Estatística

domingo, dezembro 30, 2012

Sinodo luterano do Brasil em Schroeder


Desde a década de 30 temos dois sinodos luteranos em Schroeder [SC] . Ouça o badalar do sino da Igreja Luterana do Brasil, ao meio dia, no centro da cidade.
A tradição religiosa revela que, o movimento do protestantismo foi decisivo, culturalmente, desde a fundação da cidade, há mais de 100 anos.
Ademir Pfiffer - Historiador

Logradouro centenário da Estrada Braço do Sul



Schroeder [SC], logradouro centenário da Estrada Braço do Sul. Há mais de um século era uma picada indigena, dos selvícolas e nômades, conhecidos por Botocudos, que vinham do Vale do Itajaí para, temporariamente, caçar no Vale Itapocu, bem antes da Colônia Schröderstrasse.
Com o advento da colonização alemã e pomerana, a picada virou caminho, que foi transformado no final dos anos 20, em uma estrada.
Assim poderia circular as frotas de caminhões dos extrativistas vegetais, ligado ao empresário madeireiro, Ademar Garcia - fabricante de carretel de linha - em Joinville [SC], Gneipel, Jahn, Tomaselli, Schneider e outros.
Hoje, a adminstração dos senhores Felipe Voigt e Luíz Aparício Ribas transformaram a via pública em um logradouro asfaltado, elevando a auto estima do cidadão.
Ademir Pfiffer - Historiador
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
P.S. Imagem da Capela São Pedro, um patrimônio religioso católico, numa comunidade moldada pela migração diversa.

sábado, dezembro 29, 2012

Auto de Natal no Advento - 09 - Canto e teatro infantil


Massaranduba [SC]:Auto de Natal no Advento - 09 - Rua 11 de Novembro - Prédio Prefeitura daquela cidade. Participação de crianças na celebração do Governo de Massaranduba [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

Decoração Natalina Loja da Traudi



Jaraguá do Sul [SC]: No Bairro Jaraguá Esquerdo uma simples Decoração Natalina, na Loja da Traudi, convida a comunidade a refletir o Natal e a sociedade do consumo desenfreada.
Todo ano, os proprietários desta loja presenteiam o bairro com uma decoração moldada pela criatividade.
Nesta perspectiva é importante salientar, que existem pessoas do comércio com propósito, em oferecer uma mensagem de fé e otimismo a todos que colaboram para a urbanidade ter aspecto de civilização e cultura.
Parabéns aos lojistas [familia Vieira & Schütz], por dinamizar e compartilhar esta paisagem natalina, que refelte a cultura do Natal em nossa cidade.
AdemIr Pfiffer - Historiador

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Museu Malwee: Cultura e Sociedade no Egito Antigo


Jaraguá do Sul [SC], Museu Malwee: Cultura e Sociedade no Egito Antigo. Esta exposição é resultado de uma parceria com o Museu Egípcio e Rosa Cruz, da cidade de Curitiba [PR]. Visitar a exposição contribui para conhecer a origem da cultura das primeiras civilizações, que nos deixou um legado cultural, que serve para ilustrar o passado e compreender o presente.
Portanto, a exposição tem elementos universais, bem como de africanidades. Fica o convite para professores e alunos, conhecerem o passado da Velha África pelo valor da museologia, que nos proporciona esta viagem no tempo.
Ademir Pfiffer - Historiador

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Centenário da família Friedrich Heinrich Kopmann





         Friedrich Heinrich Kopmann conhecido por Wilhelm Kopmann foi o primeiro estrangeiro europeu, que aportou em 1.912, em terras do Distrito Jaraguá, com a profissão de pintor e decorador.
      Friedrich nasceu em 30 de julho de 1867, na cidade de Wettendörf, na antiga Prússia, atualmente território da República Federal da Alemanha. Filho de Catharina Magdalena Doroteia Kopmann.
      Kopmann nasceu numa Prússia, que atravessava à época, uma série de transformações geopolíticas, econômicas e culturais.
         Na cidade de Hamburgo, Friedrich Kopmann se casou com Cecília Lorengen, em 25 de março de 1.891, com a qual teve 07 familiares.
      Durante 21 anos o casal Kopmann permaneceu na Alemanha, com os sete filhos. Posteriormente, arrumaram as malas e seguiu a rota da emigração europeia, rumo ao Hemisfério Sul. Sendo o mês de maio de 1.912, a chegada do casal à cidade portuária de São Francisco do Sul [SC].
         De São Francisco do Sul, o casal e a família chegaram à cidade de Joinville [SC], e de lá foram encaminhados para fixar residência no Distrito de Jaraguá, em 12 de maio, na antiga localidade da Cameraland [centro].
           Em Jaraguá, o Senhor Friedrich e os filhos  Adolfo, Heinrich,  Karl e Willy Kopmann -  esses também exerciam o oficio do pai, se tornaram pintores de várias residências, pois eram os únicos especializados. Em pouco tempo se tornaram conhecidos pela habilidade na pintura e também decoração.
            Sendo que alguns dos trabalhos artísticos ganharam notoriedade, como a pintura na parede do casarão de José Emmendörfer, nas esquinas das ruas Procópio Gomes de Oliveira e atual Marechal Deodoro da Fonseca. Há outras obras de artes, como afrescos e quadro, que retratava a travessia do Rio Itapocu, por balsas.
           O prédio do Grupo Escolar “Abdon Batista” foi inaugurado em 1.935, considerado à época, símbolo máximo da presença do movimento republicano da Era Vargas, bem como afirmação da identidade  escolar brasileira. Sendo esse prédio público pintado pelos filhos Adolfo, Heinrich, Karl e Willy Kopmann, marcando assim, a influência e a importância da imigração e colonização alemã, em Jaraguá.
          A família Kopmann trouxe ao Brasil sete descendentes, entre filhos e filhas, que por aqui ainda há familiares remanescentes.
        É oportuno  listar o nascimento dos [as] filhos [as] do casal Kopmann: 1] Alice,  nasceu em 11 de março de 1893 e faleceu em São Paulo [SP], em 18 de outubro de 1.970; 2] Klara,  nasceu em  28 de agosto de 1.895, casou-se com Gregor Linzinger e faleceu em 16 de julho de 1.962; 3]Karl,  nasceu em 08 de julho de 1.898, casou-se com Adele Mielke e faleceu em 18 de abril de 1.948; 4] Willy,  nasceu em 24 de março de 1.900, casou-se com Lili Kretz; 5] Adolfo,  nasceu em 16 de dezembro de 1.903 e faleceu em 10 de fevereiro de 1.962; 6] Heinrich,  nasceu em 22 de junho de 1905, casou-se com Eva Bendack e faleceu em 06  dezembro de 1.967; 7] Ani,  nasceu em 27 de maio e foi casada com o Senhor Albert Höft.
       Decorrido 100 anos da chegada da família Kopmann, em Jaraguá do Sul, a mesma construiu um legado cultural de significada importância, pois retratam o patrimônio e a identidade artística desta cidade.
          Portanto, a cidade jaraguasulense, atualmente goza de prestígio, como uma urbe moldada pela cultura do trabalho e diversos valores culturais, que foram difundidos durante esses 136 anos. Nesse rol de elementos artísticos, se incluem os da família Kopmann, cuja história ganhou reconhecimento público e pelo olhar do Historiador Emílio da Silva.

Ademir Pfiffer - Historiador

segunda-feira, dezembro 24, 2012

3º Festival de Gaitas - 17


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 17 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 16


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 16 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 15


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 15 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 14


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 14 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 12


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 12 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 11


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 11 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 10


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 10 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo. Acordinista do Bairro Ilha da Figueira, Jaraguá do Sul [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 09


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 09 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 08


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 08 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 07


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 07 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo. Músicos de Massaranduba.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 06


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 06 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo. Mulheres acordionistas de Corupá [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 05


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 05 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo. Alan Rohweder.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 04


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 04 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo. Afonso Rohweder.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 03


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 03 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo. Tiãozinho do Acordeon, Jaraguá do Sul [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 02


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 02 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo. Tiãozinho do Acordeon, Jaraguá do Sul [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

24ª Schützenfest - Banda Diversom


Jaraguá do Sul [SC]: 24ª Schützenfest - Dançando ao som da banda blumenauense.
Ademir Pfiffer - Historiador

29ª Oktoberfest - Bandoneon musike - 01


Blumenau [SC]: 29ª Oktoberfest - Bandoneon musike.
Ademir Pfiffer - Historiador

29ª Oktoberfest - Banda Society - 01


Blumenau [SC]: 29ª Oktoberfest - Banda Society
Ademir Pfiffer - Historiador

29ª Oktoberfest - Banda Society - 02


Blumenau [SC]: 29ª Oktoberfest - Banda Society - 02

29ª Oktoberfest - Banda Society - 03


Blumenau [SC]: 29ª Oktoberfest - Banda Society - 03. Uma banda responsável pela difusão da cultura germânica desta cidade. No palco faz diferença musicalgerando conceito de animação.
Ademir Pfiffer - Historiador

29ª Oktoberfest - Grupo Folclórico Passo Manso


Blumenau [SC]: 29ª Oktoberfest - Grupo Folclórico Passo Manso.
Ademir Pfiffer - Historiador

29ª Oktoberfest - Banda de todas as bandas - Deutschland


Blumenau [SC]:29ª Oktoberfest - Banda de todas as bandas - Deutschland.

29ª Oktoberfest - Banda Caneco


Blumenau [SC]:29ª Oktoberfest - Banda Caneco. Músicos e musicistas com animação contagiante cativou o público do Biergarten.
Ademir Pfiffer - Historiador

3º Festival de Gaitas - 01


Massaranduba [SC]: 3º Festival de Gaitas - 01 .Sociedade Desportiva Recreativa Tiro ao Alvo.Gaiteiros de Blumenau [SC], cidade famosa da marca de gaita Hering, ainda presente na história dos foles daquela cidade.
E foi o Seu Alfredo Hering, que comprou a marca Piazera de gaitas, cuja fabricação [anos 30] era no Distrito de Jaraguá [hoje, Jaragua do Sul/SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

SDR - Vale Itapocu: Homenagem Servidor Público Estadual


Guaramirim [SC]:SDR de Jaraguá do Sul [SC] - Vale Itapocu: Homenagem Servidor Público Estadual - Auditório da FAMEG. Evelásio Tambossi, Irmão Marista e Diretor do Colégio Marista "São Luis ", cuja escola completou 100 anos de educação católica, neste ano letivo. O educandário é referência em qualidade de educação católica, pois formou ao longo de 100 anos, políticos como Victor Bauer, Paulo Roberto Bauer, Eugênio Strebe e profissionais diversos, que são os pilares dos formadores de opinião da cidade e responsáveis pela mudança de mentalidade.
Considere neste pronunciamento a missão católica e educativa deste respeitado educador.
Ademir Pfiffer - Historiador

SDR - Vale Itapocu: Homenagem Servidor Público Estadual - Evelásio Tambossi


Guaramirim [SC]:SDR de Jaraguá do Sul [SC] - Vale Itapocu: Homenagem Servidor Público Estadual - Auditório da FAMEG. Evelásio Tambossi, Irmão Marista e Diretor do Colégio Marista "São Luis ", cuja escola completou 100 anos de educação católica, neste ano letivo.
Considere neste pronunciamento a missão católica e educativa deste respeitado educador.
Ademir Pfiffer - Historiador

Museu Histórico "Emílio da Silva" - ascender das luzes - 06


Jaraguá do Sul [SC]: Museu Histórico "Emílio da Silva" - acender das luzes - 06. Cantora afrodescendente que cursou o ensino fundamental, na Escola Municipal "Waldemar Schmitz", no Bairro da Ilha da Figueira.
Ademir Pfiffer - Historiador

Consul Húngara no Museu Histórico "Emílio da Silva"


Jaraguá do Sul [SC]: Cônsul Húngara no Museu Histórico "Emílio da Silva", em 15 de novembro. assunto em pauta acesso a cidadania [naturalização] daquela nação do Leste europeu. Apresentação do histórico da formação da Colônia Húngara nos primórdios tempo da Colônia Jaraguá, pertencente ao Município de Joinville [SC],
Ademir Pfiffer - Historiador

Fernando Bastos, perspectivas e reflexões religiosas - 02


Jaraguá do Sul [SC]: Fernando Bastos, perspectivas e reflexões religiosas - Vídeo 02.

Fernando Bastos, perspectivas e reflexões religiosas - 01


Jaraguá do Sul [SC]: Fernando Bastos, perspectivas e reflexões religiosas - 01

Logradouro Vale Rio Cerro II


Jaraguá do Sul [SC], logradouro Erich Siewerdt, no Vale Rio Cerro II, região de colonização pomerana e alemã.
As imagens revelam o traço rural da história da presença europeia, que ao logo de mais de um século ordenou um progresso a base da agricultura e pecuária.
Atualmente, a agricultura mecanizada já faz parte da vida dos alemães e pomeranos.
Este vídeo é fiel retrato da vida rural em nossa cidade, neste terceiro milênio, na Estação da Primavera.
Ademir Pfiffer - Historiador

Banda Lyra da Aurora - Ilse Siewerdt Reinke


Jaraguá do Sul [SC]: Banda Lyra da Aurora - Ilse Siewerdt Reinke [esposa do Seu Adular Reinke], participava como instrumentista musical, com sua clarineta desse movimento cultura que sugiu em 1.958, e que atravesou todo o Brasil, quando das realizações da Festa das Nações, no transcorrer dos ano 60.
Ademir Pfiffer

Banda Lyra da Aurora - Gehardt Siewerdt


Jaraguá do Sul [SC]: Banda Lyra da Aurora - Gehardt Siewerdt [pomerano], o músico de uma geração que no ano de 1.958 fez parte de um movimento da música alemã desta cidade. Foi músico do instrumento de metal e sopro, a tuba.
Ademir Pfiffer - Historiador

Banda Lyra da Aurora de Rio Cerro II - Adular Reinke


Jaraguá do Sul [SC]: Banda Lyra da Aurora - Adular Reinke, músico que participou do movimento da cultura germânica, a partir do ano de 1.958, nesta cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador

Banda Lyra da Aurora do Rio Cerro II - Werner Grützmacher


Jaraguá do Sul [SC]: Banda Lyra da Aurora do Rio Cerro II - Werner Grützmacher, músico da primeira geração da Banda Lyra da Aurora.
Ademir Pfiffer - Historiador

Conselho Estadual de Educação 50 anos - Professora Liane Reinke


Santa Catarina - Conselho Estadual de Educação - 50 anos. A Professora Liane Reinke atual Diretora da Escola Básica "Professor João Romário Moreira", Rio Cerro II, em 19 de novembro de 2012 foi uma entre as 30 unidades escolares homenageada na Asembleia Legislativa do Estado, por ser Escola Centenária, desde o ano de 2003.
Nesta pequena entrevista representando o corpo docente e discente narra a importância do reconhecimento público do CEE, que também completou 50 anos em defesa da qualidade do Curriculo Escolar.
Ademir Pfiffer - Professor Rede Estadual - CEJA

Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 06


Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 06

Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 05


Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 05

Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 04




Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 04

Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 03


Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 03

Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 02


Jaraguá do Sul [SC] - Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 02. Ator e interprete, Paulo Cesar da Silva.

Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 01


Jaraguá do Sul [SC] - Emílio da Silva, o museu de teatro, dança e música natalina - 01. Abordagens do Projeto Teatro na Escola [Fundação Cultural] pela Professora Diva Salles, no transcorrer de 2012.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 39


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 39. Imagens de urbanidade e grandeza de trabalho e crescimento continuo, numa cidade com raizes histórica ligadas aos continentes europeu e africano.
Porém, a sociedade tecnológica e do conhecimento, veio ao longo de mais de um século da velha Europa.
Hoje, temos uma cidade cosmopolita, que agrega modernidade e cultura, fundamentada nas tradições.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 38


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 38. Conhecendo o espaço de cultura, que gerará o fomento do turismo, nesta cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 37


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 36. Padre Tito do Noviciado da Barra do Rio Cerro, desta cidade. Dom José Negri, Bispo de Blumenau [SC], o editor chefe do Jornal do Vale fazia o registro histórico. Enquanto isso, os fogos de artíficios estouravam, simbolizando a unidade cristã e ecumênica dos convidados.
O coral Marisol musicalizava o momento histórico, na propriedade rural da família Spezia.
Ademir Pfiffer - Historiador

Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 36


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 36. Padre Tit0 do Noviciado da Barra do Rio Cerro, desta cidade. Dom José Negri, Bispo de Blumenau [SC], o editor chefe do Jornal do Vale faz o registro histórico, enquanto os fogos de artíficios estouravam, simbolizando a undade cristã e ecumênica dos convidados.
O coral Marisol musicalizava o momento histórico, na propriedade rural da família Spezia.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 35


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 35. O empresário Vicente Donini fez a entrega das chaves do patrimônio cultural, ao Presidente do Circulo Italiano, bem como à Professora Iria Tancon. Daqui há 50 anos, a Professora Iria Tancon terá a tarefa de abrir a caixa de memória, bem como será a única testemunha ocular...rs....
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 34


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 34 Dra Víola, Durval Spezia e esposa, momentos de oficialização da entrega do terreno que gerou a propriedade da Chiesetta, a Capela Alpina.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 33


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 33. Canto Coral Marisol e o momento do decerramento da placa inaugural. Trata-se de um momento sublime para a história de imigração colonização do Vale Itapocu, quando o assunto é cultura e religiosidade.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 32


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 32. U*m discurso que entrou para a história local e regional, pois trata-se de uma abordagem cultural e política, neste evento, pela Senhora Cecília Ayroso [hispânica] Konell [pomerano], no exercício de Prefeita, desta cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 31


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 31 .

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 30 .


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural . No vídeo 30, Sidnei Marcelo Lopes [Mestre em Sociedade, Patrimônio e Cultura/UNIVILLE/Joinville/SC], funcionário de carreira Prefeitura de nossa cidade, narra os indicadores geneológicos e históricos da familia de Angelo Spezia.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 29 .


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural. No vídeo 29, discurso do Senhor Salvatori di Vicenzi, Cônsul Geral da Itália, no Brasil.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 28


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 28 . Fabio Borda, Deputado Parlamentar do Brasil, no epicentro poder político da Itália, que veio a este evento, para acompanhar a presença dos laços italianos,  na nação brasileira.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 27 .



Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - Vídeo 27 . Narrativa do Senhor Josimar Mattedi, Presidente do Circolo Italiano de Jaraguá do Sul [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 26


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 26 . A Professora Iria Tancon foi intérprete da Língua Italiana, facilitando o entendimento da autoriadade italiana, no evento que ocorreu na propriedade da família Spezia, onde foi edificada a Capela Alpina.
Ademir Pfiffer - Historiador

domingo, dezembro 23, 2012

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 25


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural, vídeo 25, narrativa do Senhor Célio Bayer.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 24


Jaraguá do Sul [SC],Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural. Neste vídeo 24, temos o discurso historiado pelo Senhor Vicente Donini, principal idealizador do monumento Chiesetta, que se torna a partir de  dezembro de 2012, um novo cartão postal, no Brasil, motivador de fé e perceberança.
Portanto, um novo foco de turismo, surge num espaço acima do nível do mar, que dará abertura a um novo tempo, para o Vale Itapocu.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 23


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural . Vídeo 23, narrativa por Sidnei Marcelo Lopes. 150 anos de Unificação italiana, em 2011, que ganhou luz comemorativa em Jaraguá do Sul, no Brasil. O monumento também é uma homenagem ao "Papa Sorriso", João Paulo I, o qual tinha parentes no Brasil, no Vale do Itajaí.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 19


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural . No vídeo 19, temos a narrativa do Padre Tito [Barra do Rio Cerro]. Encerramento do evento religioso, canto coral Marisol, queima de fogos de artíficios. Ademir dos Santos, Professor da UFSC, coletava assinturas dos convidados, num livro da entidade cultural da Chiesetta..
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 18


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 18. Abordagens pelo Bispo Dom José Negri [Blumenau/SC], Padre Tito, Florilda Enke Donini e Vicente Donini, homenageados com Benção Apostólica do Papa Bento XVI.Trata-se de um certificado papal entregue pelo Bispo Dom José Negri, ao casal de pomerano e italiano.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 22


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural. No vídeo 22, a execução do Hino da Itália...lembrança de uma nação do outro lado do Atlântico, cujo povo faz tempo, por aqui chegou e trabalhou para o Brasil ser uma rica nação.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 21


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 21. Hino Nacional Brasileiro, momentos de nacionalismo, cuja vozes revelaram que, o Brasil é uma rica nação de descendentes de europeus.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 20


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural.No vídeo 20, temos a cerimônia civil do ato inaugural da Chiesetta, a pequena Capela Alpina.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 17


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 17. Canto Coral Marisol, momentos sublimes do evento que entrou para a história do turismo religioso da cidade jaraguasulense.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 16


Jaraguá do Sul [SC] Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural . No vídeo 16, canto Coral Marisol e Santa Ceia. No evento, também a presença de Carlos Chiodini [Deputado Estadual], Natália Petry [Vereadora] e Dieter Janssen [Prefeito eleito].
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 15


Jaraguá do Sul [SC],Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 15, encerramento com o Pai Nosso, pela voz de José Negri, Bispo de Blumenau [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 14


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural , Vídeo 14, liturgia José Negri, Bispo de Blumenau [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 13


Jaraguá do Sul[SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural. No vídeo 13, o Bispo do José Negri [Blumenau/SC], conduz a liturgia final, acompanhado do Coral Marisol.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 12


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural . No vídeo 12, temo as vozes do Coral Marisol.Prefeita Cecília Ayroso Konell, imagens.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 11


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 11, presente de cordialidade, celebrando a unidade entre o Brasil e a Itália. Palavras do Bispo José Negri, Blumenau [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 10


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural . No vídeo 10, temos a presença das mulheres religiosas, na liturgia. Louvor a família Spezia pela doação do terreno, no qual foi edificado o Patrimônio Jaraguá [Chiesetta], a Capela Alpina, monumento aos remanescentes da imigração e colonização europeia, de modo particular, do antigo Império Austro Húngaro [ Itália, região Norte do alpes].
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 09


Jaraguá do Sul [SC],Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 09, Bispo José Negri, saúda o paróco, Tito [Barra do Rio Cerro], reflexão na língua italiana.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 08


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 08, Canto Coral Marisol, Aleluia.Qual o nome do Padre?
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 07


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 07, canto Coral Marisol, que trouxe reflexão a todos testemuinho ocular do ato religioso, que inaugurou a Chiesetta , a pequena Capela Alpina, cuja arquitetura foi incorporada à paisagem cultural de nossa cidade, pelos cidadãos identificados com a história da imigração e da colonização, a italiana.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 06


Jaraguá do Sul [SC], Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - vídeo 06, narrativa pela Professora Iria Tancon.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 05


Jaraguá do Sul [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - video 05, canto Coral Marisol, liturgia Bispo José Negri [Itália/Brasil/Blumenau/SC]. Também há imagens do Padre Tito, do Noviciado da Barra do Rio Cerro.
Ademir Pfiffer - Historiador

terça-feira, dezembro 18, 2012

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 04



Jaraguá do Su [SC]: Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 04. Do José Negri, Bispo de Blumenau [SC], veio ao pasto do Spezia, para inaugurar o mais novo ponto turístico [religioso e cultural], de nossa cidade, dos vales Itapocu e Itajaí.
Ademir Pfiffer - Historiador

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 03



Jaraguá do Sul [SC] - Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 03. Paróco do Noviciado Nossa Senhora de Fátima da Barra do Rio Cerro. Outro religiosos, como Padre Antonio Francisco Bohn [Luis Alves/SC], Giuseppe Negri [Itália/Blumenau/SC, Brasil], dentre outros.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 02


Jaraguá do Sul [SC] - Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 02 - Canto Coral da Empresa Marisol. Nas imagens  a Prefeita Cecília Ayroso [origem espanhola] Konell [origem pomerana].
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 01


Jaraguá do Sul [SC] - Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 01. Momentos de reflexão histórica sobre o imigrante e o colonizador italiano pelo Padre...
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista : Chisetta - conversas italianas


Jaraguá do Sul [SC] - Morro do Boa vista: Chisetta - conversas italianas. Momentos que antecederam a inauguração da Capela Chiesetta, no Morro Boa Vista.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 06


Jaraguá do Sul [SC]: Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 06. Chegada ao local da paisagem rural, que tem na Capela Alpina [Chiesetta] um novo marco cultural e turístico, nesta cidade de origem étnica europeia.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 05



Jaraguá do Sul [SC]: Caminho à Capela Chiesetta - Morro da Boa Vista - 05. A estrada alpina construida a partir dos anos 60, para instalações das antenas repetidoras de emissoras de televisão ganha nova versão, o turismo religioso, motivado pelo empreendedorismo. Todavia, a colonização italiana tem efetiva participação no progresso da cidade, nos vales Itapocu, Itajaí e Itajaí-Mirim, formando um conjunto de território onde se assentou a imigração italiana, no transcorrer do século XIX. O Vale Itapocu foi berço da colonização da etnia italiana, na sua mais variada expresão línguistica. Porém, foi nesta região [Morro da Boa Vista], que se instalou a Capela Alpina, símbolo da identidade italiana e da Igreja Católica, numa cidade molda pela cultura religiosa do Cristianismo.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 03


Jaraguá do Sul [SC]: Caminho à Capela Chiesseta - Morro Boa Vista - 03. O local é cercado pela mata e filetes de Floresta Atlântica.Neste caminho [picada indigena] desde a era Emílio Carlos Jourdan faz parte da história da região de colonização europeia e afrodescendentes.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 04


Jaraguá do Sul [SC]: Caminho à Capela Chiesetta - Morro da Boa Vista - 04. Há uma nova história que começa a ganhar visibilidade, na propriedade da família Spézia. Assim nasce a versão turistica e religiosa do local, pois o caminho rural conduz o visitante à Capela Alpina, conhecida por Chiesseta.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 02


