Estatística

domingo, maio 27, 2012

Os sinos anunciam a chegada do centenário



Jaraguá do Sul [SC], caminhando pela Avenida Marechal Deodoro[quejá foi Rua Abdon Batista], domingo de sol de Outono, percebi que os sinos da Igreja Católica [Matriz São Sebastião - Centro] foram acionados pontualmente às 12 horas.
Um momento comum para a cidade, principalmente, para o Seu Victor Bernardes Ememdörfer e Antonio Schmitt [bandoneonista], os moradores mais antigo do espoço, no entorno do ponto de sociabilidade religioso.
Porém, neste ano, o sino tem a função de revelar que o local foi o começo da Igreja Católica [tinha terreno mais não tinha edificação], na área urbana de Jaraguá do Sul, há 100 anos atrás.
Portanto, a tradição de tocar o sino de uma igreja revela a importância do que ela representa para história da comunidade jaraguasulense.
Assim, o som dos sinos revelam uma história marcante e signficativa, onde milhares de atores sociais ajudaram a construir este patrimônio religioso à serviço da fé dos católicos.
Ademir Pfiffer - Historiador

América e Brasil nasceram no pasto de Jacó Emmendörfer


Jaraguá do Sul [SC], na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca [antiga Estrada Jaraguá Rio da Luz - depois Rua Abdon Batista] na década de 30, por volta de 15 de novembro de de 1.939 nasceu o Esporte Clube Brasil [atual, Clube Atlético Baependi], na propriedade rural do Senhor Jacó Emmendörfer [ver logradouro público Rua Domingos da Nova, um edificio de moderna arquitetura tem o seu nome em homenagem ao esportista empreendedor da velha Jaraguá].
Era um pasto verdejante, o qual tinha como um lindo cartão postal, um conjunto de vaquinhas da esposa do Seu Jacó, que durante a semana enchiam o gramado do pasto [local era transformado em campo de futebol amador e funcionava nos finais de semanas] de pequenas bostas.
O tempo passou e na década de 40, os Emmendörfer descobriram que o pasto das vaquinhas tinha se transformado em um excelente ponto de sociabilidade.
Pensando amplo no movimento esportivo Jaraguá, o Seu Victor Bernardes Emmendörfer irmão de Edmundo [um dos articuladores do Esporte Clube Brasil] tratou de fundar com outros companheiros esportivos, o clube de futebol do América [hoje Sociedade Acarai], no mesmo local onde nascerá o Brasil.
Com o passar dos anos o Acarai foi para a propriedade do Senhor Júlio Pedri [atual complexo SESI/SENAI/Escola Roland Harold Dornbusch] e o Brasil/Baependi foi para a propriedade do Senhor Ernesto Czerniewicz [campo da antiga Sociedade Germânia].
Portanto, a imagem atual neste vídeo doméstico, mostra uma urbe em plena mobilidade, sendo o antigo espaço rural, ocupado por um conjunto de eficações de indústria, moradia e comércio em geral.
Na atual propriedade das Corrocerias Hornburg [HC] morava o Seu Jacó e do outro lado onde foi o espaço do antigo campo de futebol, há uma edificação em alvenaria [que já foi a Ewald - indústria metalúrgica], onde atualmente funciona uma indústria têxtil.
Portanto, muito se modificou a paisagem da velha e nova Jaraguá, hoje Pólo Regional de desenvolvimento, mas sem o futebol dos tempos antigos,que trazia ao pasto do seu Jacó, inúmeros torcedores, aptos para chingar o juiz de futebol, caso fosse mau árbitro.
Ademir Pfiffer - Historiador

quinta-feira, maio 17, 2012

Eliane Demarchi, a educadora atuante na Barra do Rio Cerro



Jaraguá do Sul [SC], Professora Eliane Demarchi Póvoas, a educadora atuante na Barra do Rio Cerro, na Unidade Escolar Centenária - "Professor José Duarte Magalhães", da Rede Estadual de Ensino [ classificação, Escola de Educação Básica], nos anos 80 e 90. Foi a primeira leiga a assumir o educandário após a era das irmãs franciscanas. 
Além disso, Eliane foi da época, quando se elegia o diretor via voto participativo do colégio eleitoral composto pelos pais, alunos e professores.
É filha do casal Faustino [in memorian- nome de um logradouro público na Barra] e Lídia Demarchi.
Seu Faustino, o seu pai foi associado e Presidente do Botafogo Futebol Clube, uma entidade italo-germânica organizadora e promotoroa da cultura germânica, desde 1.949, naquele bairro.
No meio fabril o pai de Eliane  cumpriu  missão  de funcionário de carreira, na mais antiga empresa de Jaraguá do Sul: Firma Weege.
Conheça neste vídeo, a história desta importante educadora, colaborativa da Rede Estadual.
Ademir Pfiffer - Historiador

