Estatística

sexta-feira, abril 30, 2010

Maria de Jesus Costa, memórias da ferrovia pelo olhar de uma mulher de luta

Sentada na varanda da sua residência, na Rua Antonia Zastrow, em Guaramirim (SC), Dona Maria de Jesus Costa, narra como testemunha ocular, fragmentos da Ferrovia Malha Sul, de Mafra (SC) a São Francisco do Sul (SC). Porém, a cidade Guaramirim foi a terra que escolheu para viver a terceira idade com a família. Na Turma 8, no lado de Jaraguá do Sul (SC), conheceu também o drama das enchentes que chegou em volume alto, na casa dos turmeiros (próximo a Ponte Velha) pelo leito do Rio Itapocuzinho e represadas pelas águas do Rio Itapocu.



Maria de Jesus Costa, memórias da ferrovia pelo olhar de uma mulher de luta. Casada com André Firmo da Costa, ela relata pedaços de histórias da época da ferrovia, principal artéria de progresso do Vale do Itapocu.
São histórias prórpria de uma moradora ribeirinha do Itapocu e da ferrovia, que corta as divisas de Jaraguá do Sul (SC) e Guaramirim (SC), quando nas cheias de 1983/84 aprendeu duras lições dessas enchentes, a qual durante uma semana desolou a população do Vale Itapocu.
A região de divisa citadas (Linha 8 dos ferroviários), transformava-se, e ainda hoje, em um mar de água doce. A noite assustava muito mais, pois por todos lados, antigamente, escutava-se o mugir do gado e o pedido de socorro dos colonos apovarados.
Ademir Pfiffer _ Historiador

quarta-feira, abril 28, 2010

André Firmo da Costa, a trajetória de um ferroviário de Araquari (SC)

André Firmo da Costa e Ademir Pfiffer
Rua: Antonia Zastrow - Guaramirim - SC


André Firmo da Costa, a trajetória de um ferroviário de Araquari (SC), que residiu em Joinville (SC), Jaraguá do Sul (SC), Mafra (SC) e Curtiba (PR). Uma vida que escreveu sobre os trilhos na condição Segurança Ferroviário. Foi morador da Turma 8, em Jaraguá do Sul, na divisa com o Município de Guaramrim (SC), atual Elástico Zanotti. Conheça algumas "gotas" do perfil do pensamento deste ferroviário.
Ademir Pfiffer - Historiador
Duas obras de engenharia se entrelaçam ainda em Jaraguá do Sul - SC
Estrada Nova, em todo seu percurso há várias passagens da ferrovia. As duas obras da engenharia se entrelaçaram, originando as ligações entre Jaraguá do Sul  e a Serra do Mar.


As imagens do vídeos narram a composição ferroviária e de cargas, cortando o Bairro de Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul (SC). O vídeo foi realizado pelo funcionário Clodoaldo, enquanto eu entrevistava a Senhora Christina Schiochet Voltolini, a víúva do ferroviário Audino Voltolini, que trabalhou na Estação de Nereu Ramos (Retorcida), nas década de 40 a 70.
Dona Christina de memória boa e organizada muitas histórias sabe narrar, com humildade e desenvoltura.
Ademir Pfiffer - Historiador
Alfredo Wüerz, o ferroviário da Velha Retorcida de Jaraguá do Sul (SC)

Apesar de 8 décadas de vida, o Senhor Alfredo Wüerz tem importantes recordações sobre a ferrovia que corta os fundos da sua residência. Nesta ferrvia trabalhou durante longos anos, para sustento da família. Hoje, narra para Ademir Pfiffer esta rica história, como testemunho ocular da história de progresso de Jaraguá do Sul (SC), em 100 anos de história ferroviária.


Memórias e história da ferrovia por Alfredo Wüerz morador antigo de Nereu Ramos (Retorcida), Município de Jaraguá do Sul (SC). Ele foi ferroviário, que trabalhava na conservação e manutenção da ferrovia entre a Estação de Nereu Ramos e Jaraguá do Sul, da Estação de Nereu Ramos a Corupá (SC).
A trajetória de vida do Senhor Alfredo foi registrada e será publicada no livro dos 100 anos da ferrovia.
Ademir Pfiffer - Historiador

segunda-feira, abril 26, 2010

Estrada Nova, antigo caminho para Hansa - SC

Desde os inicio do século XX, no Vale do Itapocu (Jaraguá do Sul/SC) surgiu à margem direta do Rio Itapocu, a segunda via conhecida como Estrada Nova de acesso ao 4º Distrito de Hansa (Corupá/SC), pertencente ao Município de Joinville (SC) .
A velha estrada partia do atual viaduto, BR 280 e serpenteva e continua serpenteando o Velho Rio Itapocu. Atualmente, a  estrada virou rua,  com designação própria, em vários trechos, Waldemar Rau (Bairro Rau), Wagner (Tifa do Monos) e a Luiz Sarti, no trecho urbano do Bairro de Nereu Ramos (antiga Retorcida), entre outros.

