Estatística

segunda-feira, agosto 30, 2010

Guaramirim - 61 anos de emancipação política - 1

Guaramirim (SC) - 61 anos de emancipação política - 1. Um desfile cultural mostrou a evolução da Colônia Itapocuzinho I, transformada no Distrito de Bananal (1919). Em 1943 mudou de nome para Guaramirim e 1949 foi elevada à condição de Município - com o mesmo nome do Distrito - desmembrando-se de Joinville (SC).
O desfile foi marcado pelo unidade da cidade por um projeto político, onde as rivalidades partidárias deram lugar à cultura e ao cidadão, agente responsável por mudanças na paisagem da urbe e principal ferramenta da riqueza que se produz na cidade.
Banda Marcial Municipal da cidade Schroeder (SC), abrilhantando o primeiro pelotão, que formado pelas autoridades do Governo Nilson Bylaardt. Em seguida, perfilavam os logradouros da Atanásio Rosa e Silveira Junior, vários programas sociais que integram a pasta do Desenvolvimento Social. No desfile destaque para APAE, com a presença da Professora Helena Rigel Eggert (aposentada),. Porém, é atualmente atleta paraplégica destaque em várias competições estaduais de natação.
Ademir Pfiffer - Historiador

quinta-feira, agosto 26, 2010

Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política. A Câmara Municipal, através de sua Presidente Natália Lucia Petry realizou ato solene no Legislativo, com a presença da Prefeita Cecília Konell. Neste vídeo Natália discorreu sobre o contexto histórico da emancipação política da cidade, com desenvoltura simplescidade.


Ademir Pfiffer - Historiador
Werner Voigt,a biografia de um Schroedense


A cidade de Schroeder (SC), localizada no Nordeste do Estado de Santa Catarina,foi local de nascimento do Senhor Werner Voigt, que tornou-se eletrecista e músico (blasmusik).
Porém, sua marca maior é o fato de acreditar em seu próprio potencial, o qual juntou-se à outras pessoas, como Eggon João da Silva e Geraldo Werninghause.
Os três homens tornaram-se empresários da marca das três letras preciosas, - W E G - que geraram  também, parte da riqueza do Vale do Itapocu e, de outras regiões do Planeta Terra.
O livro é uma viagem ao túnel do tempo sobre  a trajetória do empresáio Werner Voigt, que, orgulhosamente, narra os elementos relacionados às localidades de Duas Mamas e o Centro (Schroeder II) de Schroeder, a partir dos anos 30, da Era Vargas.
O autor do livro é João Chiodini, um iniciante no mundo da letras, que narrou com propriedade a vida desse importante filho de Schroeder, arquiteto do progresso da indústria elétromotores.
Café Vocacional
Em 02 de outubro, à partir das 14 horas acontecerá mais uma edição do Café Vocacional,no salão de festas do Noviciado Nossa Senhora de Fátima, com sede social, na Barra do Rio Cerro, no logradouro Padre Aloísio Boeing.

Organizadores: Noviciado Nossa Senhora de Fátima ;                     
                           (juntamente com alguns clubes de mãe);
Entidade Filantrópica: Noviciado Nossa Senhora de Fátima;
Finalidade: Arrecadar fundos para a manutenção do Noviciado Nossa Senhora de
Fátima ( pertence a Igreja Nossa Senhora das Graças - Barra do Rio Cerro ).

sexta-feira, agosto 06, 2010

O Patrimônio Ferroviário pelo olhar da pesquisa 

O Jornal do Vale, através do jornalista e radialista Albino Flores, destacou a importância da ferrovia centenária (Mafra a São Francisco do Sul), ao entrevistar Ademir Pfiffer, do Arquivo Histórico Municpal "Eugênio victor Schmöckel", de Jaraguá do Sul (SC). A entrevista foi no Centro Histórico (antiga Estação Jaraguá -1943), no dia 25 de julho, data da sessão solene, em homenagem a esses atores sociais.

quarta-feira, agosto 04, 2010

Tradição: schützenkönig em Jaraguá do Sul (SC)

A Sociedade Ribeirão Grande da Luz realizou no último 31 de julho (sábado), a

tradicional festa Tiro Rei e Rainha, da Estação do Inverno, com a Banda Safira

(RS).

Às 19 horas o evento iniciou com a ritualística folclórica de busca de

majestades, quando foram homenageados:

Rei: Waldino Gutz;

Rainha: Roseli Janete Gutz;

1ª Princesa: Elenia Draeger;

1º Cavalheiro: Waldebert Draeger;

2ª Princesa: Herta Raasch;

2º Cavalheiro: Fino Raasch.

Para quem não conhece o Ribeirão Grande da Luz, a região é um reduto de alemães

e pomeranos, que ainda vive suas tradições, nos moldes da cultura da colonização

européia em Jaraguá do Sul, desde a década de 60 - século XIX.

terça-feira, agosto 03, 2010

7ª Festa do Aipim,a culinária latina com sabor da colonização européia


A Comunidade Católica do Jaraguazinho (Igreja Santa Cruz)realizará no próximo dia oito (8) de agosto, a tradicional Festa do Aipim, cuja cultura é um dos principais produtos agricola daquela região rural de Jaraguá do Sul (SC).
A cozinha da festa é alemã, portanto, cardápio com requinte gosto e tempero rural, que atraia uma multidão para apreciar essa culinária centenária.
Haverá música folclórica com instrumentista de bandoneon, acordeon, dança com o Grupo Folclórico Regenwalde (Armalwee), do Bairro Barra do Rio Cerro e tarde dançante.