Estatística

sexta-feira, outubro 20, 2017

Jaraguá do Sul (SC): os 500 anos da Reforma Luterana

- Crédito de imagem: Ademir Pfiffer - 20/10/17 - 

O patrimônio cultural do autodoor revela nas ruas de Jaraguá do Sul, as celebrações dos 500 anos da Reforma Luterana.
Através deste modelo de comunicação visual, a população de Jaraguá do Sul (SC), está sendo convidada a participar do movimento cultural-religioso.
Há autodoors nos bairros Barra do Ribeirão Molha (Rua Walter Marquardt), Nova Brasília (Rua Antonio Carlos Ferreira), Avenida Waldemar Grubba ( duas unidades, em frente ao Ocorreio do Povo e Associação Atlética Banco do Brasil - antigo Morro de Johan Gottlieb Stein), Czerniewicz (Rua Jorge Czerniewicz) e Barra do Rio Cerro (Rua Feliciano Bortolini).
Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, o monge  afixou na porta de sua igreja, na cidade de Wittenberg, Alemanha, as 95 teses de caráter teológicas que deram origem à Igreja Evangélica de Confissão Luterana.
Em Jaraguá do Sul, a Igreja Luterana iniciou ainda no final do século XIX, as atividades com pastores que vinham do Vale Itajaí ao Rio da Luz e Rio Cerro II.
Porém, a história da instalação oficial no antigo distrito de Jaraguá, foi em 1907, marcada pela atuação de Ferdinand Schlünzen , pastor que veio de Brüderthal.
Atualmente, a localidade ainda tem características de ruralidades, em Guaramirim (SC), na Rodovia Rudolfo Jhan (antiga Estrada Brüderthal).


Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: