Estatística

terça-feira, março 24, 2015

50 Anos Escola Municipal de Ensino Fundamental “Albano Kanzler”


Os anos 60 foram marcados por importantes incrementos e financiamentos para o desenvolvimento industrial de Jaraguá do Sul [SC]. O resultado disso foi o crescimento econômico e social, paralelamente a mudança de foco do desenvolvimento agrícola e agropecuário para o industrial, ligado à indústria têxtil, metal mecânico e de alimentos.
Porém, à época havia importantes desafios de escolarização da população rural que migrou para as áreas urbanas da cidade.
Entre as necessidades emergentes, havia a implantação da escola do antigo curso primário, visando atender a demanda de matrícula emergente com o crescimento industrial.
O bairro Nova Brasília, em franco desenvolvimento, foi o que recebeu as instalações da mais importante indústria metal mecânica, o parque fabril da empresa WEG.
No entorno da WEG, outros fomentos econômicos e comerciais surgiram visando atender as necessidades dos bairros Nova Brasília e Vila Lenzi, cujo prefeito Roland Harold Dornbusch foi em busca de recursos públicos e edificou um prédio escolar na propriedade do Senhor Gustav August Frederich Hagedörn, sendo construida a obra pelo mais notável construtor da época, o senhor Albano Kanzler e seu quadro de colaboradores.
A unidade entrou em funcionamento em 04 de março de 1965 e iniciou as atividades com duas salas de aula e 46 alunos. Com a nomenclatura e classificação de Escola Reunida Municipal de Nova Brasília, atendia a matrícula de escolares de 1ª a 4ª série. Posteriormente, atendendo a pedidos da comunidade, o prefeito da época editou o decreto-lei designando o patrono de Albano Kanzler, cidadão remanescente da colonização suábia húngara e laborioso construtor de importantes edificações que marcaram a história da construção civil e pública.
Em 14 de março de 1965, foi realizada a primeira reunião do Círculo de Pais e Mestres para implantar as diretrizes do associativismo e da escola comunitária, valores ainda preservados quando a escola completou 50 anos de fundação.
A primeira diretora nomeada foi a professora Veralba Maria Freiberg Pereira (1965 a 1968), seguidos por Dolcídio Menel (1968 a 1971), Onélia Müller Ersching (1971 a 1983), Cecilia Ayroso Konell (1983 a 1988), Fedra Luciana Konell (1989), Márcia Rudolf Drechsel (1990 a 1993), Jussara Vicente Borries (1993 a 1994), Eunice Klitzke Prüsse (1994 a 1996), Mírian Maria Rudolf Pereira (1997 a 1999), Julia Mariane Américo (1999 a 2001), César Augusto Carneiro de Oliveira (2001 a 2002), Odileia Inês Tecilla (2002 a 2006), Marlice Fernandes Heidmann (2006 a 2008), Eliane Welk Kreutzfeld (2009 a 2014), Eliane Montibeller (2014), e Marlice Fernandes Heidmann (2015...).
É importante destacar que, em 50 anos de funcionamento do estabelecimento de ensino, o mesmo foi e continua sendo espaço público de difusão da organização da escola comunitária, do currículo da diversidade, pluralidade, construção plena da cidadania, pois o quadro de funcionários sempre contou com profissionais formados e comprometidos com as políticas públicas do Sistema Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul.


O registro histórico do movimento associativista e comunitário a seguir revela a importância desta instituição, desde a sua fundação, cujo documento também mostra a faceta da participação dos cidadãos de diversas etnias como, afro-descendentes, alemães, suábio-húngaros, pomeranos, lusos e italianos. Eis o documento:
Ata da Reunião de Pais e Mestres.

Escola Municipal de Nova Brasília
Distrito e Município de Jaraguá do Sul

Ata da Reunião do Círculo de Pais e Mestres

Aos 14 dias do mês de março, reuniu-se numa das salas de aula desta escola o Sr. Prefeito, secretários e os seguintes pais de alunos:

Laurentino D'Amaceno, Manoel Rosa, Jordão Rosa, Harry Gadke, Osvaldo Leithold, Francisco Leier, Alcides Americo, Francisco Hosinski, Vitorio Schlemberg, Mathias Rosa, Hilario Klein, Lindolfo Klein, Argemiro Nunes, Paulo Pedro Mauricio, Arno Kanzler, Norberto de Oliveira Cunha, Osvaldo Doege, Alex Droeger, Mauro de Souza Coelho, Elpídio da Silva, Werner Krueger, José Nunes, Manoel João Gualberto, Harry Hornburg, Sr. Roland Harold Dornbusch, Sr. Manoel, Arthur Gunter, Floriano Stahlen, para a primeira reunião do círculo de pais e mestres desta escola a fim de fazer a eleição da primeira diretoria. Tomando a palavra o Sr. Prefeito falou sobre o seguinte: que o terreno desta escola fora doado pelo senhor Hagedörn e media 3.000m quadrados. Que o dinheiro com o qual foi feita a construção tratava-se de uma verba federal alcançada através do deputado Federal, Lauro Carneiro Loyola.
Que a inauguração devia ser seguida de uma festinha popular, organizada pelos membros da nova diretoria e com a agenda de todos. O inaugurador, como é muito justo, será o Sr. Loyola. Falou ainda sobre o material escolar a ser distribuido na escola aos alunos pobres. Comprado com uma verba federal também conseguida pelo deputado anteriormente citado. Como a finalidade da reunião era a eleição o Sr. Prefeito sugeriu que a mesma fosse feita por aclamação. O conselho foi acertado e a diretoria ficou assim constituída:



Presidente de Honra: Sr. Albano Kanzler
Presidente: Sr. Arno Kanzler
Vice Presidente: Sr. Francisco Leyer
I Tesoureiro: Sr. Francisco Hoblinski
II Tesoureiro: Sr. Harry Gaedke
Secretaria: Elsena Behling


Conselhos Fiscais: Sr. Harry Hornburg, Werner G Kruger, Floriano Stahelm.
A seguir, a professora regente falou sobre a frequencia das aulas. A vantagem de quem tiver menos de 10 faltas e media 7 em cada materia é que não precisava comparecer aos exames, estando assim automaticamente passado para o ano seguinte.
Pediu aos pais que observassem se os filhos estudavam e a esse respeito, também falou o Sr Prefeito. Foi falado sobre o uso do uniforme diário: será shorts azul e camisa branca para os rapazes e saia azul e blusa branca para as meninas, que fossem aparecendo todas uniformizadas com o decorrer do tempo.
Foi falado sobre a caixa escolar que seria de CR$ 600,00 por pai. Foi levada a compreensão dos pais com relação aos exercícios de coordenação motora do primeiro ano. Assim, com o comparecimento dos mesmos a esta reunião, ficou combinado que quando houvesse reunião os pais seriam avisados pelos alunos. Nada mais tendo a tratar deu-se por encerrada esta reunião da qual lavrei a presente ata que vai por mim assinada, assim como pela diretoria e por todos os presentes. Elsena Behling.


Em março de 2015, a equipe de trabalho do MHES(Andreia Camillo e Eliza Ressel Diefenthäler) organizaram uma pequena exposição na sala temática da educação, rememorando o acontecimento dos 50 anos de fundação desta unidade escolar.

Ademir Pfiffer - Historiador


Nenhum comentário: