Estatística

domingo, março 04, 2012

Histórias, memórias em fragmentos de uma antiga fundição


Em Jaraguá do Sul [SC], quem circula pela mais antiga rua com nome próprio, a Coronel Procópio Gomes [desde 1.913], que atravessa parte do centro em direção aos bairros Ilha da Figueira, Morro da Boa Vista e Vila Nova, passa por uma notável construção abandonada.
A mesma foi sede da fundição da família Müller [Marcelino, irmão de Artur Müller, ex-Deputado Estadual, ex-Prefeito, ex-vereador de Jaraguá do Sul/SC]. Müller anteriomente foi proprietário do Bosque da Saúde, que foi o mais significativo ponto de sociabilidade noturno, onde os jaraguaense, como Dr Álvaro Batalha [Médico], Zenaide Spezim [Professora], Ernestina Dutra [Funcionária dos Correios de Xannxeré/SC] e tantos outros personagens da cidade iam ao local para aproveitar o melhor espaço de difusão do lazer social. Pois, o ambiente era frequentado por gente influente e cidadãos pacatos da sociedade da época, onde se poderia dançar, namorar e realizar tantas outras coisas boas da  juventude. Destrate, à época se poderia fumar cigarro e beber uma cerveja de marca e outros bebidas preferida, em uma noite festiva à margem do Rio Itapocu, cujo local contagiavam os jovens, casais de namorados, ou mesmo casais casados.
A edificação [outra no passado], também foi espaço de difusão da "Sétima Arte", que, através do cine Ideal [nome dado por concurso e o vencedor foi o Senhor Amadeus Mahfud] aconteciam as longas sessões concorridas de cimema. E foi público frequentador, que descobriu neste local à época, o melhor passa tempo.
Portanto, neste espaço de urbanidade há ricas histórias da vida social e cultural, da velha Jaraguá e dos seus antigos moradores, no transcorrer do século XX.
Por último, o local foi sede da FAMAC, empresa ligada a Dona Ilse Kolhback e os filhos, que organizaram e mantinham em sociedade [Sr Koesmmodel], uma indústria fabricante de máquinas para a indústria de beneficiamento de madeireira, como serrarias e marcenarias.
E foi nesta indústria, que 1.982 comecei a vida de eletrecista e fresador, pois anteriormente fui aluno do SENAI, escola que me deu chancela para conquista deste primeiro emprego remunerado, em carteira.Sortinha minha!
Ademir Pfiffer - Historiador

sábado, março 03, 2012

Bar do Ferrazza: ponto de encontro de músicos - 3


Bar do Ferrazza: ponto de encontro de músicos [video 3]. Com estes e outros tantos músicos em 11 de março, no Salão Botafogo, teremos tradição e cultura, elementos que definem a identidade de Jaraguá do Sul [SC], na Barra do Rio Cerro.
Ademir Pfiffer - Historiador