Estatística

sábado, setembro 30, 2006

Eleições em Santa Catarina - 2006

Municípios - 293
Zonas e juntas eleitorais - 102
Turmas apuradoras - 132
Locais de votação efetivos - 4.013
Seções eleitorais - 13.948
Seções agregadas - 1.252
Seções efetivas - 12.585


1. Qual a importância do voto?

Como tudo na vida, a importância do voto é relativa. Há quem faça questão de votar, e há quem não vê a menor importância nisso. Eu, particularmente, sempre anulei meu voto ou votei em branco. É uma forma de protesto. Tenho n motivos para fazê-lo, como por exemplo, se estamos numa Democracia, por que o voto tem de ser obrigatório? Outro motivo: o sistema judiciário não pune político desonesto. E, como resultado, a corrupção se generaliza. Mas o maior problema é a passividade do povo em relação à corrupção. Quando digo o povo, não estou me excluindo, não. Também faço parte do povo e assumo a minha parcela de contribuição.
A guisa de ilustração vai aqui uns versinhos que fiz sobre isso.

Sob os militares
Padecíamos à beça
Veio a Democracia
Continuamos na merda
É que prum rebanho
Passivo, e que não pensa
prisão e liberdade
Não faz diferença



2. "Vale a pena votar nulo como forma de protesto?"

- Qualquer forma de protesto vale a pena.
Colaboração: João Souza - Jaraguá do Sul - SC

sexta-feira, setembro 29, 2006

Rã-Bugio, um Instituto no verde Vale do Itapocu à serviço para preservação da Mata Atlântica O Rã Bugio é uma Organização Não Governamental estabelecido no Vale do Itapocu à serviço para conservação da Mata Atlântica. Partindo desse pressuposto, compreendo que o papel desse Instituto vem ao encontro e de apoio ao Plano Político Pedagógico (PPP) de cada Unidade Escolar, vinculadas aos sistemas de ensino, das redes de ensino público, do Município ou do Estado.
Por se tratar de um Instituto fundamentado numa proposta de conservação do maior patrimônio natural do litoral brasileiro, a Mata Atlântica (floresta), tornou-se reconhecido pelo trabalho que desenvolve, através das ações educativas em prol de um mundo melhor.
Atualmente, o reconhecimento e o prestigio do Instituto ultrapassou os limites do Vale do Itapocu, como a conquista e o reconhecimento pela PETROBRAS, que passará patrociná-lo.

Confira parte da matéria jornalística divulgada pelo Instituo:

“A PETROBRAS, a maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo, anuncia patrocínio para o Instituto RÃ-BUGIO para Conservação da Biodiversidade, ONG ambientalista, sediada em Jaraguá do Sul (SC), que se dedica na defesa do que resta da Mata Atlântica.
O anúncio ocorreu no dia 15/09/06, na sede da PETROBRAS no Rio Janeiro e foi feito pelo presidente e diretoria da empresa, em solenidade que reuniu a imprensa e autoridades. O projeto do Instituto Rã-bugio, “Serra do Mar: Água e Vida” concorreu com outros 900 projetos inscritos no programa Petrobrás Ambiental, dos quais foram selecionados apenas 36, sendo 2 em SC, o do Rã-bugio e da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária (UFSC). Na etapa final, cada projeto foi julgado por 4 pessoas (3 especialistas externos e um funcionário da Petrobras)”.


O Instituto promove ação educativa, através profissionais gabaritados, com importantes reflexões, focalizando os principais eixos norteadores da proposta pedagógica nas temáticas, conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade. O público alvo são às crianças, jovens e adultos. Desta forma, o Instituo cumpre sua função social e cultural, em defesa do maior patrimônio natural existente, em toda a extensão da Serra do Mar, onde se localiza a Mata Atlântica.
Com a existência do Instituto Rã-Bugio no Vale do Itapocu, a partir de seu propósito e finalidade, quais as ações educativas estão sendo desenvolvidas à favor da conservação do patrimônio natural, localizado no Vale do Itapocu, pelas Unidades Escolares?
As Unidades Escolares durante o ano letivo promovem diversos projetos vinculados ao Plano Político Pedagógico (PPP), cuja divulgação ocorre na mostra dos trabalhos de iniciação cientifica, organizado para essa finalidade.

