Estatística

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Jaime Neegherbon foi alvo do Microfone de Ouro


Jaime Neegherbon, o vereador que foi alvo de noticias do "Microfone de Ouro", Sérgio Luiz o repórter da Rádio Jaraguá, a antiga ZYP 9, a emissora mais antiga do Vale do Itapocu.Ademir Pfiffer - Historiador

Jaime Negherbom, sob efeito dos microfones de ouro



Jaime Negherbom, sob efeito dos "microfones de ouro". E agora falar o que para as feras da imprensa. Primeiro pensar em Deus, depois no povo, na mídia...no que mais? Começava a Era Negherbon, na noite de 21 de dezembro de 2010.
Ademir Pfiffer - Historiador

terça-feira, dezembro 28, 2010

Jean Leuprecht, o primeiro aliado de Jaime Negherbon


Jean Leuprecht, o primeiro aliado de Jaime Negherbon. Depois de proclamado o resultado da escolha da presidência do legislativo jaraguaense, o Vereador Jean (vice-Presidente da Câmara-2011), fez o uso da palavra livre, enaltecendo o seu colega de trabalho. Como de costume, Leuprecht revelou que boa educação existe no legislativo jaraguaense. Além disso, priorizou a necessidade da boa convivência, a qual gerará companheirismo, unidade e confiança, elementos indispensáveis para o êxito administrativo de Jaime Negherbon, em 2011.
Ademir Pfiffer - Historiador

Jaime Negherbon, o discurso sem metaforas depois da vitória


Jaime Negherbon, o discurso sem metaforas. Modesto, o novo Presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul (SC), no discurso da vitória enalteceu o papel do legislativo e dos companheiros.
Ademir Pfiffer - Historiador

Jaime Negherbon, tranqulio também ganhou voto da Tia Nati


Jaime Negherbon, tranqulio também ganhou voto da Tia Nati. Depois da Era Petri na Camara de Jaraguá do Sul (SC), em 21 de novembro Jaime Negherbon chegou aonde sempre almejava, tornar-se presidente da casa do legislativo. O único voto feminino também recebeu da Professora e Vereadora (Presidente, exercício 2010). Agora, entrou para a galeria da Câmara e para a história política de Jaraguá do Sul (SC). Até o presente momento era conhecido como um cidadão comum. A partir de agora tem força política e pode contribuir para melhorar o entrosamento institucional, com a sociedade jaraguaense, no ano que não tem eleição, em 2011. É mais fácil, porém, o caminho político sempre é espinhoso e ardiloso, tarefa que Jaime enfrentará com força de vontade e uma equipe de trabalho aliada.
Ademir Pfiffer - Historiador

Jaime Negherbon, o metalúrgico que se tornou político em Jaraguá do Sul ...


O metalúrgico (WEG) e garrageiro (Barra do Rio Cerro) e morador do Bairro São Luíz, de Jaraguá do Sul (SC) foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores. Quem é este pacato cidadão?
Ademir Pfiffer - Historiador

Categoria:
Arlete Schwedler, a marca da arte de Jaraguá do Sul em movimento

O Vale do Itapocu, através da artista plástica, Arlete Schwedler ganhou destaque Nacional em Brasília (DF), 50 anos depois de sua fundação. Pelo correio eletrônico recebi as fotos para registrar os fragmentos da trajetória desta profissional das artes visuais.

Por email a Senhora Arlete Schwedler transmitiu a seguinte mensagem:

