Estatística

domingo, outubro 11, 2009

Blumenau, terra da 26ª Oktoberfest

Uma legião de fãs da cultura folclórica alemã invadiu a cidade de Blumenau (SC), no Vale do Itajaí, para assistir o desfile alegórico de mais de 100 grupos, que narram os fragmentos da história e da memória desta cidade.
A festa aconteceu em 10 de outubro, a partir das 17 horas, ao longo da Rua XV de Novembro. Depois o público esticou até os pavilhões da festa e atravessou a noite apreciando as atrativas gastonômicas e os bailes nos diversos setores, ao som folclórico contagiante das bandas típicas alemãs, que continuam atraindo milhares de turistas do Brasil e do Mundo.


sábado, outubro 10, 2009

Jaraguá do Sul - hoje e ontem

Em 1976 a cidade festejou o seu centenário. Na ocosião foi escolhido um terreno no fim da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, próximo a antiga residência dos senhores José Watzko e Conrado Riegel.
Neste local, foi instalado um conjunto de balões inflaveis, nos quais foram realizadas as instalações dos standes de empresas e do comércio da cidade.
O Prefeito da época, Eugênio Strube*, em outubro de 2008 contou esta narrativa por ocasiã de uma entrevesta de História Oral, os indicadores do sucesso do empreendedorismo, que resultou em excelente negócios para a economia da cidade.
A fotos de ontem (Loreno Hagedorn) e hoje (Ademir Pfiffer) mostram como era a geografia urbana do local e como se encontra o local em outubro de 2009, após 33 anos.

Atualmente há uma caragem de automóvel, um conjunto de edificações e um logradouro público que foi batizado de Rua Centenário, marcando o local, que foi um encontro de negócios e atrações diversas. Atualmente é um ponto de memória e história da cidade, que oculta nos aterros, a história de muitas enchentes, as quais traziam enormes prejuizos aos proprietários das terras cultivadas e a artéria da estrada principal, que era afetada, não permitindo a ligação entre as cidade de Jaraguá do Sul e Pomerode(SC).

domingo, outubro 04, 2009

Aonde localizava-se a sede social do América Acarai em Jaraguá (SC) nos anos 40 e 50?
Bem à margem esquerda do Rio Jaraguá, próximo ao alfaiate Mohr. Será como era a fachada da sede social?
Quais os segmentos que participavam dos bailes: a juventude ou só casais? Quem presidiu o clube naquela fase?

O Acarai está à caminho dos 100 anos e ajude revitalizar a memória deste clube. Deixe sua colaboração postando um recado com indicadores históricos.

Acarai, antigo América de Jaraguá - SC
Esta imagem é da fachada da antiga empresa metalúrgica Ewald (parafusos). Atualmente funciona no prédio uma empresa textil.
Nos anos 40, o local era de propriedade do Senhor Jacob Emmendôrfer e um pasto engramado servia de pastagem para as vaquinhas da família.
Nesse pasto nasceu o Brasil/Baependi e o América/Acarai.
Atualmente, os clubes possuem sede prórpria. O primeiro no Bairro Baependi e o segundo no Jaraguá Esquerdo.