Estatística

sábado, fevereiro 28, 2009

Jornal Agazeta estampa a cultura germânica na edição de 27 de fevereiro de 2009

4º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, no Botafogo Futebol Clube da Barra

Quando? Em 8 de março
Horário:9 horas - Inicio com culto ecumênico e musicalizado, tendo o Padre Silvino Hoepers e o Pastor Anildo Wilbert, ambos religiosos na Barra do Rio Cerro e no entorno.


quarta-feira, fevereiro 25, 2009

ANJaraguá estampou em suas páginas, a história da origem do luteranismo em Jaraguá do Sul
24 de fevereiro de 2009. N° 325
RELIGIÃO
As raízes luteranas em Jaraguá
Pastor Anildo Wilbert descobriu a data exata da fundação e informações sobre pioneiros da igreja na cidade.
A data de 19 de fevereiro de 1899 já está bem distante, mas é uma grata novidade para a Comunidade Luterana Cristo Salvador, na Barra do Rio Cerro. Diante de uma assembleia lotada, o pastor Anildo Wilbert mostrou, no fim de semana, como encontru, quase por acaso, o dia exato da fundação da comunidade.“Descobrimos isso no início de janeiro em registros na cidade de Brusque”, comentou, entusiasmado. Há 110 anos, 40 pessoas que moravam perto dos rios Jaraguá, rio Cerro, rio da Luz e o pastor Rudolf Hägeholz, de Timbó, fundavam a Comunidade do Rio da Luz. A descoberta de Wilbert foi eternizada numa placa fixada na entrada da igreja.“Uma data de muita alegria. Somos gratos a Deus por descobrir esta data e, consequentemente, celebrá-la. Não só os membros da comunidade de Jaraguá do Sul de outros lugares, como São Bento do Sul, como também os membros da Igreja Católica Apostólica Romana”, disse.O pastor de Timbó que ajudou a fundar a igreja era itinerante. “Fomos buscar fontes onde poderíamos encontrar dados mais precisos desta passagem (do fundador pela cidade)”, disse o pastor Wilbert, durante a celebração.A busca pelos documentos também contou com o apoio do pesquisador Ademir Pfiffer. “Tem se mexido com todo o material que existe nas comunidades mais antigas, como é o caso de Blumenau. Era justamente de lá, no Vale do Itajaí, que vinham os primeiros pastores a pregar nestas comunidades como o Rio da Luz”, afirmou Pfiffer, lembrando como ele e o pastor perseguiram as pistas.Segundo ele, no Arquivo Histórico de Blumenau há registros de propriedades rurais alemãs a partir de 1893. “Isto significa que há indícios de que, no início da década de 90 do século 19, já havia famílias luteranas no Rio da Luz. E o trabalho do pastor Anildo é importante justamente para mostrar as origens desta comunidade”.A história da religião em Jaraguá está ligada ao Rio da Luz, onde se concentra a população de pomeranos (vindos da região da Pomerânia, Alemanha).Ainda não se sabe se descendentes dos fundadores ainda moram na região. “Recursos como o Orkut possibilitam a gente buscar pelos sobrenomes de pessoas ligadas a estas famílias”, afirma Pfiffer. Em relação ao pastor Hägeholz, o pesquisador acha difícil encontrar mais pistas. “Geralmente, alguns destes pastores, após encerrar suas atividades, retornaram as suas famílias na Alemanha e levavam consigo parte da história de suas passagens por aqui.”
Orgulho para a comunidade
Depois de participar do culto de ação de graças e da inauguração da placa comemorativa dos 110 anos, os fiéis se dirigiram ao salão da igreja luterana, onde participariam do almoço comunitário. Entre eles, a presidente da Comunidade Cristo Salvador, Darci Heintert, que parecia a mais entusiasmada com a nova data de celebração. “Estes 110 anos são muito gratificantes para os luteranos que neste período vieram para cá. Estou muito contente hoje porque o pastor Anildo se dedicou muito a descobrir isso”, disse. “Para nós, alguns aspectos históricos estavam muito apagados e estamos buscando resgatar isso agora.”Entusiasmo que sensibilizou o padre católico Silvino Hoepers que fez questão de cumprimentar os luteranos após o culto dominical. “Nós somos irmãos em tudo. Temos a mesma fé, o mesmo Cristo. Temos que nos unir cada vez mais, porque é esta unidade que Cristo quer”, disse.Aos 68 anos, Iselda Porschadt, veio da comunidade Martin Lutero, do Garibaldi, para compartilhar o momento especial com os irmãos de fé da Barra Rio Cerro. “É uma data festiva e precisa ser celebrada”, disse, enquanto se unia à família para comemorar.
Jornal ANJaraguá - 24.02.09

domingo, fevereiro 22, 2009

Paróquia Luterna no Brasil, na Barra do Rio Cerro comemorou 110 anos em Jaraguá do Sul

Um culto ecumênico celebrado pelo Pastor Anildo Wilbert e o Padre Silvino, Paróquia Católica pertencente a mesma comunidade, foi o ponto alto das comemorações dos 110 anos de fundação realizados em 19 de fevereiro último.
O culto celebrado em 22 de fevereiro, à partir das 9 horas contou com presença de Cecília Konell, Prefeita; Jean Leuprecht, Presidente da Câmara de Vereadores e do Vereador Jaime Negherbom.
Na porta da igreja foi decerrada uma placa, a qual registrou para a posterioridade a marca e a presença da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Jaraguá do Sul.
Em Jaraguá do Sul, os luteranos estão presentes na história da cidade, desde o ano de 1895, com a fundação da Escola/Igreja, no Caminho Rio da Luz I - atual Escola Municipal "Professora Gertrudes Milbratz". Todavia, o marco inaugural é considerado 19 de fevereiro de 1899.