"O Senado Federal mais uma vez expõe obras de artistas plásticos escolhidos pelos Senadores para apresentar o movimento artístico de seus Estados de origem. Eles constituem, em conjunto, um exemplo marcante de riqueza e da diversidade  cultural de nosso Pais.  
Desde os tempos mais remotos a arte constitui a melhor expressão da humanidade. Ao lado das formas de expressão plástica se distinguiu com a capacidade de despertar emoções e de ser um agente transformado, tornando cada vez mais rica a comunicação da sociedade.  O   artista é um privilegiado por ter a capacidade de criação, a capacidade de fazer existir o que não existia fazer ser o que não era. Pois a obra de arte e isso, um objeto a ser visto pelos outros. Dois desafios se põem assim ao ato criador: o de formar-se na imaginação do artista e o de transformar-se em objeto real.  Os artistas brasileiros têm  as mais diferentes formações e modos de criação artística. Uma a uma elas se expressam e se revelam, compondo um retrato fragmentado e composto da arte brasileira. São assim uma maneira de comunicação entre as diversas partes do Brasil e entre o Brasil e o nosso publico. Assina: José Sarney, Presidente do Senado Brasileiro. "   
                                                                                 
A abertura se deu no dia 17 de novembro de 2010, com a presença de todos os artistas expositores, dos senadores, funcionários do senado, jornalistas  e outros. Todos os estados brasileiros foram representados ( Arlete Schwedler,  de Jaragua do Sul, com a obra   "A migração alemã em Jaraguá do  Sul" , grifo: Ademir Pfiffer)

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Isaura Maria da Luz Silveira, a trajetória de uma educadora de Brusque


Isaura Maria da Luz Silveira, a trajetória de uma educadora de Brusque (SC), que veio a Jaraguá do Sul (SC), removida em virtude do esposo João, o qual tinha a missão de facilitar e da suporte técnico para criação da AMVALI (1979). Morando nesta cidade jaraguaense prestou relevante trabalho inicialmente em sala de aula nas escolas Estadual, Professor Heleodoro Borges (Bairro Baependi) e Professor Duarte Magalhães (Barra do Rio Cerro). conheça nesta entrevista a cidadã que mudou paradigmas na história da educação municipal, de Jaraguá do Sul, na Era Geraldo Wergninhaus (1997 - 1999).
Ademir Pfiffer - Historiador

Débora Volpi, Caminhos Trançados


Débora Volpi.Cidadã e pesquisadora que realizou a pesquisa social e econômica, a qual gerou um livro, Caminhos Trançados. O trabalho desta jovem jornalísta se tornou referencial no Estado de Santa Catarina, pois é permeado pelo talento, qualidade vocacional, fato atribuido a dedicação e identidade com o jornalismo que faz, no Vale do Itapocu, no diário O Correio do Povo, em Jaraguá do Sul (SC). Conheça Débora Volpi, que descobriu nas aulas de história da Professora Iracema Schlögel (Escola de Educação Básica "Professora Valdete Inês Piazera Zindars"), o inicio de sua trajetória como jornalista e agora escritora. É formada pela UNIVALI (Itajaí/SC).
Ademir Pfiffer - Historiador

Constantino Pradi, o jogador que nasceu em meio a uma família futebolística



Constantino Pradi, o jogador que nasceu em meio a uma família futebolística. Mas foi no Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro, que este morador de Jaraguá Esquerdo ganhou visibilidade esportiva. O pai Arduino Pradi foi um dos jogadores que começou a história do Palestra Itália (Palmeiras), em Jaraguá do Sul (SC), na Barra do Rio Cerro. O movimento pebolístico iniciou nos idos dos anos 20, do século XX, no pasto da Nona Rubini, que tinha muitas vacas leiteiras e um montão de terneiras,pastando no Morro da Polenta (Propriedade de Angelo Rubini). O Campo de futebol ficava entre o estacionamento do Supermercado Breithaupt e tal moro citado. Conheça alguns dos fragmentos desta história deste cidadão simples, porém, um potencial para a história regional do futebol. Ademir Pfiffer - Historiador

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Isaura Maria da Luz Silveira- Caminhos Trançados - 2


Isaura Maria da Luz Silveira- Caminhos Trançados (vídeo2), uma continuidade do primeiro e neste, a articuladora do Projeto Regional da Fibra da Bananeira, traça as considerações finais, analisando perspectivas e apontado caminhos desta nova cultura de renda familiar e feminina, para o futuro. Com este novo paradigma econômico Isaura revelou que além de educar para cidadania, também tem tato e identidade com a cultura rural ligada as camponesas dos vales Itapocu e Itajaí. Ademir Pfiffer - Historiador

