Estatística

sábado, setembro 18, 2010

Ponto de arte e cultura é a Praça França Vösgrau, no Centro Histórico de Jaraguá do Sul - SC.
 - Daniel Carlos da Silva -


Pintando na Praça França Vösgrau - Daniel Carlos da Silva. O jovem talento é profissional têxtil em uma das empresas do ramo, na cidade Jaraguaense. Daniela Carlos, também aproveita os movimentos de arte e cultura, para exprimir e revelar o seu potencial artístico.
Ademir Pfiffer - Jaraguá do Sul - SC


Professora Cristina Pretti desenvolveu neste 18 de setembro (Centro Histórico, antiga Estação jaraguá), o Projeto: "Pintando na Praça França Vösgrau". Na entrevista fala Adriane Scoz, participante da atividade de arte e cultura, no espaço em céu aberto, de mais alta sociabilidade cultural, nesta cidade.
 Este Projeto foi aprovado pelo colegiado do Conselho de Cultura de Jaraguá do Sul (SC), portanto, conta com chancela do Poder Público.
Ademir Pfiffer - Historiador

quinta-feira, setembro 16, 2010

Schützenfest in Botafogo 9

Memória da ferrovia pelo Guindaste Behling

Guindaste Behling - memória da ferrovia em Jaraguá do Sul



Os 100 anos da ferrovia em Jaraguá do Sul (SC) chegou ao Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmöckel" pelo Guindaste Behling, na Rua Walter Marquardt (Bairro Ribeirão Molha). Através de uma mega operação, o vagão ferroviário foi resgatado da localidade de João Pessoa, Município de Guaramirim (SC).
A doação é da Rede de Postos Mime, ao Governo de Jaraguá do Sul, o qual será recambiado para Rio Negrinho (SC), para sofrer a intervenção de recuperação da estrutura férrea, madeirame e teto.
Após as etapas do processo de revitalização, o mesmo será instalado na sede do Centro Histórico de Jaraguá do Sul, na Avenida Getúlio Vargas, marcando assim as comemorações dos 100 anos da chegada do trem em Jaraguá do Sul, em 2010.
Ademir Pfiffer - Historiador

sábado, setembro 11, 2010

Livro da família Odebrecht, a disposição para pesquisa no Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmöckel"

L

Em 2010, entrou por meio de doação, o livro que trata do pioneirismo da família Odebrecht, que tem na elaboração e pesquisas, a intensa participação do geneologista, Marcos Schroeder, de Blumenau (SC).
O livro foi doado ao Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul pelo casal Rolf e Renate Janssen Odebrecht, residentes em Blumenau (SC), nas proximidades da Fonte Luminosa - entrada do Bairro Garcia. Ela é de família de Jaraguá do Sul (SC), cujo avô, o Senhor Leopoldo Janssen foi Intendente distrital, no decorrer da década de 20, do século XX.
O livro é um tributo a todos os membros dessa família, que a mais de um século construíram por meio de árduo trabalho, fragmentos de riqueza. Esse indicativo se tornou significativo para esta família, que atualmente tem sua marca  na América, nas iniciativas de relevância pública e privada.

sexta-feira, setembro 10, 2010



Schröderstrasse, a Independência somos todos nós. No vídeo o desfile dos escolares da Rede Infantil e Fundamental, do Governo de Schroeder (SC), Administração Felipe Voigt; Secretaria de Educação e Cultura, sob comando do Senhor Arildo Konell. Destaque para as unidades escolares no desfile cívico: Professor Santos Tomazelli (Duas Mamas), Professora Clarice Lange Jacob (Schroeder I), Professor Emílio da Silva (Centro), Sarita Bech Resende (Rio Hern), Rui Barbosa (Itoupava Açu), Professora Vali Jourk Voigt (Rancho Bom), Professora Leonete Bauer (Estrada Bracinho), Castro Alves (Duas Mamas), Frida Hein Krause (Schroeder III).
Ademir Pfiffer - Historiador

21ª Festa Trentina - Rio dos Cedros - SC - 1

21ª Festa Trentina - Rio dos Cedros - SC - 1



21ª Festa Trentina - Rio dos Cedros - SC - 1
Reaberta, a "casa" da memória Eugênio Victor Schmöckel


O Governo de Jaraguá do Sul (SC), através da Fundação Cultural, reabriu as portas do Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmöckel", em 31 de agosto de 2010, na Rua Walter Marquardt, na Barra do Ribeirão Molha. 
Na ocasião estiveram presentes para  apresentação institucional da nova sede, a imprensa dos profissionais de televisão (Rirecord) e escrita, marcada pelos meios de comunicação, da Rádio Jaraguá (Sérgio Luiz), Jornal Diário do Vale do Itapocu, Jornal Correio do Povo, Jornal Folhasc, ANJaraguá, etc.
Do Governo de Jaraguá do Sul, compareceram o Senhor Sidnei Marcelo Lopes (Diretor do Arquivo Histórico), Silvia Kita, historiadora e responsável  institucional, Jorge de Sousa (Presidente da Fundação Cultural) e demais convidados.
A sede do Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmökel" foi para o bairro, que tem o nome da rua, um pamerano (patrono); via que foi caminho para os Maragatos - os federalistas (1893); sede da unidade fabril da cervejaria do Senhor Isidoro Pedri; instalações da propriedade do Senhor Paul Kraemer, farmacologista e botânico, de origem pomerana (década de 90 - século XIX); local nos anos 20 do século XX, de uma fábrica de acordeon da marca Piazera; da unidade fabril do Senhor Arnaldo Leopoldo Schmitt  (curtume); sede fabril da Malharia Marquardt (Walter), dentre outros indicadores de história do desenvolvimento econômico e cultural de Jaraguá do Sul, em 134 anos de história.
Prédio arrejado e confortável - Ponto de encontro de História e Memória Regional.
Tóten, instalado em 10 de setembro de 2010.

Silvia Kita - Historiadora responsável pelo movimento e das articulações do Arquivo Histórico, na ausência do seu diretor.
Apresentação institucional do Arquivo Histórico pela Historiadora Silvia Regina Toassi Kita.