Próximo a esse cruzamento fica o Rio Itapocu.

Numa lateral da Estrada Nova, via centenária temos a edificação de Capela Católica.
A paisagem rural forma um belíssimo cenário bucólico lembrando o passado agrícola de Jaraguá do Sul (SC).
Cenário paisagístico que caracteriza a memória rural.
Ademir Pfiffer - Historiador
A História de Desenvolvimento de Jaraguá do Sul em 100 anos de Ferrovia
Jaraguá do Sul, um olhar digital do Edíficio Frederico Mathias de Carvalho, 4º andar, da saca do apartamento de Dona Miracy de Carvalho. Uma cidade em constante metamorfose, construida plo movimento da Maria Fumaça e das composições ferroviárias, em 100 anos de história. Quem ouça apagar esta história de trabalho e progresso, retirando os trilhos e a memória?

Ademir Pfiffer - Historiador




"A ferrovia que leva ao sucesso é construida em cima de um solo de humildade com pesados trilhos chamados erros que somente são fixados numa linha reta com maciços pregos de perseverança."


Eduardo Siqueira Filho

terça-feira, abril 20, 2010

Uruguai,dança Magyar no Teatro Solis de Montevidéu - Vídeo 1.


Uruguai,dança Magyar no Teatro Solis de Montevidéu - Vídeo 1. Grupo Folclórico Regös, argentino da cidade de Buenos Ayres. A platéia Uruguaia revelou-se atenta à coreografia folclórica, com muito ritmo e aplausos.Os argentinos, por sua vez mostraram que arte folclórica do Leste europeu (Hungria), faz parte integrante da história da imigração naquele pais da América Latina.
Ademir Pfiffer - Historiador

segunda-feira, abril 19, 2010


Aguinaldo Francisco Pereira (ex-telegrafista), vendo o trem de cargas passar em Nereu Ramos, no Município de Jaraguá do Sul (SC), no dia que concedia uma entrevista de História Oral sobre a temática da ferrovia, ao Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel".
Ademir Pfiffer - Historiador
Aguinaldo Pereira, o ex-telegrafista da Estação de Nereu Ramos ">

Aguinaldo Francisco Pereira, o ex-telegrafista da Estação de Nereu Ramos (antiga Retorcida), na cidade de Jaraguá do Sul (SC). Analise brevemente em fragmentos, a importância da ferrovia foi para a cidade e o atual Bairro de Nereu Ramos.
Ademir Pfiffer - Historiador

sábado, abril 17, 2010

O trem ainda gera empregos na ferrovia de Mafra a São Chico, em Santa Catarina



O trem ainda gera empregos e movimentos de cargas, na ferrovia de Mafra e São Chico, em Santa Catarina.

Ademir Pfiffer - Historiador

O trem cortando a Rua Fotografo Rudolpho Loss, em Jaraguá do Sul - SC

O trem cortando a Rua Fotografo Rudolpho Loss, em Jaraguá do Sul - SC



A composição de vagões vindo de São Francisco do Sul (SC) cortou a Rua Fotógrafo Rudolpho Loss, no Bairro Vila Lalau, em Jaraguá do Sul (SC), em 17/04/2010, no ano que festejamos 100 anos de ferrovia, no Vale do Itapocu, região Nordeste de Santa Catarina.
Ademir Pfiffer - Historiador

quarta-feira, abril 14, 2010

Antonio Pradi , entrevista de memória oral

Antonio Pradi, Waldeburg Hinsching e Ademir Pfiffer.

Antonio Pradi, Estudou no Colégio Marista "São Luis" de Jaraguá do Sul, cursou Direito e Mestrado, foi funcionário de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda (Auditor Fiscal), Professor titular da UNIVALI de Itajaí(SC). Nas horas de lazer social sempre aproveitou a vida registrando imagens com sua câmara fotográfica e filmadora. Com esse trabalho acabou registrando para a posterioridade, a História Regional, do perfil urbano de dezenas de cidades brasileiras, principalmente do Paraná e Santa Catarina.

Na sua terra natal, Jaraguá do Sul (SC) há ricas imagens, as quais, hoje, já fazem partem da coleção e do acervo fotográfico do Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel", desde 12 de abril de 2010, data que, também realizei com o Senhor Antonio Pradi, uma longa entrevista de História Oral. Portanto, uma contribuição de valor imensurável e de significativo valor histórico e de memória, pelo potencial que representa, para nossa cidade de Jaraguá do Sul.

