - Rainha;
Armelindo Laube - 1º Cavalheiro;
Katia Laube - 1ª Princesa;
Guido Grützmacher - 2º Cavalheiro;
Renilda Grützmacher - 2ª Princesa.

O evento cultural atraiu um público pagante de aproximadamente, 532 pessoas, que compartilharam um jantar tipico e boa música germânica.
A banda dos irmãos Fiebes, de Timbó [SC] contagiou o público ao difundir o patrimônio musical dos antepassados, bem como abrilhantou músicas contemporâneas.
A festa atravessou a noite, onde um clima de cordialidade e amizade prevaleceu, entre associados e convidados.
Ao Senhor Werner Siewerdt, os agradecimentos pela forma que conduziu a ritualística folclórica, bem como fez a passagem e o acolhimento das novas majestade, para o Outono de 2014.
Portanto, o  Vale Pomerano do Rio da Luz continua firme no propósito de salvaguardar o seu patrimônio e sua identidade cultural.
Ademir Pfiffer - Historiador - Jaraguá do Sul [SC]