Estatística

domingo, fevereiro 23, 2014

Schützenverein, o patrimônio cultural do Vale Rio da Luz

No sábado 1º de fevereiro, às 19 horas na sede na sede da Sociedade Vitória do Vale Rio da Luz, região da Paisagem Cultural Brasileira, segundo o IPHAN, o local foi palco da primeira festa anula do tiro rei e rainha daquela entidade defensora do patrimônio do Schützenverein.
A festa foi organizada nos moldes do associativismo, com a ritualística de busca de majestades, com a Banda D’Fiebes da cidade de Timbó [SC].
Em seguida as majestades foram homenageadas, cujos associados e convidados cumprimentaram a corte,  que assim era constituída:
Rau Hornburg, rei; Wilma Hornburg, rainha; Vício Guethes, 1º cavalheiro; Adriana Grützmacher, 1ª princesa; Reinaldo Schubert, 2º cavalheiro e Adriana Lennert, 2ª princesa.
No local foi servido um jantar festivo, tipicamente caseiro e de acordo com os hábitos culinários daquela comunidade germânica composta pela população remanescente de alemães e pomeranos.
Paralelo ao evento foi realizado competições de tiro para sagração das novas majestades, para o evento do verão de 2015.

O evento do patrimônio do Schützenverein no Vale Rio da Luz reafirmou a continuidade de reavivar a cultura dos antepassados, que é a marca da identidade do município de Jaraguá do Sul, pois esta tradição é um dos valores remanescentes da colonização, que sobrevive pelo interesse da comunidade, pelo apoio dado pelo Poder Público, através do evento da Schützenfest e o  Fundo de Cultura.
Imagem: Ademir Pfiffer

Imagem: Ademir Pfiffer

Patrimônio Schützenverein em Rio da Luz Jaraguá

Imagem: Ademir Pfiffer
Festa do Tiro Rei
Localidade: Sohnstiefe
Local: Sede Social da Sociedade de Atiradores do Ribeirão Grande da Luz [antiga Frösing]
Majestades: Olindo Kohen [rei], Adalberto Rengel [1º cavalheiro] e Dinei Cristiano Draeger [2ºcavalheiro].
Banda: Irmãos D'Fiebes de Timbó [SC].
Ritualística folclórica foi realizada pela Senhora Guisela Kreutzfeld.
Imagem: Ademir Pfiffer