Este blog está à serviço para difusão desses projetos e trabalhos, que envolvem os educadores e estudantes realizadores de experiência, visando à defesa e a conservação da Mata Atlântica, para uma melhor qualidade de vida.
Socialize sua experiência pedagógica, através de trabalhos com enfoque artístico, teatral, narrativo, dissertativo, argumentativo, dentre outros. Segue endereço do correio eletrônico para colaborar e participar:
Ademirpfiffer@yahoo.com.br

Para compreensão mais completa relacionada à conservação da Mata Atlântica, acessar:

Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade
www.ra-bugio.org.br
Jaraguá do Sul- SC - Brasil
COMUNIDADE DO RÃ-BUGIO NO ORKUT
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2078146

Fotos: Instituto Rã-Bugio

quarta-feira, setembro 27, 2006

Sociedade Catarinense Brüderthal: promovendo o lazer social e cultural há 45 anos
Data: 23 de setembro

O que aconteceu?

O Sr Vitor Fiamoncini, Rei do Tiro ao Alvo, após um ano de reinado organizou uma festa aos associados e convidados.Os cavalheiros Amarildo Wilte e Valério Jung, também compareceram nesta data festiva, para prestigiar o Rei e sua família.

Onde?

A festa aconteceu na sede social da Sociedade, na localidade de Brüderthal, Município de Guaramirim, a partir das 14 horas.

Banda?

Os Orientais, cidade de Blumenau (SC).

Comentários:

A festa começou com a tradicional ritualística folclórica de busca de Rei e cavalheiros. Após essa etapa, os convidados cumprimentaram o Rei e os respectivos cavalheiros. Paralelamente, aconteceu a disputa do novo Rei, para o ano 2007, no stande de tiro.Uma farta refeição regada a muita bebida, cervejas e refrigerantes foram oferecidas aos convidados.Para completar o êxito da festa, uma tarde dançante aconteceu, quando convidados e visitantes dançaram ao som da banda de música.Sociedade presentes:Onze União, Massaranduba; Amizade, Independência, Botafogo, Alvorada, Jaraguá do Sul e Comercial, Guaramirim.
Histórico:
A Sociedade Atiradores Catarinense foi fundada em 18 de novembro de 1961. O Sr Carlito Engelmann é o atual Presidente.Como Presidente tem novas metas a partir da inaugração da Rodovia do Arroz, prevista para dezembro deste ano, quando serão necessários edificar murro de contenção frontal e ampliação da área da cozinha.

Tradição do Schützenbaum é Resgatada em Ritmo de Schützenfest
Manhã de sábado de 16 de setembro, o jaraguaense conferiu de perto, a abertura da "Schützenfest" pelas Avenidas Getúlio Vargas, Marechal Deodoro da Fonseca e Praça Angelo Piazera.Ao som musical de vários instrumentistas, a Praça Angelo Piazera lotou com um público atento, para assistir a instalação do "Schützenbaun", um pau roliço fincado no num buraco, onde foram apresentados 19 flâmulas, simbolizando a presença das Sociedades de Atiradores do Vale do Itapocu, na "XVIIIª. Schützenfest" , que ocorrerá no mês de outubro.Com essa iniciativa, a tradicional Schützenfest, passa a contar com mais um indicador cultural, possibilitando aos que cultuam as tradições de origem germânicas, manter-se fiéis com essa tradição de origem medieval, em solo europeu.

