Jaraguá do Sul - hoje e ontem
Em 1976 a cidade festejou o seu centenário. Na ocosião foi escolhido um terreno no fim da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, próximo a antiga residência dos senhores José Watzko e Conrado Riegel.
Neste local, foi instalado um conjunto de balões inflaveis, nos quais foram realizadas as instalações dos standes de empresas e do comércio da cidade.
O Prefeito da época, Eugênio Strube*, em outubro de 2008 contou esta narrativa por ocasiã de uma entrevesta de História Oral, os indicadores do sucesso do empreendedorismo, que resultou em excelente negócios para a economia da cidade.
A fotos de ontem (Loreno Hagedorn) e hoje (Ademir Pfiffer) mostram como era a geografia urbana do local e como se encontra o local em outubro de 2009, após 33 anos.
Atualmente há uma caragem de automóvel, um conjunto de edificações e um logradouro público que foi batizado de Rua Centenário, marcando o local, que foi um encontro de negócios e atrações diversas. Atualmente é um ponto de memória e história da cidade, que oculta nos aterros, a história de muitas enchentes, as quais traziam enormes prejuizos aos proprietários das terras cultivadas e a artéria da estrada principal, que era afetada, não permitindo a ligação entre as cidade de Jaraguá do Sul e Pomerode(SC).