Estatística

sexta-feira, setembro 30, 2011

Ademir Fischer, um cidadão politico corretamente


Um dos destacados cidadãos da cidade Schroeder [SC], o Senhor Ademir Fischer [ex-Vereador, ex-vice-Prefeito e Prefeito em Exercício], narra nesta mensagem alusiva aos 47 anos de emancipação política daquele Município, os indicadores que permearam e continuam ainda presentes na história política, de crescimento dos schroedenses. Confira porque Schroeder é a cidade que está ganhando visibilidade social e econômica, no Vale Itapocu.
Ademir Pfiffer - Historiador

Padre Enri Clemente, 100 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus


Padre Enri Clemente, 100 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Guarani-Mirim, no Município de Massaranduba[SC]. Como líder religioso, Enri coordenou uma grandiosa equipe multidisciplinar, que organizou um conjunto de evento social e cultural. 
O resultado desta organização foi o comparecimento em massa da população do Vale Itapocu, para o mega-evento religioso, nutrido de fé e história, para se contar futuramente às novas gerações.
Uma festa que entrou para as páginas da história da cidade Massaranduba, neste ano de 2011. Quem foi gostou, pois o local e o ambiente foram acolhedores, na perspectiva do ecumenismo, uma marca dos cristãos em Massaranduba.
Ademir Pfiffer - Historiador

Schützenfest 2011 - Sandra Mara Wagenknecht


Sandra Mara Wagenknecht, foi eleita por uma comissão julgadora [rainhas de outras festas germânicas] integrada por sete componentes, no baile social realizado no dia 26 de agosto [sexta-feira], no Clube Atlético Baependi.
Entrevista gravada na Schroederfest, no Município de Schroeder [SC].
Ademir Pfiffer - Historiador

Paróquia São Sebastião -rumo ao centenário

Paróquia São Sebastião de Jaraguá do Sul [SC], instalou marcador para contagem regressíva dos 100 anos de fundação do inicio das atividades religiosas da Igreja Católica, instalada na urbe, que em 2012 completará o seu centenário.
Portanto, existe um movimento cultural, que além dos católicos atraia o movimento do ecumenismo, pois as demais igrejas como do movimento do protestantismo e dos evangélicos, irão partilhar desse momento cultural e religioso, que dá à cidade o conforto e a unidade pela tradição do cristianismo.
Ademir Pfiffer - Historiador

Aclinio Feder, gemellaggio

Aclinio Feder, gemellaggio. Uma entrevista que revela os indicadores culturais e genelógicos, que uniram a nação brasileira [Massaranduba/SC] e italiana [Belluno].
O Senhor Aclinio Feder [Guaramirim/SC] revela-se conhecedor do contexto da amizade entre estas duas nações, que afirmou-se neste inicio deste terceiro milênio e que irá estimular futuras parcerias, em diversas áreas de conhecimentos.
Ademir Pfiffer - Historiador

100 anos de memórias católicas - Massaranduba - SC

O domingo 18 de setembro de 2011 foi marcado pelo evento dos 100 anos de fundação da Igreja Matriz de Massaranduba [SC] ligada ao movimento do catolicismo, o qual se propagou em meio aos poloneses, italianos e  alemães. 
O Padre Antonio Franciuso Bohn vasculhou arquivos, entrevistou [recurso da História Oral] testemunhos oculares, que somado ao seu entusiasmo originou este livro, que  chegou  às mãos dos leitores, para ampliar a visão histórico-cultural da propagação do legado do Cristianismo, por práticas religiosas de padres salesianos,  para tal finalidade preparados.
Eis o pensamento do Bohn à serviço da difusão da fé cristão e católica e tão aceitas por todos que acreditam em praticas sociais de religiosos à serviço da igreja nova e atual:

"Suspeita, incômodo, surpresa, medo, admiração, repulsa, curiosidade e desafio: estas são algumas das reações mais comuns aos que vem sendo tratados como um dos maiores fenômenos do século: o marketing religioso. Cresce esse mercado, resultado em parte da resposta positiva das populações empobrecidas e excluídas, carentes de saúde, educação e emprego, entre outras necessidades básicas não resolvidas satisfatoriamente, como também de uma proposta de vantagens arrebatadoras, por uma prosperidade e sucesso financeiro oferecido a uma classe média esperançosa em busca de um apaziguamento espiritual. E Deus se presta a qualquer coisa! "- Pe. Antônio Francisco Bohn, Editor Diocese. http://diocese.tripod.com/edit.htm. Acessado: 30/09/11