Nesta entrevista, há outros fragmentos de memórias sobre viagens por diversas partes do mundo, incluindo a Hungria, terra dos únicos imigrantes da antiga Colônia Jaraguá, no final do século XIX. Outras histórias, também da sua família e dos Correios de três cidades do Estado paranaense são destaque.

Ademir Pfiffer - Historiador
Ademir Pfiffer, Waldeburg Hinsching Antonio Pradi e a esposa

terça-feira, abril 13, 2010

Antonio Pradi, o legado cultural e fotográfico de um cidadão jaraguaense

Antonio Pradi, Waldeburg Hinsching e Ademir Pfiffer


Antonio e Silvia Regina Toassi Kita

Antonio Pradi, a trajetória do cidadão trentino e brasileiro em Araponga (PR), Jaraguá do Sul e Itajaí, em território catarinense.

Vídeo gravado na sede do Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel".

Ademir Pfiffer - Historiador

domingo, abril 11, 2010

História do Bairro Jaraguá Esquerdo marcado pela presença há 40 anos do time do Juventus

 

No Bairro Jaraguá Esquerdo, o time do Juventus recebe a visita do JEC Jaraguá Esquerdo, é um bairro antigo em Jaraguá do Sul (SC). A abertura de uma estrada aparece nos idos do ano 12, no século XX. Hojé é o bairro do time do Juventus, o qual recebeu no último dia 4 de abril a visita do JEC, da terra da mãe de Jaraguá, Joinville (SC). Entre gritaria e frustrações, o time da casa perdeu. Quais as razões deste time, não decolar no ano de 2010? A triste história de falência dos clubes de futebol é muito semelhante a dos partidos políticos. Aliás, dos quadros dos time de futebol que saíram muitos políticos bons e ruins. Não podemos generalizar, mas alguns são alvo até do Ministério Público. Por que será? Dúvidas? Entre na página do Ministério Publico, a casa de Deus na terra e confira a lambança da trajetória de alguns políticos e ex-jogador de futebol amador. A classe política republicana anda em baixa e em desgaste . Até uma ex-guerrelheira disputa o o cargo majoritário da República. Imagina os clubes de futebol, onde a ordem é a esperteza . Até quando o futebol juventino vai ficar nestas circunstância tão vexatória? O desafio do Juventus é criar uma gestão de mudança de mentalidade e de choque. Há empresários interessados na causa, basta querer que o clube tenha uma gestão para promover o futebol, somente isso.Há 20 anos aproximadamente, que, o Juventus vem sendo sufocado por agentes polítiqueiros, os quais usam a imagem do clube e o ponto de sociabilidade, para se prmoverem. Mas, o povo jaraguaense na sua grande maioria fica distante desta encrenca e prefere visitar os cemitérios, que também são pontos de sociablidades mais atrativos e tranquilos, para refletir a cultura e a conduta humana. E a imagem do bairro que leva a marca do time, como fica e está? Ademir Pfiffer - Historiador
Padre Dionizio Tecilla de Jaraguá do Sul servindo à Igreja Católica


Padre Dionizio Tecilla, o jaraguaense que nasceu na Pedra Branca, ao pé da Serra do Mar, na região da Barra do Rio Cerro . Estudou na Escola Municipal "Victor Konder" (extinta), no antigo Grupo Escolar "Professor José Duarte Magalhães" e no Seminário de Corupá (SC).
Nesta entrevista nos relata o desafio de ser religioso à serviço da coltividade e da espiritualidade, numa grande Metropole chamada São Paulo (SP).


Ademir Pfiffer - Historiador

sábado, abril 10, 2010

O futebol de Jaraguá do Sul ainda respira agunizado no Jaraguá Esquerdo

O futebol continua sendo a mais importante ferramenta para alienar o povo. O pensador Karl Marx diria: "o ópio do povo"

O domingo de Páscoa, foi o dia da agonia no Jaraguá Esquerdo! Perder em casa foi um aprendizado.

Esta marca de chapéus gerou progresso e muito empregos na velha Jaraguá. No futebol, a marca não ajusta a bola na rede do adversário!



Jaraguá Esquerdo, é um bairro antigo em Jaraguá do Sul (SC). A abertura de uma estrada aparece nos idos do ano 12, no século XX. Hoje, é o bairro do time do Juventus, o qual recebeu no último dia 4 de abril a visita do JEC, da terra da mãe de Jaraguá, Joinville (SC).
Entre gritaria e frustrações, o time da casa perdeu. Qual a razão deste time não decolar no ano de 2010?

Ademir Pfiffer - Historiador

domingo, abril 04, 2010

Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política - vídeo 7.



Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política - vídeo 7. Neste vídeo, o Senhor Roland Harold Dornbusch enalteceu a cultura dos administradores públicos da Prefeitura de Jaraguá do Sul (SC), nesses 76 anos de história do Município. Dornbusch não esqueceu a marca do seu Governo, entre os anos de 1960 a 1966, que foi a volorizacao do homem do campo. Por isso fez referência a esses atores sociais, que lavraram as terras dominio de Dona Francisca, Princesa Isabel e terras da Provincia de Santa Catarina. Ele como Prefeito, mandou construir o Mercado Público para os produtos agricolas chegarem ao centro urbano, sempre fresqinhos, na mesa dos jaraguaenses. Ademir Pfiffer - Historiador

Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política - vídeo 6.


Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política - vídeo 6


Foram homenageados: Roland Harold Dornbusch, Jutta Czerniewicz ( Jorge Czerniewicz), Margô Adeléia Grubba Lehmann (Artur Müller), Ruth Hertel (Walter Breithaupt), Luiz Antonio Grubba (Waldemar Grubba), Thereza Augusta Emmendörfer (José Emmendörfer) , Marcio Mauro Marcatto (Riciere Marcatto).
Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política - vídeo 5

Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política. A Câmara Municipal, através de sua Presidente Natália Lucia Petry realizou ato solene no Legislativo, com a presença da Prefeita Cecília Konell. Neste vídeo Natália discorreu sobre o contexto histórico da emancipação política da cidade, com um discurso simples. Vídeo 5. Ademir Pfiffer - Historiador




Carlos,

Jaraguá do Sul completará dia 26 de março 76 anos de emancipação política. Qual a importãncia desta efeméride no calendário político da cidade?

"Embora a cidade já tenha setenta e seis anos, ainda é uma adolescente em termos políticos, é inconcebível que uma cidade de quase 150.000 habitantes tenha tão pouca representatividade nos legislativos federal e estadual. Falta maturidade. E alguns empresários e dirigentes tratam a cidade como se ela ainda fosse aquela Jaraguá, aquela, de vinte anos atrás. Jaraguá não é mais aquela menina provincianazinha, não adianta maquear, a violência está cresCendo, o trânsito está um caos, faltam praças e espaços de convívios. Há muito o que fazer."
 Carlos Henrique Schroeder.
Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política - vídeo 4


Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política. A Câmara Municipal, cuja Presidente Natália Lucia Petry realizou o ato solene no Legislativo, com a presença da Prefeita Cecília Konell e convidados. Neste vídeo músicas de cordas, herança da imigração européia (húngara e alemã), em Jaraguá chegou e hoje é parte do patrimônio musical da cidade. Há falta de políticas públicas, no Governo de Jaraguá do Sul, para difusão deste legado cultural, através de uma Escola de Música, aberta a todos os cidadãos.- vídeo 4. Ademir Pfiffer - Historiador
Jaraguá a Jaraguá do Sul, 76 anos de emancipação política - vídeo 3


A Câmara Municipal, através de sua Presidente Natália Lucia Petry realizou ato solene no Legislativo, com a presença da Prefeita Cecília Konell.
O Jornal Ocorreio do Povo, o mais antigo semanário de Jaraguá do Sul destacou o evento dos 76 anos, através da Historiadora Silvia Kita. Imagem antiga do entorno da Estação Jaraguá, da antiga Estrada do Trem, atual Avenida Getúlio Vargas, ilustou a matéria. Foi nesse local de entorno que Walter Breithaupt deu inicio a marca Breithaupt, como despachante ferroviário (1921) e o inicio do pioneirismo do Comércio e Indústria dessa família.
Walter também participou como agente político das etapas reivindicatórias da emancipação do antigo Distrito de Jaraguá.
Ademir Pfiffer - Historiador










quinta-feira, abril 01, 2010

 BR 101 na Grande Florianópolis, as obras estão  em atraso

Na BR 101, na Grande Florianópolis (SC), as obras de construção estão em atraso, o que mostra a falta de consistência em matéria de políticas públicas há, para incremento da malha rodoviária, por parte dos nossos governantes republicanos.
Entra governo e sai governo (tucanos e petistas), o Brasil e a população de modo geral sofrem com os desmandos das autoridade sem capacidade de diluir os problemas de infra estrutura rodoviária. Veja as imagens que por si própria, mostram que, em 8 anos de Governo Lula, o mesmo não equacionou os problemas de duplicação da BR 101, em solo catarinense. É lastimável esse quadro caótico.
O Governo de "Estrela", formado pela alta cúpla ou intelectuais das melhores universidades brasileiras e, inclusive, com formação continuada no estrangeiro, não deu solução para um velho problema.
Todavia, essa gente aposta, que o cidadão não fiscaliza o Governo, ledo engano. Está ai o descalabro de mais um governo republicano sem direção.Confira porque no Brasil, o republicanos nao honram a conquista democrática e zelem pelo povo brasileiro, o nosso maior patrimônio. Vamos votar neles? . Vídeo 1.
Ademir Pfiffer - Historiador