Estatística

quarta-feira, junho 20, 2012

Tifa dos Monos

A localidade de Tifa dos Monos, atualmente é uma área urbana da pereferia de Jaraguá do Sul [SC], que corresponde a uma faixa de terras, entre os bairros de Nereu Ramos e Estrada Nova [antiga Tifa Bleise], no corredor da antiga Estrada Nova, de acesso a Corupá.
Nessa tifa [grotão], a paisagem natural foi transformada em  paisagem artificial, formando atualmente, um bairro residencial e industrial.
O movimento da colonização, na segunda metade do século XIX, que  fora articulado pelo Coronel Emílio Carlos Jourdan, concessionário das terras da Colônia Jaraguá encontraram nessa localidade,  um conjunto de densa floresta, com inúmeras espécies de animais e pássaros.
Considerando a presença do homem europeu, o mesmo designou o local de Tifa dos Monos, em face de presença expressiva dessa espécie de macacos, que vivam em seu habitat natural.
Nesta perspectiva, o homem branco, com o ofício de lavrador, o mesmo conviveu por um curto espaço de tempo, em meio  a um surto de “Febre Amarela”, nas primeiras décadas do século XX. Inclusive esse surto afetou parte da população dos macacos monos, pois a doença se alastrou entre os animais e provocou a mortandade da espécie.
Outro fator a considerar nesta análise histórica, também foi a extração da madeira nativa, a organização de roças de culturas de subsistência, que exigiu a derrubada da mata nativa, bem como a caça predatória foram fatores que contribuíram para dizimação da espécie dos macacos e outros animais e pássaros.
Dessa fase que habitavam os macacos monos restou a memória e a história, que permeou e ainda permeia o imaginário coletivo, daquela localidade. Assim, nessa faixa de terra da Mata Atlântica, veio à tona o nome de Tifa dos Monos.  Portanto, sendo o local um espaço de história, que priveligiou a espécie da fauna local, designando a toponímia do bairro.
A principal artéria de mobilidade, no passado [Estrada Nova], atualmente, o logradouro público é designado de Rua Germano Wagner, uma lateral  da Br 280 -Rodovia Prefeito Engelbert Oechsler.
Em detrimento da ocupação territorial pelas diversas etnias ao logo dos 136 anos de Jaraguá do Sul, os moradores em sua maioria, na antiga Tifa dos Monos, tinham e tem descendência europeia, com destaque para os alemães, italianos, suábios húngaros, poloneses e lusos.
Atualmente, a migração é fruto da diáspora em tempos modernos, representa o crescimento demográfico daquele novo bairro na cidade.

Ademir Pfiffer - Historiador

domingo, junho 03, 2012

Salão Barg: Kichhoefel - comandante de marcha

Almir e Valdete R. Kickhoefel, casal ligado à tradição da cultura germânica, modalidade tiro esportivo.
No sábado, ele assumiu o comando da marcha, num momento de aperto que atrevassava o Salão Barg, visto do afastamento temporário do Senhor Werner Siewert, que fora internado num hospital jaraguasulense.

Pomeranos e alemães: dia do schützenkönig de outono


Jaraguá do Sul [SC] - No Vale do Rio da Luz, na sede social do antigo Salão Barg, aconteceu a tradicional festa de tiro ao pássaro, da Estação de Outono e do gênero masculino e feminino.
 Por motivo de doença e internamento do Senhor Werner Siewert num hospital da cidade, o comandante de marcha de longa data, a diretoria o substitui, convocando o Senhor Almir Kickhoefel, para exercer o comando da ritualística folclórica de busca de majestades. 
Almir ciente da incubência recebida em um momento de aperto revelou habilidade e direção, na função de comandante, para dar continuidade às tradições dos pomeranos e alemães, naquela Associação Esportiva e Cultural. 
A Adler's Band abrilhantou a festa com um repertório musical eclético, porém com ênfase às músicas folclóricas alemãs, que são o cartão postal da identidade cultural de Jaraguá do Sul. 
 Foram sagrados majestade, na noite de sábado, a seguinte corte: Gerson Oestreich – Rei; Marcia Rech Oestreich; – Rainha; Marcio Hornburg – 1º Cavalheiro; Arlete Hornburg – 1ª Princesa; Edenilson Kichhoefel - 2º Cavalheiro; e Rosane Kichhoefel - 2ª Princesa.