Isaura Maria da Luz Silveira- Caminhos Trançados - 1


Caminhos Trançados (vídeo1). Nesta entrevista para as redes sociais da internet (You Tube, Blog Vale Itapocu, Myspace, Twitter, Facebook e Orkut), a Professora Isaura da Luz Silveira irá relatar com dinamismo do Projeto da Fibra da Bananeira, articulada por sua equipe de trabalho na Secretaria de Desenvlvimento Regional de Jaraguá do Sul, de abrangência na AMVALI. O Projeito é pioneiro, portanto, respaldo no trabalho da mulher rural, que encontrou neste viês, as possibilidade de emanciapação social e econômica. Isso gerou melhor qualidade de vida e afirmou a permanência da mulher cidadã no campo, um dificil desafio, em matéria de políticas públicas, mas não é impossível .
Ademir Pfiffer - Historiador

domingo, dezembro 12, 2010


Guaramirim, o Papai Noel deseja Feliz Natal - 2010. A história de Guaramirim (SC) ganhou versão natalina com criatividade e patrocinio do Governo do Município. Desde 1886, Itapocuzinho I, que já foi Bananal evoluiu, cresceu e desenvolveu. Neste inicio de terceiro milênio a localidade centenária e organizada em Município está madura e sabe do papel que representa para a região da AMVALI e a nova Guaramirim.
A recriação do Natal, mostra a capacidade do povo em celebrar a data 25 de dezembro, com amizade e valores fundamentais, como da paz universal, simbolizada no rosto deste simpático velhinho.
Ademir Pfiffer - Historiador

AMVALI, Alessandro Hansen Vargas - avaliação ano 2010


AMVALI, Alessandro Hansen Vargas - avaliação das ações do ano 2010, quando Fernando Reinke, Prefeito de Massaranduba (SC) presidiu a entidade, a qual realizou importantes ações de impacto, fruto de parcerias e cooperação técnica, principalmente, de auxílio aos pequenos municípios.
Ademir Pfiffer - Historiador

AMVALI, rumo aos 32 anos de fundação _ Presidente Nilson Bylaardt


AMVALI, rumo aos 32 anos de fundação _ Presidente Nilson Bylaardt . Nesta entrevisa o chefe do Executivo de Guaramirim (SC), faz um breve relato de sua eleição para presidir o maior órgão do associativismo municipalista, a Associação do Municípios do Vale do Itapocu, cuja entidade tem sede na cidade pólo de Jaraguá do Sul (SC), no Bairro Vila Nova, Rua Artur Gumz.
Ademir Pfiffer _ Historiador

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Cartão Natalino - 2010 - CEJA

Terçasferinos, encerraram o ano em 14 de dezembro o ano letivo no CEJA Jaraguá do Sul [SC], em 2010.


 

terça-feira, dezembro 07, 2010

Schützenfest in Jacu Açustrasse - Sociedade Comercial - 2

Schützenfest in Jacu Açustrasse - Sociedade Comercial - 1

72 ª Festa das Flores - Joinville - SC - Donato Seidel

Natal jaraguaense Rede Postos Mime - 2010


Natal jaraguaense Rede Postos Mime , no Estado de Santa Catarina. A cor do Advento, o vermelho é o destaque, cujo Presépio atrai visitantes e consumidores. As luzes e os personagens da história da religião do Cristianismo é simbolizado, segundo a tradição, o que eleva a auto-estima do cidadão brasileiro, que escolheu o Cristianismo, base de unidade, fé e civilização.
Ademir Pfiffer - Historiador
Categoria:

domingo, dezembro 05, 2010

Arquivo H. Municipal "Eugênio Victor Schmöckel" - Dra Sandra Guedes - 5


"Dra. Sandra GuedesÉ Bacharel, licenciada, mestre e doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Desde 1986 é pesquisadora e professora da Universidade da Região de Joinville e desde 2009 Coordenadora do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da mesma universidade. Possui sete livros publicados sendo que o mais recente é ESPORTE E LAZER EM JOINVILLE: memórias da Associação Atlética Tupy (2010). Tem experiência na área de pesquisa Histórica atuando principalmente nas seguintes linhas: história de joinville, patrimônio cultural, representações sociais e história regional." Fonte: Site:Fundação Cultural - Governo de Jaraguá do Sul - SC . A capacitação ocorreu na sede da AMVALI, no Bairro Vila Nova, na Rua Artur Gumz. Ademir Pfiffer - Historiador

