Estatística

sexta-feira, setembro 28, 2012

Vale Rio Cerro - Tifa Javali



      O Vale do Rio Cerro foi ocupado pelo processo colonizatório nos idos dos anos 90, do século XIX.O local colonizado pelos teutos brasileiros alemães e pomeranos era rico em fauna e flora.
     Nesta perspectiva, a Mata Atlântica era permeada por inúmeras espécies de animais, entre os quais se destacavam os javalis, mamíferos selvagens que habitavam toda região do Vale do Rio Cerro.
       Para sobreviver em meio à Mata Atlântica, as varas da espécie de javali, frequentemente, atacavam as roças coloniais das culturas de batata doce, cana, aipim, milho e outras.
      Com o decorrer dos anos, os colonos cansados dos prejuízos, em suas colheitas, partiram para o ataque, organizando armadilhas, bem como promoviam caçadas, com espingardas de pólvora e cães especializados em caça. Com essa prática predatória, a espécie foi dizimada do território do Vale Rio Cerro.
    Destarte, dessa época remota restou apenas a toponímia dessa localidade, que foi designada de Tifa Javali. Isso se transformou na identidade da tifa, que no passado foi habitada pela espécie de javalis e javalinas.
      
Ademir Pfiffer – Historiador

Vale Rio Cerro: Aurora



Em Jaraguá do Sul [SC], desde os primórdios tempos da colonização de Rio Cerro, tendo expressiva presença dos alemães e pomeranos, no processo de ocupação das terras devolutas, na última década do século XIX, uma comunidade a toponímia foi designada  de Aurora [morgendämmerung].
        O nome Aurora está associado a claridade que precede o nascer do sol. Analisando este contexto, o cidadão remanescente da colonização de fixação e de origem europeia, ao aportar em Rio Cerro passou a designar os caminhos ou tifas, com nome, que os remetia à identidade cultural e paisagística da Velha Europa.
         Nesta perspectiva, uma das localidades de assentamento recebeu a designação de Aurora[1]. Posteriormente, uma entidade associativista do lazer social e cultural foi designada de Aurora, cujo vocábulo é sinônimo de alvorada.
          Ainda na mesma comunidade, em 1958, um grupo de músicos teutos brasileiros fundou a Banda Lyra da Aurora. E foi essa banda folclórica, com reportório da música germânica, que entoou pela primeira vez, o Hino de Jaraguá do Sul, nos idos dos anos 60.
             

Ademir Pfiffer – Historiador



[1]A Sociedade  Recreativa “Alvorada” de Rio Cerro foi fundada em 1º de janeiro de 1.949, com o nome de Aurora. Posteriormente, recebeu a designação de Alvorada, no ano de 1963, em virtude de um dos associados, o Senhor Eugênio Utpadel, ter servido no Exército de Brasília [DF], quando conheceu a sede administrativa do Palácio Alvorada. Ao regressar do Serviço Militar sugeriu a mudança de nome, a qual foi aceita pelos membros associados.