Estatística

sexta-feira, abril 13, 2012

Escolas Centenárias no Vale Itapocu

relação das Unidades Escolares centenárias em Jaraguá do Sul :




Rede Estadual:



1 - Escola de Educação Básica "Professor Duarte Magalhães" -  Fundação: 06/09/1.899;

2 - Escola de Educação Básica "Professor João Romário Moreira" - Fundação: 1903;



Rede Municipal:



Escola de Ensino Fundamental:



1- "Professora Gertrudes Milbratz" - Fundação: 1895;

2 - "Professor Luiz Gonzaga Ayroso" - Rio da Luz I;

3 - "Professor Antonio Stanislau Ayroso" - Jaraguá 84;

4 - "Professor Arnoldo Schultz" - Rio da Luz Alto;

5 - Ricieri Marcatto - Rio Cerro II;



Rede Particular



1- Colégio Particular "Evangélico Jaraguá";

2 -  Escola Paroquial [atual Colégio Marista "São Luís" . Iniciou em 12 de julho de 1.912].



Ademir Pfiffer - Historiador

sexta-feira, abril 06, 2012

Teatro, Jesus Cristo de Nereu Ramos - 1



Teatro, Jesus Cristo de Nereu Ramos [video 1]. Encenação teatral [temática, o drama da vida de Jesus Cristo, morte e ressucitação] organizado pelos associados da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Bairro Nereu Ramos, Município de Jaraguá do Sul [SC], na sexta-feira, véspera de Páscoa.
Ademir Pfiffer - Historiador

78 anos de história administrativa de Jaraguá do Sul

A decadência e a crise da museologia tem  fortalecido últimamente a Câmara de Jaraguá do Sul, a qual vem a cada ano preenchendo a lacuna da função cultural - espaço de memória - do Museu Histórico "Emílio da Silva".
Neste ano, novamente, a Câmara tomou a iniciativa de homenagear os mais antigos funcionários do antigo prédio da prefeitura transformado em museu. 
Segue o texto, que revela este momento de memória e respeito a nossa gente, que no passado foram utéis trabalhadores públicos, para dinamizar o funcionamento da máquina pública, na esfera Municipal e Estadual:

Alfredo Moser nasceu em Jaraguá do Sul, casou se com Leana Fidler com quem teve 4 filhos. Alfredo Moser foi contratado em 1934 para a função de contador da Prefeitura de Jaraguá do Sul, na qual permaneceu até 1945.
Representante na sessão: Altamiro Moser, filho.
Guilherme Häring era jaraguaense descendente de Alemães. Teve 3 filhos. Foi contratado pela Prefeitura em 1934 para exercer a função de fiscal e permaneceu até 1963.
Representante: Wilson Pinter, neto.
João Batista Rudolf nasceu na cidade de Brusque, casou se com Kätle Pufcheit com quem teve 4 filhos. Foi contratado em 1935 para executar a função de fiscal geral da Prefeitura, na qual permaneceu até 1963.
Representante: Maria Matilde Gremm Rudolf, nora.
Frederico Engelmann nasceu na Alemanha e veio com 14 anos para o Brasil. Teve 13 filhos. Em 1936 foi contratado para trabalhar na Prefeitura de Jaraguá do Sul exercendo a função de fiscal. Ele contava aos netos que no início fazia o trabalho de fiscal a cavalo e mais tarde passou a utilizar como meio de locomoção uma motocicleta. Também foi um dos fundadores do cemitério de Três Rios do Norte.
Representante: Reinvaldo  Engelmann, neto.
França Vosgerau nasceu em Curitiba. Veio para Corupá em 1922 como fiscal federal.  Foi funcionário da Prefeitura de Jaraguá do Sul de 1934 a 1966, exercendo a função de tesoureiro.
Representante: Marlene Wosgerau  Schüzen, filha.
Alexandre Köehler, jaraguaense, descendente de alemães, casado com a Ermínia Murara Köelher com quem teve 6 filhos. Ele foi contratado pela Prefeitura para a função de guarda municipal nos anos de 1934 a 1963.
Representante: Osmar Barg Koëhler, neto.
Emílio da Silva nasceu em Jaraguá, teve 6 filhos. Em 1938, foi nomeado para o cargo de fiscal de Viação e Obras Públicas. Emílio da Silva também foi professor, Inspetor Escolar Municipal e, na eleição distrital de Jaraguá, foi eleito vereador.
Depois de aposentado passou a escrever suas memórias, registrando principalmente os fatos relevantes que marcaram a evolução histórica, política, econômica e cultural de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu. Também lançou seu livro de histórias: Jaraguá do Sul, um capítulo na povoação do Vale do Itapocu.
O nome de Emílio da Silva foi sugerido e aprovado para patrono do museu histórico de Jaraguá do Sul.
Representante: Edgar Cardoso da Silva, neto.
Amadeus Mahfud é jaraguaense, casado com Alay da Silva Mahfud, com quem teve uma filha que lhe deu dois netos. Em 1946 foi trabalhar no Fórum da comarca, permanecendo com várias funções até sua aposentadoria, em outubro de 1991. Amadeus, um homem conhecedor e apaixonado pela história de Jaraguá do Sul, que juntamente com seu amigo Emílio da Silva montaram a exposição do centenário de Jaraguá do Sul,a qual mais tarde deu origem ao Museu Emílio da Silva.
Amadeus tinha como sonho lançar o livro Memória… Um museu e a história, sonho este que foi realizado no ano passado. Dono de uma memória invejável, ele auxiliou a Câmara na busca de parentes dos homenageados da noite.
Representante: Cristiano Mahfud Watsko, neto.
Fonte e imagem: Câmara de Jaraguá do Sul - SC.