domingo, maio 13, 2012

Parque Wolfgang Weege: 11º Acampamento Folclórico - Fred Ulrich


Parque Wolfgang Weege: 11º Acampamento Folclórico . O comunicador da Rádio Jaraguá, o Senhor Fred Ulrich foi o locutor de palco que fez as apresentações dos grupos folclóricos participantes deste evento.
Os três estados do Sul Brasil marcaram presença e muita significativa na abertura, pois foi oportuno conhecer os folcloristas que defendem a cultura teuto brasileira.

Ademir Pfiffer - Historiador

sábado, maio 12, 2012

Winterkönigfest, tradição do tiro na festa da Estação de Inverno


No sábado 12 de maio, na sede social da Sociedade "Alvorada", Rio Cerro I foi palco da 24ª Winnterfest, sendo que  aconteceu paralelo ao evento, a tradicional Winterkönigfest, abrilhantada pelo Musical Melodia de Vila Itoupava, da cidade de Blumenau [SC]. Eram majestades do evento cultural: Rei: Alceu Conrad; 1º Cavalheiro:José A. Silva; 2º Cavalheiro: Sandro Gruel. Rainha: Elzira Hass 1ª Princesa: Iraci Zilz 2ª Princesa: Laurina Mathias. Após a ritualísitca folclórica, um café colonial com iguarias e especialidades da cozinha alemã e pomerana foi servido ao público da festa. 
Ademir Pfiffer - Historiador

Hercílio Spézia, o homenageado do Museu da Paz

Jaraguá do Sul [SC] - Hercílio Spézia [FEBIANO], o homenageado do Museu da Paz [antigo Museu do Expedicionário], em 13 de abril de 2012, na sede da Fundação Cultural [atinga Estação Jaraguá, hoje Centro Histórico].
Ademir Pfiffer - Historiador

Sociedade 11 União -Patrimônio - Massaranduba - SC - Brasil


Um vídeo cultural e folclórico de 2007, que revela o potencial da cultura germãnica, na cidade de Massaranduba [SC], no Vale do Itapocu.
Banda Adler's Band, Vale do Rio da Luz, Jaraguá do Sul [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

Sociedade Vitoria- Rio da Luz III - Jaraguá do Sul - SC


Um vídeo que retrata a cultura musical da Banda Estrela de Ouro, num salão de domingueira, durante o transcorrer de uma festa de tiro.
Como esta banda faz o maior sucesso entre jovens, adultos e idosos, você poderá apreciar o que ainda existe em matéria de cultura remanscente associada à colonização alemã e pomerana em nossa cidade.
Festa de Tiro Rei e Rainha Celestino Klinkoski e Deise Klabunder Klinkoski, em 2007.
Ademir Pfiffer - Historiador

Museu da Paz:uma homenagem ao febiano Hercilio Spézia

Jaraguá do Sul [SC], no Museu da Paz organizou homenagem ao Expedicionário Hercílio Spézia. Ele cidadão, que se tornou "febiano" [A Cobra Fumou] no transcorrer da Segunda Guerra Mundial, pois foi convocado pelo Exército Brasileiro [FEB] ir ao Front Italiano, em solo europeu, combater a doutrina do nazio-fascismo [ Alemanha e Itália].
Em nome da família narrou a trajetória do homenageado, a Senhora Joana Picolli - bibliotecária da Escola Municipal "Christina Oricôni Marcatto". O evento ocorreu na sexta-feira 13, na Avenida Getúlio Vargas - antiga Estrada do Trem - centro, no prédio da antiga Estação Jaraguá - considerada à epoca, a arquetetura coqueluche dos anos 40 e 50. Sendo atualmente a edificação histórica sede da Fundação Cultural do Governo Municipal, local onde há as instalações do Museu da Paz [antigo Museu do Expedicionário].
Ademir Pfiffer - Historiador