Arquivo H. Municipal "Eugênio Victor Schmöckel" - Dra Sandra Guedes - 4


"Dra. Sandra Guedes. É Bacharel, licenciada, mestre e doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Desde 1986 é pesquisadora e professora da Universidade da Região de Joinville e desde 2009 Coordenadora do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da mesma universidade. Possui sete livros publicados sendo que o mais recente é ESPORTE E LAZER EM JOINVILLE: memórias da Associação Atlética Tupy (2010). Tem experiência na área de pesquisa Histórica atuando principalmente nas seguintes linhas: história de joinville, patrimônio cultural, representações sociais e história regional." Fonte: Site:Fundação Cultural - Governo de Jaraguá do Sul - SC . A capacitação ocorreu na sede da AMVALI, no Bairro Vila Nova, na Rua Artur Gumz. Ademir Pfiffer - Historiador

Arquivo H. Municipal "Eugênio Victor Schmöckel" - Dra Sandra Guedes - 3


"Dra. Sandra Guedes. É Bacharel, licenciada, mestre e doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Desde 1986 é pesquisadora e professora da Universidade da Região de Joinville e desde 2009 Coordenadora do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da mesma universidade. Possui sete livros publicados sendo que o mais recente é ESPORTE E LAZER EM JOINVILLE: memórias da Associação Atlética Tupy (2010). Tem experiência na área de pesquisa Histórica atuando principalmente nas seguintes linhas: história de joinville, patrimônio cultural, representações sociais e história regional." Fonte: Site:Fundação Cultural - Governo de Jaraguá do Sul - SC . A capacitação ocorreu na sede da AMVALI, no Bairro Vila Nova, na Rua Artur Gumz. Ademir Pfiffer - Historiador

Arquivo H. Municipal "Eugênio Victor Schmöckel" - Dra Sandra Guedes - 2


"Dra. Sandra GuedesÉ Bacharel, licenciada, mestre e doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Desde 1986 é pesquisadora e professora da Universidade da Região de Joinville e desde 2009 Coordenadora do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da mesma universidade. Possui sete livros publicados sendo que o mais recente é ESPORTE E LAZER EM JOINVILLE: memórias da Associação Atlética Tupy (2010). Tem experiência na área de pesquisa Histórica atuando principalmente nas seguintes linhas: história de joinville, patrimônio cultural, representações sociais e história regional." Fonte: Site:Fundação Cultural - Governo de Jaraguá do Sul - SC . A capacitação ocorreu na sede da AMVALI, no Bairro Vila Nova, na Rua Artur Gumz. Ademir Pfiffer - Historiador

Arquivo H. Municipal "Eugênio Victor Schmöckel" - Dra Sandra Guedes - 1


"Dra. Sandra GuedesÉ Bacharel, licenciada, mestre e doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Desde 1986 é pesquisadora e professora da Universidade da Região de Joinville e desde 2009 Coordenadora do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da mesma universidade. Possui sete livros publicados sendo que o mais recente é ESPORTE E LAZER EM JOINVILLE: memórias da Associação Atlética Tupy (2010). Tem experiência na área de pesquisa Histórica atuando principalmente nas seguintes linhas: história de joinville, patrimônio cultural, representações sociais e história regional." Fonte: Site:Fundação Cultural - Governo de Jaraguá do Sul - SC . A capacitação ocorreu na sede da AMVALI, no Bairro Vila Nova, na Rua Artur Gumz. Ademir Pfiffer - Historiador