Os 78 anos de Jaraguá emancipados

Atores sociais [vivos e/ou in memorian] do serviço público ligados ao Poder Público Municipal e Estadual foram homenageados, quando da organização de uma sessão solene na Câmara de Jaraguá do Sul [SC], em março de 2012, quando a cidade completou 78 de emancipação política.
Porém, a Câmara, através dos pares da casa até a presente data, não apresentaram projeto de lei, visando a indicação do feriado municipal - 26 de março - de todos os anos, para tal comemoração.
Como  jaraguaense vou organizar um projeto de iniciativa popular - no qual o cidadão poderá  aderir ao movimento, para assinar o documento livremente - junto à sociedade, para reivindicar tal feriado.
 Posteriormente, o mesmo será entregue à Prefeita de Jaraguá do Sul [SC], que dará direção à proposta. Quem almeja ser colaborativo nesta empreitada?

Imagens: Câmara Municpal de Jaraguá do Sul - SC.

terça-feira, abril 03, 2012

A Gazeta: 40 anos de jornalismo

O jornal A Gazeta, originalmente Gazeta de Jaraguá do Sul [SC], foi um divisor de águas no jornalismo impresso em Jaraguá do Sul. Foi o primeiro a adotar o sistema off-set para impressão e a dividir por setores – social, esporte, cultura, política. Havia o Correio do Povo, então ligado ao Escritório Contábil A Comercial de Eugênio Victor Schmöckel e a Gazeta de Jaraguá. Nunca chegaram a se rivalizar de fato, mas a Gazeta era mais ativa comercialmente e também trazia notícias da cidade e região.
Também fiz parte da equipe por algum tempo. Foi importante dentro da caminhada, de aprendizado no jornalismo região iniciado na década de 1970, com os primeiros rabiscos e responsável por levar as matérias para a composição tipográfica na Gráfica Avenida, na Getúlio Vargas, para o Correio do Povo e também acompanhar a expedição e controle das listas (de fato, listas mesmo) dos assinantes.
A Gazeta de Jaraguá devia ser mais organizada na época. O Geraldo José e a Jeanette têm uma história no jornalismo local que precisa ser resgatada. É um trabalho extremamente difícil e manter, mais ainda.
Conhecemos a trajetória deles por décadas e somos grandes amigos. Trocamos impressões (leia-se informações), cedo fotos quando solicitado e nos falamos regularmente. Chegar aos 40 anos é um marco no jornalismo jaraguaense e regional. Parabéns ao Geraldo, a Jeanette e a Débora. São lutadores e idealistas.
Um abraço,
Flávio José Brugnago