A banda passou por Jaraguá do Sul ... 10


Jaraguá do Sul [SC].A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, na terça-feira, 10 de abril, às 19h, na Arena Jaraguá.
"São 120 componentes. Já se apresentou ao longo da história da solenidade de coroação da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, na abertura do desfile de 14 de julho de 2005 em Paris, no Ano do Brasil na França, no 39º Festival Intercéltico de Lorient, na França, em 2009 e em 2011, representou o Brasil no Edinburgh Military."Fonte: Jornal do Vale.
Ademir Pfiffer - Historiador

A banda passou por Jaraguá do Sul ... 9


Jaraguá do Sul [SC].A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, na terça-feira, 10 de abril, às 19 horas, na Arena Jaraguá.
Ademir Pfiffer - Historiador

A banda passou por Jaraguá do Sul ... 7


Jaraguá do Sul [SC].A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, na terça-feira, 10 de abril, às 19h, na Arena Jaraguá.

Ademir Pfiffer - Historiador

A banda passou por Jaraguá do Sul ... 8


Jaraguá do Sul [SC].A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, na terça-feira, 10 de abril, às 19 horas, na Arena Jaraguá.
Ademir Pfiffer - Historiador

A banda passou por Jaraguá do Sul ... 6


Jaraguá do Sul [SC].A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, na terça-feira, 10 de abril, às 19 horas , na Arena Jaraguá.
Ademir Pfiffer - Historiador

Daniel Curtipassi, lançando livro Jaraguá em fotografias

Apesar de ter recebido o convite online do Senhor Danile Curtipass, não fui ao local de lançamento da obra [elaborando o livro de Schroeder], que contou com a chancela do Arquivo Histórico e Municipal "Eugênio Victor Schmöckel".
Agora é preciso priorizar e reservar  tempo para ir a Blumenau [SC], visando encontrar o  autor  da criativa obra literária e visual, com o qual realizar tal entrevista de História Oral.
A partir da entrevista se terá a dimensão real do seu trabalho fundamentado na arte fotográfica, que ganhou apoio e incentivo da sociedade jaraguasulense.
O Senhor Daniel usou os espaços de difusão do associativismo cultural  e de pontos de sociabilidades, para realizar pesquisas de imagens, focando as manifestações folclóricas da cultura teuto brasileira e outras.

A banda passou por Jaraguá do Sul ...5


Jaraguá do Sul [SC].A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, na terça-feira, 10 de abril, às 19 horas, na Arena Jaraguá.
Que foi teve um espetáculo exclusivo. O evento foi desarticulado, pois não envolveu a quem se destinava, educadores e estudantes. 
Com isso, revelou-se que o Patrimônio Musical da marinha do Brasil, tão reconhecido mundialmente, não ganhou importância para os nossos agentes de mando e comando. Lamentável episódio que espanta pela falta de visão cultural de quem organizou tal evento, sem planejamento estratégico.
Ademir Pfiffer - Historiador

A banda passou por Jaraguá do Sul ...4


Jaraguá do Sul [SC].A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, na terça-feira, 10 de abril, às 19 horas, na Arena Jaraguá.
Um espetáculo de rara beleza musical, porém falhou a organização que nao articulou e facilitou a presença dos escolares, via transporte de ônibus.
Perdeu-se a oportunidade de revelar as novas gerações, o valor e a importãncia do Patrimônio Musical da Marinha do Brasil.
Ademir Pfiffer - Historiador

A banda passou por Jaraguá do Sul ...3


Jaraguá do Sul [SC].A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, na terça-feira, 10 de abril, às 19 horas, na Arena Jaraguá.Qual o motivo da ausência da sociedade jaraguasulense, como estudantes e educadores da arte musical?
Ademir Pfiffer - Historiador

A banda passou por Jaraguá do Sul ...2


Jaraguá do Sul [SC].A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, na terça-feira, 10 de abril, às 19h, na Arena Jaraguá.
Ademir Pfiffer - Historiador

A Banda passou por Jaraguá do Sul ... 1


Jaraguá do Sul [SC].A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro [Guanabara] passou pela ARENA Jaraguá, tranzendo harmônia e musicalidade das grandes marchas, que ocorriam no Rio de Janeiro [antiga Capital do Brasil], na era do nacionalismo de Vargas.
Embora, seja um espetáculo de rara beleza, os agentes do Governo Jaraguá, não se entenderam, e por falta de trabalho articulado entre a Secretaria da Educação e Fundação Cultural, os estudantes das escolas públicas, não foram ao local da apresentação, por absolta falta de comunicabilidade entre os dois órgãos envolvidos. Dai o fracasso no número de platéia.
Ademir Pfiffer - Historiador