Estatística

terça-feira, janeiro 14, 2014

Sociedade Onze União - missão em defesa da identidade de Massaranduba

Em 11 de janeiro, sábado de intenso calor na Estação de Verão, mesmo assim a Sociedade Onze União cumpriu a missão de salvaguardar o patrimônio do Schützenverein.
Na ocasião a festa do tiro [1] rei e rainha movimentou o ponto de sociabilidade cultural do bairro Patrimônio, cujas majestades receberam os convidados de diversas sociedades de tiro de Guaramirim, Jaraguá do Sul, Schroeder e Blumenau.
Ao todo eram 06 esportistas do tiro ao alvo organizadores do evento: Carlos Skerke [rei], Alfonso Rohweder [1ºcavalheiro], Ilmar Milcherretto [2º cavalheiro] e Mara Drager [rainha], Simone Rohweder [1ª princesa] e Jandira Voelz [2º cavalheiro].
Além disso, foram homenageados os respectivos campeões das modalidades tiro masculino e feminino, Bertoldo Belz e Jandira Voelz.
A musicalização foi a cargo de Adler’s Band do Vale Rio da Luz, de Jaraguá do Sul, que realizou a ritualística folclórica de busca das majestades e a tarde dançante, até às 20 horas.
A cidade de Massaranduba vive intenso progresso fruto de trabalho do seu maior patrimônio, o povo.  Mas, precisa agregar valores aos produtos e difundir o seu patrimônio histórico ligado as tradicionais festas de tiro rei e rainha, que representa a identidade cultural do município.
Mesmo assim, a cultura dos antepassados resiste à investida da modernidade patrocinada pelo consumo exagerado das novas gerações, que contribui assim, para o processo de apagamento da histórica local do colonizador remanescente e organizador do legado cultural, em mais de um século de história.

Jandira Voelz [vestido florido] era a campeã da festa da edição de janeiro de 2013.
Ademir Pfiffer - Historiador
Festa do tiro rei e rainha

[1] A disputa feminino foi pela modalidade tiro pássaro, uma tradição esportiva que remonta a Idade Média, no território europeu.
No Brasil esse movimento cultural e esportivo chegou na segunda metade do século XIX, na Colônia Blumenau, sendo Massaranduba na primeira metade do século XX, pertencia àquele município.

quinta-feira, janeiro 02, 2014

Königfest na Sociedade Ribeirão Gustavo

Massaranduba [SC] - No último dia do ano, em 31 de dezembro, às 18 horas, na sede social da Sociedade Atiradores Ribeirão Gustavo aconteceu a festa de tiro rei e rainha de São Silvestre.
 As majestades homenageadas foram Ivanir Stassun e Mauricio Moacir Schmitt, sendo a corte completada por Sherisley C. Cristovão, Carina Costa Tepassé [1], Nivaldo Rassweiler e Janete Borba Wackoholz, respectivamente cavalheiros e princesas. o evento da cultura germânica foi abrilhantado pela Banda Nova Bandeirantes da cidade de Blumenau. A ritualística folclórica foi realizado pelo Senhor Ivo Zech, da Sociedade dos Atiradores de Brüderthal, município de Guaramirim.
Com este evento, Massaranduba continua sendo a cidade que mantém suas tradições e folclore, que preservam a identidade e a história do município, um desafio em tempo de apagamento de culturas. 

Ademir Pfiffer - Historiador

Irene Wachholz Winter, bandeireira da Sociedade Atiradores de Brüderthal/Guaramirim.

Fachas do comandante, presidente da entidade esportiva e acompanhantes de bandeiras.

Ivanir Stassun, a rainha ladeada pelas princesas.

Rei e Rainha do Tiro em defesa da tradição do schützenverein.

[1] Filha de Renato Tepassé e bisneta Rudolfo e Inês Wedeking Tepassé. Ele estrangeiro tornou-se professor contratado pela superintendência de Joinville [SC], em 1916, para atuar na Escola Municipal de Retorcida [atual bairro de Nereu Ramos].  Posteriormente, veio ser contador do antigo Banco Inco e outras funções. É importante salientar que, o casal Tepassé chegou em 1911 no Vale Itapocu e se estabeleceu com comércio de secos & molhados, no Núcleo Federal do Rio Branco, hoje município de Guaramirim [SC].