Estatística

sexta-feira, maio 18, 2007

CEJA - Mostra de trabalhos dos alunos do Ensino Médio em 15 de maio

No período noturno foram reunidos os alunos com o objetivo de revelar a prática pedagógica nas oficinas curriculares do Nivelamento ao Ensino Médio.
Como docente programei um Projeto que possibilitasse a reflexão sobre os diversos desafios que afligem a vida dos nossos alunos nos bairros. Temas como educação, saúde, transporte, moradia, saneamento básico, entre outros.
Já docentes Marlise Longo Macarini e Waldomiro Weiler optaram por projetos com ênfase a discussão relacionadas ao Meio Ambiente. a seguir conferimos pelas imagens digitais o que aconteceu no palco do CEJA:



Relatório Ensino Médio (Oficina de História)Disciplina: Química - Professor: Carlos Schulz

"Os alunos de Química falaram sobre remédios, na importância de ler a bula, que não devemos se alto medicar, no perigo da alto dosagem e nunca deixar no alcance das ciranças. Produtos de limpeza precisamos ter cuidado, pois são produtos tóxico; ler com atençaõ os rótulos, usar a quantia adequada, pois o uso incorreto pode causar danos. Também achei interessante a história sobre, como será a nossa vida daqui alguns anos." Seli do Carmo Morriesen


Os alunos de Nivelamento revelaram o enfoque temático sobre o Meio ambiente. Ilustrações através de cartazes auxiliaram a explanação.

Já os alunos de História revelaram os desafios de morar em Jaraguá do Sul, nos bairros, cuja cidade foi esquecida quando o "estelionato eleitoral" sacudiu a cidade.



A Aluna Nelsa Kamers, com ótima explanação, contou com o recurso das imagens digitais, o desafio de circular na Rua 25 de Julho, na pista onde circula os automóveis ou nas calçadas, à pé ou de bicicleta..
Os alunos que não apresentaram eram ouvintes, os quais puderam interagir durante as apresentações.


Para encerrar as apresentações da noite, a diretora Selésia traçou o propósito das experiências curriculares, as quais foram materializadas com ótimas atividades, devidamente contextualizadas. Não faltaram alerta, obesrvações e incentivo para todos: alunos e professores.

quinta-feira, maio 17, 2007

Biblioteca Pública Municipal recebe exposição de garrafas em arte








O que há de comum entre Jaraguá do Sul e Rio do Sul nas SDR, Governo Luiz Henrique da Silveira, quadriênio 2007 a 2010?


segunda-feira, maio 14, 2007

CEJA, MOSTRA DE TRABALHOS NO PALCO: SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Direção,Professores (as) e alunos(as) do Centro de Educação de Jovens e Adultos reuniram-se para realizar um encontro, com a finalidade da socialização dos conhecimentos já estudados em sala de aula, através das oficinas do Ensino fundamental.

Data: 14 de maio de 2007.
Horário: 19 hs
Local: Galpão coberto da Unidade Escolar
Rua: Professor João Januário Ayroso - Jaraguá Esquerdo

Professora Marlise sabrina Longo Macarini e o Professor Aldomiro Weiller explanando a temática sobre o Meio Ambiente desenvolvida pelos alunos do Nivelamento.

Para explanar o eixo temático relacionado ao Meio Ambiente, várias linguagens foram utlizadas, como arte, acrróstico, palavras cruzadas, entre outras. O resultado foi preciso, pois revelou o envolvimento dos alunos, os quais mostraram-se sensibilizados sobre a abordagem. No palco a timidez foi aos poucos substituída pelas vozes narrativas e explicativas, por alunos que estão aprendendo a compreender as relações de vida e interferência do homem, no planeta terra.

A Arena Jaraguá foi temática que sucitou críticas acentuadas nas apresentações dos trabalhos artísticos pelos alunos do Ensino Fundamental, disciplina de História. Apesar da imponente arquitetura representar as aspirações das eleites dominantes, eu, como professor mediador e facilitador, estimulei a reflexão das metas mais significativas da gestão pública da atual administração, em seu Plano de Governo, não contemplar obra de tamanha envergadura. Havia outras necessidades vitais para a população, inclusive elencadas no Plano de Governo Moacir e Rose (2005 - 2008).

Os trabalhos sobre a Arena Jaraguá foram realizados com auxílio da pesquisa em revistas e jornais regionais. O resultado foi significativo, pois o aluno reproduziu e estampou críticas construtivas, pois a obra na visão dos mesmos não foi do sonho do povo, mas de práticas de manipulações.

O esforço de estampar à platéia, o sofrimento do povo, que nao recebeu saneamento básico, rede de esgoto, escolas, centros infantis, entre outras necessidades vitais. Agora a cidade coleciona o segundo "elefante branco". A primeira obra gigantesca que foi edificada foi a Sociedade Cultural Artistica - SCAR, a qual tem pouca importância vital para cidade, pois ainda não se "despiu" para o povo.

Subir ao palco e realizar uma releitura da obra do novo "elefante branco" foi um desafio para os alunos da 7ª série, do Ensino Fundamental.

O valor da alimentação saudável, tema que foi ao palco para socialização do conhecimento, por meio de facilitação da Professora Jaqueline de Ciências.


Alunos do turno noturno, ocuparam uma das dependências da Unidade Escolar, para prestigiar os trabalhos do colegas de sala de aula. O desafio foi desenvolver o valor de ouvir e aplaudir, o colega que foi ao palco para apresentar os eixos temáticos.

quarta-feira, maio 09, 2007

Bandoneonfest, 7ª edição será regada por muita tradição musical alemã