Flavio Brugnago, memórias trezentinas

O editor Flavio Brugnago do Jarnal do Vale [Jaraguá do Sul/SC], entre os meses de agosto e setembro foi à Itália [Belluno],no Vale de Biois, conjuntamente, com outros descendentes de italianos de Massaranduba [SC], para in loco vasculhar fragmentos de memória e história,. Por incrivel que pareça ,há ainda  referências em território italiano dos que de lá partiram.
Foi do Velho Mundo [Europa], no final do século XIX,que seu avô [Domingo Brugnago] se aventurou e partiu rumo ao Brasil. Em solo brasileiro fincou morada na antiga Colônia Luis Alves [atual região alta de Massaranduba de 1º e 2º Braço], hoje fazendo parte do Município de Massaranduba [antigo Distrito de Adolfo Konder, ligado Município de Blumenau/SC]. Depois de explorar a parte da região alta de Massaranduba, o Senhor Domingo Brugnago com outros italianos vieram em busca de melhores ganhos financeiros, para a localidade de Itapocuzinho I [que foi Distrito de Bananal e Guaramirim e Município finalmente], conhecido como Caminho Itapocu. Aqui foram os italianos atraídos pelo contrato de trabalho, para construção de trechos ferroviários, que ligaria São Francisco do Sul [SC] a Mafra [SC], por volta de 1905. Junto dessa história de progresso juntou-se o Senhor Maria Tomaselli, o pioneiro, que influenciou a exploração e colonização de Schroeder em 1.919.
O trecho do Senhor Domingo Brugnago de construção ficava na localidade do Rio da Prata [atual Bairro Caixa d'Água]. E assim começou sua façanha vida de explorador e construtor [artifície de cabeçeira de pontilhões e pontes em alvenaria]. 
Por esta razão Flavio foi a Itália para explorar a região isolada das montanhas de Belluno, conforme a foto revela. Flavio não deixou por menos e apertou a madeira de trezentos anos para matar a saudade do nono, que deixou a Itália, para morar na América, onde os italianos se deram bem, por mérito e por forte interesse pela cultura do trabalho.
Imagens: Jornal do Vale de 23 de setembro de 2011.

quarta-feira, setembro 07, 2011

Jacu Acustrasse, revitalização e cultura do arroz



No Município de Guaramirim (SC) está localizada a Jacu Acustrasse. O local no final do ano de 2010, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, através dos associados revitalizaram o Patrimônio Arquitetônico. Na parte alta do Vale do Jacu Acu tem nesta importante edificação dos anos 50, a marca da civilização permeada pela fé luterana. Na parte baixa, a cultura do arroz irrigado é a marca da economia, que gera a sobrevivência e a permanência do homem no campo.
Ademir Pfiffer - Historiador

Rodovia Rio Negro a Quitandinha - PR


Rodovia Régis Bittencourt, que corta os municípios de Rio Negro e Quitandinha (BR-116), no Estado do Paraná. Trecho rural, cujo leito da estrada é ladeada por linda vegetação. Nesta região você pode comprar nas casas comerciais, feijão preto e uma variedade de frutas daquela região.
Ademir Pfiffer - Historiador

Reciclando o Natal (verde e vermelho) em Rio Negrinho - SC.

Presente natalino - Mafra - SC


Presente natalino - Mafra - SC. A administração desta cidade transformou a sede da Prefeitura num presente significativo, para cada cidadão. A ideia foi revelar que a edificação é histórica e presente que a cidade recebeu num passado recente. O local é o mais importante ponto de sociabilidade, sendo um marco histórico e faz parte da identidade política da cidade. Portanto, é de responsabilidade de cada cidadão a guarda da memória e da história do Município de Mafra, cujo exemplar arquietônico faz parte e está integrado à urbe, simbolizando o Poder Executivo à serviço da cidadania.
Ademir Pfiffer - Historiador

Sociedade Cemiterial Luterana Estrada Jacu Açu - 1

SC 301 - Rodovia Dona Francisca , trecho Município de Campo Alegre 4

28ª Festa Pomerana - 1- Culto Pomerano

Sociedade Cemiterial Luterana Estrada Jacu Açu 2


Sociedade Cemiterial Luterana Estrada Jacu Açu (vídeo 2). As imagens revelam uma "cidade dos mortos" , que tem a marca da limpeza, da ordem comunitária, intimamente ligada ao associativismo, base da organização da vida social e cultural, que os remanescentes da colonização européia implantaram nesta comunidade. É característica marcante nas comunidades interiorianas (Vale Itapocu), o zelo pelo patrimônio cemiterial, simbolizando o respeito pelos antepassados.
O cemitério luterano da Estrada Jacu Açu faz parte da história e da memória do movimento de colonização alemã e está localizado no Município de Guaramirim (SC). Porém, no local foram enterrados alguns remanescentes da imigração leto-russa, cuja população chegou aquela localidade por volta de 1898.
Ademir Pfiffer - Historiador

