Estatística

quarta-feira, março 31, 2010

Loja da Traudi - Jaraguá Esquerdo

Por longos anos já é uma tradição, a Loja da Traudi em Jaraguá do Sul (SC)  incentivar à comunidade a refletir os elementos que estão associados à tradição religiosa de Páscoa.

Cores e criatividade aliada à simplicidade, fazem o diferencial desta loja de artesanto e outros produtos de decoração.

 Vários coelhos (as) símbolo da fertilidade recebem o visitante e o consumidor, o maior interessado em busca de serviços, compras e decorações.

O coelho é um bicho de estimação e, é muito lembrado por ocasião da Páscoa. Na Loja da Traudi sobe  prateleiras e faz pose para os fotógrafos, visitantes e clientes.

Cesta de vime e casquinhas de ovos de galinha são elementos que reforçam a cultura religiosa do significado de Páscoa.

Na véspera de Páscoa, uma coelha  mostra a vida tranquila em seu balanço.

As cores fazem a festa da Páscoa na Loja dos Schütz e Vieira. 

domingo, março 28, 2010

José Carlos Fagundes, o herdeiro do legado do fotográfo Hofmann

Uma exposição que trata da trajetória de vida do fotográfo Hofmann, imigrante alemão está no Museu Wolfgang Weege, na cidade de JARAGUÁ do SUL (SC). José Carlos Fagundes é o historiador de Barra Velha (SC) e tem o acervo já por longos ano.
A exposição é de conhecimento apennas de tres cidades: Barra Velha, Joinville (Festas das Flores/2009) e Museu/ Parque Malwee.
Visite essa exposição, pois o mundo da arte fotográfica está neste Museu, registro de imagens principalmente de Hansa, atual Corupá (SC).
Ademir Pfiffer - Historiador

Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política - vídeo 2

Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política. A Câmara Municipal, através de sua Presidente Natália Lucia Petry realizou ato solene no Legislativo, com a presença da Prefeita Cecília Konell - vídeo 2 .
Geraldo José da Agazeta, influente jornalista que chedou na década de 70 e ex-comunicador da Rádio Jaraguá foi o mestre de cerimônia.
Ademir Pfiffer - Historiador

Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política - vídeo 1

Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política. A Câmara Municipal, através de sua Presidente, Natália Lucia Petry realizou ato solene no Legislativo, com a presença da Prefeita Cecília Konell e dos familiares remanescentes dos atores sociais, que desencadearam o processo de emancipação política em 1934, transformando o Distrito em Município de Jaraguá (SC) - vídeo 1.

sábado, março 27, 2010

Malha Sul ferroviária corta o Centro de Jaraguá do Sul - SC

Flagrantes de uma história de progresso com 100 anos, cujo enredo tem elementos que enaltecem a cultura do desenvolvimento de Jaraguá do Sul (SC). Um túnel sugestivamente, resolveria o problema do trem continurar cortar a cidade sem prejudicar o movimento de pedestres, ciclistas e condutores de veículos, etc.
Transferir a rota da malha Sul ferroviária à cidade vizinha de Schroeder, como está estruturada em Jaraguá do Sul, no futuro breve, ela trará os mesmos desfios de agora. Daqui há 50 anos, Schroeder terá os mesmos problemas de nossa cidade e como ficará então? Caso prevalecer a ditadura do pensamento único, ou seja, que almeja arrancar grosseiramente, o traçado da ferrovia e jogá-lo no território schroedense, sem investimentos em pontes, elevados e viadutos, as autoridade que fizeram isso serão lembradas como uma geração de "embreagados " pelo progresso insustentável, baseado na estupidez e na alma pequena.
Ademir Pfiffer - Historaidor

Carlos Henrique Schroeder- a obra: “As certezas e as palavras”

Carlos Henrique Schroeder, entrevista que narra o enredo de sua nova obra literária. A entrevsita foi na sede do Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel", na Ida Bona (Centro), em 26 de fevereiro de 2010.
A proposta de Schroeder com este novo livro é "tirar o leitor da sua zona de conforto".
A obra é intitulada de“As certezas e as palavras” pela Editora da Casa ( R$ 25,00), com 128 páginas, a qual reúne mais de vinte contos, alguns inéditos e outros publicados em coletâneas, revistas e jornais nos últimos cinco anos.

Ademir Pfiffer - Hstoriador

quinta-feira, março 25, 2010

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC - vídeo 9

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC. Gravado no antigo Agropecuário (SALVITA), na Barra do Ribeirão Molha. Vídeo 9. Ademir Pfiffer - Historiador

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC - vídeo 8

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC. Gravado no antigo Agropecuário (SALVITA), na Barra do Ribeirão Molha. Vídeo 8. Ademir Pfiffer - Historiador

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC - vídeo 7

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC. Gravado no antigo Agropecuário (SALVITA), na Barra do Ribeirão Molha. Vídeo 7. Ademir Pfiffer - Historiador

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC - vídeo 6

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC. Gravado no antigo Agropecuário (SALVITA), na Barra do Ribeirão Molha. Vídeo 6. Ademir Pfiffer - Historiador

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC - vídeo 5

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC. Gravado no antigo Agropecuário (SALVITA), na Barra do Ribeirão Molha. Vídeo 5. Ademir Pfiffer - Historiador

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC - vídeo 3

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC. Gravado no antigo Agropecuário (SALVITA), na Barra do Ribeirão Molha. Vídeo 3. Ademir Pfiffer - Historiador

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC - vídeo 2.

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC. Gravado no antigo Agropecuário (SALVITA), na Barra do Ribeirão Molha. Vídeo 2. Ademir Pfiffer - Historiador

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC - vídeo 1

Carnaval é símbolo de cultura afro em Jaraguá do Sul - SC- vídeo 1 - Ademir Pfiffer - Historiador

Praça Martim Lutero, o Monge Católico é homenageado em Jaraguá do Sul - SC

No Bairro Amizade, no Governo Moacir Antonio Bertoldi foi construida a Praça Martim Lutero, em homenagem ao Monge Católico, que fundou o movimento do Protestantismo. Em Jaraguá do Sul (SC), esse movimento iniciou nos anos 60, no Vale do Rio da Luz, com os colonizadores pomeranos e alemães, segundo documentos no Arquivo Histórico José Ferreira , da cidade de Blumenau (SC).
Ademir Pfiffer - Historiador