Jaraguá do Sul [SC] Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 02. Sendo que o caminho daqui em diante, a paisagem tem ares rurais, pois ainda há familias remanescentes da colonização, como a de origem polonesa Klinkoski [y].
Mas o Morro do Boa Vista é o cartão de visita da cidade desde a Era Emílio Carlos Jourdan e da comunidade afrodescendente, ali aportou para sobreviver as adversidades e os desafios da vida.
Hoje, chega o movimenta do turismo com novas perspectivas para da ao local, possibilidades de renda, através da nova indústria do fomento do turisno cultural e religioso, na visão de importantes empreendedores, que trouxeram uma nova concepção de ocupação nesse ponto alto desta cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 01


Jaraguá do Sul [SC] Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 01, via Rua Domingos Rosa - cidadão pioneiro da colonização afro. O local desde a fase da presença do Coronel Emílio Carlos Jourdan foi explorado para caça, habitação, exploração da madeira, extrativisno vegetal, visitações, ponto de antenas para rádio e televisão, piqueniques e outra atividades há 136 anos. Neste primeiro trajeto temos a presença da urbanização vias calçadas com lajotas e concretagem.
Ademir Pfiffer - Historiador

sábado, dezembro 08, 2012

Botafogo Jaraguá - Papai Noel




Botafogo Futebol Futebol: O popular bom velhinho, Papai Noel, veio à sede da entidade associativista para entregar simbolicamente uma pequena lembrança natalina.
O evento reflete o envolvimento do Botafogo há 63 anos, à serviço do lazer social, sendo a "Escolinha de Futebol" da Estrela Sexagenária, elemento de difusão esportiva.
Ademir Pfiffer - Historiador

Botafogo Jaraguá: Constantino e Lucia Weiler Buzzarello



Jaraguá do Sul [SC]: Botafogo Futebol Clube: homenagem ao Senhor Constantino e Lucia Weiler Buzzarello. Presidente: Ari Enke.
Os netos de Constantino e Lucia entregaram as respectivas simbologias aos homenageados. Sendo ele o esportista homenageado pelo movimento do futebol, que originou o clube sexagenário [63 anos em 2012].
A homenagem é fruto do movimento de renovação da diretoria nesse últimos anos. Essa geração compreende, que os pioneiros em vida devem ser cultuados e respeitados e há quatro anos criamos esse movimento [incluindo a minha pessoa], para de fato fazer valer a história dos cidadãos que construiram esse patrimônio esportivo em Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador

Botafogo Jaraguá: Constantino Buzzarello


Jaraguá do Sul [SC] - Botafogo Futebol Clube, da Barra do Rio Cerro. Homenagem ao Senhor Constantino Buzzarello, sócio fundador, cidadão que participou do movimneto de fundação, em 20 de novembro de 1.949.
Hoje, 02 dezembro , na sede própria do clube foi homenageado este cidadão, que no passado foi elemento da história desta instituição e hoje é o homenageado do clube que ajudou a organizar e entrou em plena atividade.
O trabalho foi árduo, que sensibilizou o empreendedor Wolfgang Weege [1], que doou um terreno, para a sede social e e outro para o campo. As doações não ficaram somente nisso, pois o Senhor Weege foi parceiro para a construção da sede social e colocar o movimento do futebol em ação.
Assim, o lazer  ganhou parceria da família Weege e até os dias atuais é uma entidade de cunho comunitária, que engloba o associativismo social e cultural.
Ademir Pfiffer - Historiador

[1]O Senhor Weege nos anos 40 também movimentou o associativismo da cultura do tiro e dos bailes de reis. Sendo que um grupo de alemães e italianos fundou em uma das propriedades desse empreendedor, em parceria, a Sociedade Cruzeiro. 
Porém, a mesma teve curta duração devido o clima tenso e nebuloso da Segunda Guerra Mundial, que teve reflexos negativos sobre a comunidade da Barra do Rio Cerro, fato atribuído a presença dos suábios húngaros, italianos, alemães e pomeranos, dados como cidadãos remanescentes do antigo Império Austro Húngaro.
Portanto, essa comunidade era permeada de inimigos da Pátria, procedentes dos países do eixo [Alemanha, Itália e Austria], segundo os agentes do mau, de Getúlio Vargas e Nereu Ramos.

sexta-feira, dezembro 07, 2012

5ª Marcha do Silêncio - 2012

A Igreja Católica Centenária da Paróquia São Sebastião tem papel fundamental em propagar intensa campanha pela vida, pois 69 vitimas existem no Município de Jaraguá do Sul [SC], neste ano em curso.
Portanto, o alerta e a refelxão estão no cartaz e nas cruzes, em frente ao cartão postal e turístico, a Igreja São Sebastião [50 anos de edificação]. 
Será que o Sistema Educacional  neoliberal [que dá prioridade ao capital e ao lucro] de Jaraguá do Sul vai ensinar os conteúdos históricos, como o valor da vida, nos próximos anos?

