Guaramirim (SC) - 61 anos de emancipação política - 1. Um desfile cultural mostrou a evolução da Colônia Itapocuzinho I, transformada no Distrito de Bananal (1919). Em 1943 mudou de nome para Guaramirim e 1949 foi elevada à condição de Município - com o mesmo nome do Distrito - desmembrando-se de Joinville (SC).
O desfile foi marcado pelo unidade da cidade por um projeto político, onde as rivalidades partidárias deram lugar à cultura e ao cidadão, agente responsável por mudanças na paisagem da urbe e principal ferramenta da riqueza que se produz na cidade.
Banda Marcial Municipal da cidade Schroeder (SC), abrilhantando o primeiro pelotão, que formado pelas autoridades do Governo Nilson Bylaardt. Em seguida, perfilavam os logradouros da Atanásio Rosa e Silveira Junior, vários programas sociais que integram a pasta do Desenvolvimento Social. No desfile destaque para APAE, com a presença da Professora Helena Rigel Eggert (aposentada),. Porém, é atualmente atleta paraplégica destaque em várias competições estaduais de natação.
Ademir Pfiffer - Historiador
É um instrumento virtual, capaz de explorar e mostrar os traços da história, do folclore e da cultura do Vale Itapocu. Portanto, a missão do blog é ser um veículo de comunicação aliado à história de nossa gente.
Estatística
segunda-feira, agosto 30, 2010
quinta-feira, agosto 26, 2010
Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política. A Câmara Municipal, através de sua Presidente Natália Lucia Petry realizou ato solene no Legislativo, com a presença da Prefeita Cecília Konell. Neste vídeo Natália discorreu sobre o contexto histórico da emancipação política da cidade, com desenvoltura simplescidade.
Ademir Pfiffer - Historiador
Ademir Pfiffer - Historiador
Werner Voigt,a biografia de um Schroedense
A cidade de Schroeder (SC), localizada no Nordeste do Estado de Santa Catarina,foi local de nascimento do Senhor Werner Voigt, que tornou-se eletrecista e músico (blasmusik).
Porém, sua marca maior é o fato de acreditar em seu próprio potencial, o qual juntou-se à outras pessoas, como Eggon João da Silva e Geraldo Werninghause.
Os três homens tornaram-se empresários da marca das três letras preciosas, - W E G - que geraram também, parte da riqueza do Vale do Itapocu e, de outras regiões do Planeta Terra.
O livro é uma viagem ao túnel do tempo sobre a trajetória do empresáio Werner Voigt, que, orgulhosamente, narra os elementos relacionados às localidades de Duas Mamas e o Centro (Schroeder II) de Schroeder, a partir dos anos 30, da Era Vargas.
O autor do livro é João Chiodini, um iniciante no mundo da letras, que narrou com propriedade a vida desse importante filho de Schroeder, arquiteto do progresso da indústria elétromotores.
O autor do livro é João Chiodini, um iniciante no mundo da letras, que narrou com propriedade a vida desse importante filho de Schroeder, arquiteto do progresso da indústria elétromotores.
Café Vocacional
Organizadores: Noviciado Nossa Senhora de Fátima ;
(juntamente com alguns clubes de mãe);
Entidade Filantrópica: Noviciado Nossa Senhora de Fátima;
Finalidade: Arrecadar fundos para a manutenção do Noviciado Nossa Senhora de
Fátima ( pertence a Igreja Nossa Senhora das Graças - Barra do Rio Cerro ).
sexta-feira, agosto 06, 2010
O Patrimônio Ferroviário pelo olhar da pesquisa
O Jornal do Vale, através do jornalista e radialista Albino Flores, destacou a importância da ferrovia centenária (Mafra a São Francisco do Sul), ao entrevistar Ademir Pfiffer, do Arquivo Histórico Municpal "Eugênio victor Schmöckel", de Jaraguá do Sul (SC). A entrevista foi no Centro Histórico (antiga Estação Jaraguá -1943), no dia 25 de julho, data da sessão solene, em homenagem a esses atores sociais.
quarta-feira, agosto 04, 2010
Tradição: schützenkönig em Jaraguá do Sul (SC)
A Sociedade Ribeirão Grande da Luz realizou no último 31 de julho (sábado), a
tradicional festa Tiro Rei e Rainha, da Estação do Inverno, com a Banda Safira
(RS).
Às 19 horas o evento iniciou com a ritualística folclórica de busca de
majestades, quando foram homenageados:
Rei: Waldino Gutz;
Rainha: Roseli Janete Gutz;
1ª Princesa: Elenia Draeger;
1º Cavalheiro: Waldebert Draeger;
2ª Princesa: Herta Raasch;
2º Cavalheiro: Fino Raasch.
Para quem não conhece o Ribeirão Grande da Luz, a região é um reduto de alemães
e pomeranos, que ainda vive suas tradições, nos moldes da cultura da colonização
européia em Jaraguá do Sul, desde a década de 60 - século XIX.
terça-feira, agosto 03, 2010
7ª Festa do Aipim,a culinária latina com sabor da colonização européia
A Comunidade Católica do Jaraguazinho (Igreja Santa Cruz)realizará no próximo dia oito (8) de agosto, a tradicional Festa do Aipim, cuja cultura é um dos principais produtos agricola daquela região rural de Jaraguá do Sul (SC).
A cozinha da festa é alemã, portanto, cardápio com requinte gosto e tempero rural, que atraia uma multidão para apreciar essa culinária centenária.
Haverá música folclórica com instrumentista de bandoneon, acordeon, dança com o Grupo Folclórico Regenwalde (Armalwee), do Bairro Barra do Rio Cerro e tarde dançante.
Assinar:
Postagens (Atom)