terça-feira, setembro 06, 2011

28ª Festa Pomerana - 2 - Culto Pomerano

28ª Festa Pomerana - 3 - Canto Coral

28ª Festa Pomerana - 4 - Canto Coral

28ª Festa Pomerana - 5 - Canto Coral

28ª Festa Pomerana - 6 - Canto Coral

28ª Festa Pomerana - Hausmusikanten - 7


28ª Festa Pomerana (vídeo 8). Cleide Kohlns da cidade de Ibriama foi a revelação nesta festa permeada pela cultura germânica. A jovem é de talento musical e identificada com o instrumento do bandoneon, dom que herdou em meio familiar.
Ademir Pfiffer - Historiador

domingo, setembro 04, 2011


Hardwing Borchardt, um pomerano de muitas histórias de trabalho, no Jaraguazinhostrasse, em Jaraguá do Sul (SC). Mas aprendeu a arte do foles [tocar o instrumento do bandoneon], com o Senhor Herbert Jung [in memórian].
Como trabalhador foi carroceiro de Eugênio Gascho [leiteiro], músico [diversas bandinhas] e funcionário do Governo de Jaraguá [Prefeitura], na secretaria de obras públicas. Hoje é um cidadão aposentado e frequentador de festas de tiro e já apresentou-se com o seu bandoneon no Encontro de Músicos da Cultura Alemã, do Botafogo Futebol Clube, Barra do Rio Cerro, Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador

Em Jaraguá do Sul [SC], na localidade de Jaraguazinhostrasse mora o plantador de aipim, o Senhor Ivo Marquardt. Na infância residiu em Corupá[SC], na localidade de Faxinal e estudou na Escola Municipal "Frederico Viebrantz". O pai foi bananeiro e ele prefere a cultura do aipim e criação do gado leiteiro. Assim diariamente cumpre 14 horas de trabalho, na sua propriedade de minifúndio.
Este é um dos agricultores que através da cultura do aipim originaram uma festa [Festa do Aipim],que trata-se de um tributo aos plantadores de aipim. O evento acontece no Jaraguazinhostrasse, anualmente, no mês de agosto, na Comunidade Católica de "Santa Cruz".
Ademir Pfiffer

Patrimônio Edificado Religioso - 50 anos - Trindade (vídeo 7). Pastor Armandus Klass [atualmente aposentado (reside em Guaramirim/SC)], o qual narrou um breve histórico dos festejos dos 25 anos [1986] da construção do templo protestante, na comunidade rural do Bracinho, Município de Schroeder (SC). na época que exercia o pastorado no Vale Itapocu.
Ademir Pfiffer - Historiador

Patrimônio Edificado Religioso - 50 anos - Trindade - 12


Flordoaldo Vieira da Rosa, o Zico foi jogador e sócio-fundador da Estrela Sexagenária, o Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul [SC].
No dia dos seus 81 anos comemorado em Alto Itapocuzinho [hoje Santa Luzia] narrou sua trajetória de vida social e esportiva. Nesta pequena entrevista, ele em 28 de agosto revela de que foi um atuante atleta à favor do seu clube.
Ademir Pfiffer - Historiador

Antídio Aleixo Lunelli, empresário de comunicação [Rádio 105] e indústria têxtil da marca Lunender, na cidade de Guaramirim [SC], transmite sua mensagem alusiva aos festejos dos 62 anos de emancipação política e traça um perfil de crescimento e arrecadação da cidade, que completou 125 anos de fundação, em 2011.
Ademir Pfiffer - Historiador

Sebastião Demarchi é um cidadão nascido em 1.938, na antiga localidade Itapocuzinho Alto [atual Santa Luzia], Município de Jaraguá do Sul [SC]. Trilhou uma trajetória de vida fundamentada em valores sociais e culturais. Isto lhe possibilitou conquistar a América, na missão religiosa e no oficio de professor de Educação Básica e Ensino Superior. Mora atualmente em Itajaí [SC], casado e pai de dois filhos.
Foi alvo de uma entrevista [esta é uma síntese da entrevista maior], por ter sido um cidadão, que construiu a imagem de Jaraguá do Sul e do sobrenome Demarchi, por onde passou.
Ademir Pfiffer - Historiador

Movimento Cívico de Sete de Setembro - Sérgio Zapella, o qual na condição de dirigente da Associação dos Moradores da Vila Nova, Jaraguá do Sul [SC] avaliou o desfile de Sete de Setembro, que envolveu a participação de 13 entidades representativas dos bairros, Vila Nova, Rio Molha e Barra do Rio Molha, em dois de setembro, de 2.011.
Ademir Pfiffer - Historiador