Estatística

domingo, julho 31, 2011

120 anos da Imigração Suábia-Húngara


120 anos da Imigração Suábia-Húngara, em Jaraguá do Sul (SC), no ano que a cidade festeja 135 anos de fundação. Mensagem Jaime Negherbon, Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores. Ademir Pfiffer - Historiador

Jaraguá do Sul 135 anos, por Cristiane Kitzberger


Jaraguá do Sul (SC) comemorará 135 anos. Reflexao e contribuição por Cristiane Kitzberger, arquiteta, da Barra do Rio Cerro. Ademir Pfiffer - Historiador

Monografia temática: história magyar e suábia


Monografia temática: história magyar e suábia, por Sidnei Marcelo Lopes. A pesquisa é fruto do trabalho de conclusão do Curso de Mestrado, na Univille, na cidade de Joinville (SC). O trabalho contou com chancela da Professora e Doutora, Sandra Guedes Camargo, cientista atuante naquela Universidade privada. Eis a entrevista com o novo pesquisador das culturas étnicas de Jaraguá do Sul (SC) Ademir Pfiffer - Historiador

Abdon Batista, mais uma vítima de Colombo em Santa Catarina


A Escola de Ensino Médio "Abdon Batista" é mais uma vítima de Colombo em Santa Catarina. O estabelecimento de ensino funciona desde 1935, sendo um dos mais significativos patrimônios sociais e culturais de destaque de Jaraguá Sul (SC). No mês de maio professores e alunos resolveram ir às ruas para denunciar à sociedade jaraguaense, o desgoverno do Senhor Colombo, o homem que veio para mudar os destinos da sociedade catarinense. Porém, passado seis meses de Governo, a SDR , não funciona e nem o Governador, não sabe qual o motiva da sua existência. Como não há Governo, até os alunos paralisaram junto com os professores, para avisar Colombo, que a educação é significativa e que ela em Santa Catarina está na UTI. Portanto, é meta melhorar e reequipar as escolas públicas, pagar melhores vencimentos, para quem se dedica à educação da nossa gente, o maior Patrimônio do nosso Estado. Portanto, que o nobre Governador faça uma agenda e assuma a missão de Governar, que é encurtar distâncias, assim dizia o Museólogo e Governador Antonio Carlos Konder Reis (1975-1978). De Brasília a Senhora Ministra Ideli Salvatii está de olho neste homem que precisa ser honesto, integro e sábio, para mudar o rumo da história do Estado de Santa Catarina, Caso contrário fique com Deus e volte para casa. Ademir Pfiffer - Professor CEJA - Jaraguá

sexta-feira, julho 29, 2011

Cores e bordados que permeam a história da Hungria em Jaraguá do Sul

                                          Claudia Kitzberger - Crédito: Piero Ragazzi - AN Jaraguá

Na manhã de 25 de julho, data de fundação do antigo Dominio de Jaraguá [atual Jaraguá do Sul], os remanescentes da Imigriação Suábia e Magyar, comparecer à solenidade dos festejos do aniversário da cidade. A festa também foi dedicada a eles pois em 23 de junho de 1891, aportava no Rio de Janeiro [RJ], o navio Hannover, com diversas famílias procedentes do antigo Império Austro-Húngaro [Província da Hungria].
Depois da quarentena na Ilha das Flores, os suábios e magyares foram encaminhados diretamente ao Estado de Santa Catarina [Colônia do Jaraguá]. Assim começava o primeiro movimento imigratório da Província da Hungria,no Vale Itapocu.

9° STAMMTISCH é mesmo festa dos Amigos?



Eu penso que não. Na prática não passa de uma cerimônia de beija-mão. Montam um cenário cheio de mimos na avenida mais nobre da cidade para saudar a Realeza. A plebe paga, protege e participa para também buscar algo que lhe interessa, auto-afirmação. Não temos Debret, mas temos colunistas, que mostra para demais pessoas quem fez parte dessa nobreza também. Isso é tão real que ninguém consegue defender a razão do evento. Dizem que é cultura. Todo esse mecânismo gera um ciúme, pois as pomposidades é para os Nobres. Nos dias atuais não possuímos REAL GUARDA IMPERIAL, logo a cerimônia é protegido por Abadas, Heráldicas, Breve. Quase todos sem lastro cultural, sim social. Creio que afirmar que esse evento é de origem Germânica é a forma de manter afastados demais etnias. Coisa que nas antiguidade faziam sem hipocrisia e com caráter.

Jean Carlos Gomes - Designer Industrial

quarta-feira, julho 27, 2011

Agressões contra o Patrimônio Histórico Jaraguaense ganha charge


Opa Weiss, o médico de uma geração deve estar furioso no céu, em virtude do tamanho desrespeito, com o legado cultural, que semeou na área da saúde, a partir dos anos 20 [século XX], em Jaraguá do Sul (SC).

segunda-feira, julho 11, 2011

Vª Bandoneonfest - Massaranduba - SC - 2011

                                 


A cidade  deMassaranduba (SC) localizada no Vale Itapocu, no domingo 10 de julho ocorreu a largada dos festejos de 50 anos de emancipação política, com a edição da Vª Bandoneonfest realizada no Bairro Patrimônio, na Sociedade Onze União.

Aproximadamente 70 instrumenstistas de bandoneon subiram ao palco e oportunizando momentos de audição folclórica, que o público acolheu e prestigiou acaloradamente, com vivas. Aproximadamente 1.500 pessoas estiveram local onde as especialidades da cozinha alemã enriqueceu a festa.


O evento cultural foi um tributo à cultura germânica (pomerana e alemã), cujos grupos étnicos estão presentes na história de Massaranduba, mais de um século.

Portanto, a cidade de Massaranduba, através de uma geração consciente, ainda mantém viva as tradições e a identidade cultural da cidade.

Promovido e organizado o evento pela diretoria da Soceidade Onze União, e tendo como idealizador, o Senhor Alcides Manke, o qual conduziu uma equipe de dedicados trabalhadores e abnegados, para acolher o visitante da festa, com trativas.

                                                   Gabriela Trapp - Joinville - SC
Apesar dos tempos modernos, o folclore de Massaranduba, através do instrumento de bandoneon, se renova a cada edição da bandoneonfest, trazendo a cidade músicos diversos, que promovem a inteiração e a convivência harmônica entre o artista e público frequentador da festa.
                                                    Morgana Borchardt - Timbó - SC
No domingo, a festa foi marcada pela presença da juventude, o que assegura a continuidade do legado cultural da marca Massaranduba.

Outro fato significativo do evento foi homenagem aos 50 anos de emancipação política, com incentivo advindo, principalmente, da iniciativa privada. Isso revela que a classe produtiva está de olho, naquilo que é mais significativo, para os massarandubenses, o respeito pelo Patrimônio Cultural, Memória e a História.

                             Reimer Modro [filmand0] - Rio Cerro I - Jaraguá do Sul - SC
                                Alan Roweder - sonorização - Massaranduba - SC

Ademir Pfiffer - Hstoriador