Estatística

quinta-feira, outubro 21, 2010

Meu Berço, livro da família Figur

Em 20 de outubro recebi a visita do Senhor Alberto Figur, filho de Ervino Albino Figur, que reside no Bairro Czerniewicz, em Jaraguá do Sul (SC). O motivo da visita foi a entrega do livro  "Meu Berço", o qual foi narrado pelo seu pai, Ervino Albino Figur, a partir de pesquisas de História Oral por anotaçôes.
A obra literária de caráter familiar tem como cenário, as cidade de Erebango (RS), Caçador  (SC)e Jaraguá do Sul (SC), onde várias famílias se tornaram persongens. O tronco geneológico da obra é a família Figur, a qual tem laços de parentescos com as famílias, Maas, Bech, Zincke, Zorzan, Jubin. Lhomann, Krumm, Barfknechet, MUller e Borgmann.
Seu Ervino Albino Figur, apesar ter cursado somente o primário em uma escola étnica (alemã) revelou que traz no sangue, o gosto pelo registro de memória e história. O livro é modesto, mas rica fonte de registro de memória oral, dados geneológicos, empreendedorismo rural e comercial.

A capa mostra o potencial da araucária no Sul do Brasil, que foi e continua fonte de alimentação, abrigo em temporada de calor, madeira para consturções diversas e fabrico de móveis.

A obra literária veio com dedicatória, o que a torna muito significativa para quem recebeu.
Seu Ervino Albino Figur, nesta imagem diigitalizada é o Senhor que está sentado. Hoje, é um cidadão octagenário.

domingo, outubro 10, 2010

Schützenfest, 22ª edição - Banda Vox 3



Schützenfest, 22ª edição - Banda Vox 3, da cidade de Blumenau (SC) veio a Jaraguá do Sul (SC) abrilhantar esta festa, que difunde os valores da cultura germânica, em 134 anos de colonização alemã.
Ademir Pfiffer - Historiador