Patrimônio Histórico: a ferrovia centenária de Jaraguá do Sul [SC]

Depois de longa espera, aguardando a passagem do trem,  o cidadão ganha vez e mobilidade.
Por que os vereadores de Jaraguá do Sul, gestão 2008 a 2012, não discutiram a viabilidade de construção de um elevado para esta área central da urbe?

Patrimônio Ferroviário de Jaraguá do Sul [SC]

O centro urbano de Jaraguá do Sul [SC] tem uma das mais ricas paisagem ferroviária do Vale Itapocu. Apesar de ser o cartão postal da cidade, ainda há políticos e politiqueiros trabalherem com um marcketing, estruturado na mentira fantasiosa de que, a malha ferroviária é um problema crônico para a cidade. Assim, ocultando a história do progresso sobre as rodas de ferro.
Na verdade nenhuma autoridade legislativa ou executiva colocou na Câmara de Vereadores, um projeto arquitetônico de construção de elevados, para dinamizar a mobilidade urbana,  no traçado  ferroviário.
O discurso é extarir volumosa quantia dos cofres públicos do Governo Federal, dinheiro fácil,  para construir o contorno ferroviário, o qual manteria os problemas de Jaraguá do Sul,  nas cidades vizinhas de Schroeder e Guaramirim.
Com esse discurso perverso, nenhum político quer defenir verbas locais no orçamento anual do Governo local,  destinadas a construir em cada administração um elevado.
Assim, já teriamos em parte resolvido o desafio da presença da ferrovia, que representa o maior patrimônio da cidade e o reponsável pelo progresso ordenado de Jaraguá do Sul e região, por mais de um século.
A pergunta faz sentido: será que a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, será parceira para resolver o problema, ou continuará distante da sociedade jaraguasulense, nesta nova gestão, 2013- 2016?


Observação: A Loja Camisão da Getúlio Vargas está com novas instalações próximo à Rede Feminina de Combate ao Câncer, na Rua Procópio Gomes de Oliveira.

Educandários Católicos: tradição natalina

O Presépio Natalino organizado no roll de entrada da Sociedade Divina Providência [atual Escola Bom Jesus], do movimento educacional católico de 1.919. Está estabelecido na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca [antiga Estrada Rio da Luz/Blumenau, depois Rua Abdon Batista].

Colégio Centenário Marista São Luís, o qual recebeu esta faixa reveladora, de que o educandário é Católico e tem compromisso com a sociedade de Jaraguá do Sul [SC], para fortalecer a expressão do movimento católico,  na educação, pois a primeira escola foi o Colégio Paroquial, em 1.912.

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Wigando Utpadel, fragmentos e memórias de um alfaiate



Jaraguá do Sul [SC]: Wigando Utpadel, fragmentos e memórias de um alfaiate. Vídeo gravado no interior do Museu Histórico Municipal "Emílio da Silva", no nicho temático "profissões em extinção".
Este cidadão [pomerano de Rio Cerro e exímio atirador esportivo da cultura germânica] trabalhou quatro décadas na moda masculina desta cidade [1.961 -2008], sendo o último endereço do seu trabalho, a alfaiataria do Seu João Eisler, outra personalidade da moda jaraguasulense, por longas décadas.
Ademir Pfiffer - Historiador

domingo, dezembro 02, 2012

Schützenfest no Vale do Tombamento Nacional

Imagem: Ademir Pfiffer
A comunidade do Tombamento Nacional, o Vale Rio da Luz, no último sábado, 02/12/2012, com inicio às 18 horas realizou sua tradicional festa de Tiro Rei e Rainha, do casal Edenilson e Rosane Kieckhöfeld.
Faziam parte do elenco de majestades, os casais de cavalheiros e princesas: Nelson Nass, Laurita Ranthun, Ingo e Amélia Rasweiler.
A festa foi organizada nos moldes da cultura germânica, com ritualística folclórica, sessão de homenagem, jantar típico e baile noturno.
Sendo a festa abrilhantada pela Banda Hannover de Jaraguá do Sul, tendo o Senhor Werner Siewerdt, o comandante de marcha e o Presidente da entidade associativista, o Senhor Celso Hille.
O evento foi um tributo ao Patrimônio Cultural de Jaraguá do Sul, cuja marca existe há 137 anos.
Ademir Pfiffer - Historiador