O público compareceu para prestigiar a cultura germânica, no lançamento oficial da festa dos atiradores do Vale do Itapocu, que ocorre todos os anos no mês de outubro.



terça-feira, setembro 26, 2006

Sociedade 25 de Julho - tradição com vínculo ao esporte do tiro ao alvo



Bairro: Jaraguá 99


Localizada no antigo lote colonial de Jaraguá 99, é uma Sociedade dedicada às manifestações culturais relacionadas à prática do tiro ao alvo (carabina e flecha).
Em 16 de setembro, os (as) associados (as) reuniram-se para homenagear a majestade do tiro feminino, a Sra Marilia Hansen Konell, com as respectivas princesas, Renilda Bast e Sirlei Vanessa Pacheco.
A Sra Ilka Fodi, foi a comandante da marcha e da ritualística folclórica de busca da Rainha e das princesas, num clima fraterno e fortes laços de amizades, entre as associadas.
Além dos (as) associados (as), um grande número de convidados (as) compareceram à festa, no sábado chuvoso. A Banda "Os Ideais", da cidade de Gaspar (SC) apresentou-se no melhor estilo musical, com um rico repertório, principalmente, dedicado à cultura musical alemã.
Um farto café colonial foi oferecido a todos os presentes na festa. Tudo preparado na cozinha da própria Sociedade, com simplicidade.
Às 18 hs encerrou-se as festividades com marcha final e proclamação das novas majestades, que terão um ano para organizar os festejos de coroação, em 2007.


Histórico


Por volta de 1955 existia na localidade de Jaraguá 84, o Clube de Futebol Garibaldi, na propriedade do Sr Walter Marquardt. Foi no ano de 1956, que um grupo de associados a esse Clube expandiu a razão social para área cultural, iniciando a prática competitiva do tiro ao alvo. O primeiro Rei do Tiro ao Alvo, foi o Sr Walter Hornburg e a primeira Rainha foi a Sra Elfi Marquardt. Já o primeiro Presidente eleito do Clube, foi o Sr Haroldo Hisberner.
No entanto, só em 25 de julho de 1967, foi oficializada a fundação do Clube, com o nome de Sociedade Recreativa e Desportiva 25 de julho.

Botafogo Futebol Clube - um Clube regado por festas, esportes e tradições



Data: 09/09/06
O que aconteceu?

Com a participação dos atiradores das sociedades de tiro dos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Massaranduba, aconteceu a tradicional Festa do Tiro ao Alvo, da Semana da Independência, neste clube.
Reuniram-se aproximadamente, 300 convidados, dentre associados, convidados, turistas das cidades de São José dos Campos, Taubaté (SP), e uma jovem alemã da região de Wesfália, Alemanha.
A Banda Nova Blumenau, com um rico repertório musical realizou a tradicional ritualística folclórica de busca das majestades do tiro, bem como animou à tarde dançante e o baile, que iniciou pelas 20 horas e se estendeu até meia noite.

Rei: Edson Fischer
Rainha: Valéria Fischer
1º Cavalheiro: Ademir Fischer
1ª Princesa: Solange Fischer
2º Cavalheiro: Reinaldo Oldenburg*
2ª Princesa: Elzira Oldenburg
* O filho Renato acompanhou a mãe em substituição a ausência do pai, que se encontrava em viagem.
Quando surgiu o Clube?

Histórico


São muitos os personagens que constituíram a história do Botafogo. Era no dia 20 de novembro de 1949, data que se atribui à fundação do Clube. A primeira Assembléia ocorreu em 17 de agosto de 1950, quando foi eleito o Sr Virgilio Rubini, Presidente.
O Clube que nasceu futebolístico, construiu sua sede por iniciativa do empresário Wolfgang Weege, que doou um terreno para aquela finalidade.
Em 1954, a diretoria do Clube comprou uma arma de pressão para a prática do tiro ao alvo. Anos mais tarde, em 23 de agosto de 1957, era realizada a primeira Festa do Rei do Tiro. O Sr Alex Kienen, foi a primeira majestade e os senhores Heriberto Radünz e Faustino Demarchi, respectivamente, 1º Cavalheiro e 2º Cavalheiro.
Em 20 de abril de 1968 eram as mulheres que conquistavam o espaço dentro do Clube. Nesta data foi realizada a primeira Festa de Tiro ao Alvo Feminino, sendo a Rainha a Senhora Elfrida Behling, com as respectivas princesas: Felicita Enke e Imgart Rainke.
Atualmente o Sr Sérgio Dalcanalli preside a diretoria e, é o atual ecônomo do Clube.

quinta-feira, setembro 21, 2006

SOCIEDADE RIBEIRÃO GRANDE DA LUZ - SOHNSTIEFE

A Banda Diverson, da cidade de Blumenau (SC) foi a grande animadora dosfestejos do tiro ao alvo feminino, na Sociedade Ribeirão Grande da Luz,conhecida carinhosamente, no dialeto alemão por "Sohnstiefe".Os convidados foram recepcionados, com uma farta cozinha colonial, boabebida, muita gente simples, mas de importância cultural, pois ainda naquelacomunidade rural se guarda a mais autêntica cultura pomerana/alemã ligadasas tradições que remonta a história da colonização dessas etnias em Jaraguá,no final do século XIX.A majestade e anfitriã da festa do tiro ao alvo, foi a Sra Guisela Kuuetzfeld, Arlizia Krause 1ª Princesa e Alida Spredmann, 2ª Princesa.



Colégio Evangélico Jaraguá
Mostra de Trabalhos Escolares


Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento do senso critico, da criatividade e da integridade da pessoa, na dimensão da vocação para servir, esse conceituado educandário organizou sua Mostra de trabalhos de iniciação científica, em 20 de setembro, a partir das 19 horas.
A Mostra de trabalhos desse ano está acontecendo de modo muito diferente dos anos anteriores. Ao invés de organizar uma mega Mostra, o educandário optou por priorizar a participação de todos os alunos, inclusive os pais. Assim, os eixos temáticos curriculares foram apresentados através do recurso da interatividade, oportunizando ao estudante a compreensão do tema gerador, com desenvoltura, senso de responsabilidade, comunicação e a informação precisa à serviço da vida, grande desafio deste inicio de século.
Essa Mostra, caracteriza um novo fazer pedagógico, que o educandário está construindo, em base metodológicas multidisciplinar e multicultural.
Ao organizar por blocos, a Mostra a partir das 5ª séries (matutina/vespertina), começando essa nova experiência, o educandário responsabiliza os pais e educadores, que em parceria deverão trilhar pelos mesmos caminhos, ou seja, a busca constante pelo saber mais elaborado, com ênfase aos conhecimentos científico e erudito, bem como a formação do educando, com melhor visão de Mundo, Cultura, Homem e Sociedade.
Aproximadamente, 40 alunos, sob mediação do articulador pedagógico e de um grupo de professores qualificados, mostraram aos pais, a melhor visualização e compreensão do Currículo Escolar. Nos próximos meses acontecerão outros blocos de Mostra, visando materializar, a aplicação do Currículo Escolar, neste educandário nas dimensões vertical, horizontal e transversal, cuja avaliação é um elemento preponderante e determinante, para cumprimento de um Currículo com eficácia.


terça-feira, setembro 05, 2006

Visitação ao Museu Histórico "Emílio da Silva"


Ao Museu Emílio da Silva fomos visitar
já na entrada conhecemos
os prefeitos que administram
nossa Jaraguá
Em uma sala especial

as fotos antigas da cidade
chamaram nossa atenção
Nelas estavam registradas
toda a história
do Vovô Emílio da Silva
que muito contribuiu
para o resgate do passado
com sua vivência e experiência
deixou-nos um grande legado
Com tristeza descobrimos

que a Guerra também fez
parte da nossa Jaraguá
muitos homens que aqui viveram
foram pra Guerra lutar
Também descobrimos

que somos parte da história de Jaraguá
e que a paz por nós
deve começarem outra sala percebemos
um lugar onde passamos muito tempo
uma sala de aula antiga conhecemos
cujos nossos antepassados
muito aprenderam

no sótão subimos
e lá descobrimos muita coisa diferente
utensílios, objetos, marcas de um passado
cheio de riqueza
e extraordinária beleza
Pessoas que aqui viveram

muito trabalharam e
uma história construíram
para este lugar
nossa querida Jaraguá
tem muito a agradecer
aqueles que se foram
e com eles aprendera
um mundo melhor viver
É importante conhecer o passado

para melhorar o presente
e construir
um futuro descente.

Poesia elaborada pelos alunos da 3ª série B – Professora Anabela Riegel
Colégio Evangélico Jaraguá _ Jaraguá do Sul - SC