Imagens mostram um patrimônio histórico e religioso de ricas histórias de uma comunidade, que escolheu o viês luterano, para dar continuidade a história de sua trajetória, na América do Sul, distante do velho continente europeu, aonde nasceu esta instituição pelo pensamento do Monge Católico Martim Lutero.


sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Convite de Jaraguá do Sul- SC
2009


O que é o Encontro de Músicos da Cultura Alemã?
Trata-se de um tributo aos músicos de foles, harmônicas metais e cordas, que expressam por meio dos dons musicais, a boa música folclórica e alemã, que atravessou 18 décadas, engrandecendo o nosso patrimônio musical.
A festa pretende atrair pelo 4º ano consecutivo a Jaraguá do Sul, os músicos e os que cultuam as nossas tradições. Sejam bem vindos!
Quando: 8 de março;
Local: Botafogo - (a 300 metros da empresa Malhas Malwee, em direção à Pomerode pela Serra do Rio da Luz);
Horário: 9 horas (culto ecumênico e musicalizado).
Às 10 horas acontece a solenidade de abertura oficial pela Jazz Band Elite de Corupá (SC), com execução do Hino Brasileiro, da Alemanha, Santa Catarina (Marcio Brosowski/bandoneon) e Jaraguá do Sul.
Observação: Haverá dois palcos para apresentações coletivas e individuais, com músicos dos três estados do Sul do Brasil.O público poderá escolher as opções musicais a seu gosto.
Outras atrações no transcorrer do dia:
1 - A Rádio Jaraguá por meio do seu locutor Fred Ulirich irá transmitir toda a programação que será levada ao ar durante todo o dia;
2 -Durante o evento, o Grupo Folclórico Regenwalde da Associação Recreativa Armalwee, apresentará três dos seus grupos de danças: infantil, infantojuvenil e master, os quais se apresentarão em horários alternativos;
3 - Desde às 13 horas, o público presente poderá dançar e rodopiar, na pista do salão do Botafogo, ao som de bandas e músicos de prestigio;
4 - Para tranquilidade do público, a diretoria ampliou o palco alternativo (dois) e dotou o salão principal com sistema de exaustor, favorecendo melhor climatização e proporcionando um ambiente de melhor qualidade e comodidade;
5 - O público é convidado vir ao evento à caráter, com traje típico,para manifestar o seu encanto e admiração pelo folclore alemão, em 180 anos de história em Santa Catarina;
6 - Este ano haverá sorteio de brindes ao público, no final da festa;
7 - Os grupos de Terceira Idade, através de seus coordenadores poderão reservar almoço para a excursão pelos fone (47 )3376 - 0006 (Ingrid Enke) e Ademir Pfiffer (47)9619-7744;
8 -O público que chegar até às 9 horas e 15 minutos; não pagará ingresso;
9 - No evento haverá lançamento de CD dos Irmão Radoll, dois jovens de talentos musicais,da cidade de Joinville (SC);
Vale a pena vir a Jaraguá em 8 de março, cidade que organiza o segundo evento mais significativo, depois de São Pedro de Alcântara, em comemoração aos 180 anos da presença alemã em território catarinense.

Atenciosamente,

Ademir Pfiffer -Presidente da Comissão Organizadora

Ari Enke - Presidente do Botafogo


sábado, fevereiro 14, 2009

Mestre do Foles - Rodrigo Kienen - Blumenau - SC

No 4º Encontro de Músicos da Cultura Alemã de Jaraguá do Sul - SC
Clube: Botafogo - Barra do Rio Cerro




Grupos Saudades - Massaranduba - SC

Onde?Desde de 2006 apresenta-se no 3º Encontro de Músicos da Cultura Alemã
Local: Botafogo - Barra do Rio Cerro - Jaraguá do Sul - SC





Marcio Brosowski - São Bento do Sul - Hino de Santa Catarina no Bandoneon
Onde? No 2º e 3 º Encontro de Músicos da Cultura Alemã (2007 e 2008)











Em 2009 virá ao evento? Confirmado!Então compareça a esta grandiosa festa!
Ademir Pfiffer - Diretor da Escola de Bandoneom e Presidente da Comissão Encontro de Músicos da Cultura Alemã
Os Veteranos - típica banda alemã de Joinville _SC
3º Encontro de Músicos da Cultura Alemã - 2008





Em 2007 esta banda também compareceu no Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro (Encontro de Músicos da Cultura Alemã) - Jaraguá do Sul.
O Regenwalde mostrou a cultura e o folclore alemão em 2008 - 3º Encontro de Músicos - Botafogo



O Grupo Folclórico Regenwalde da Armalwee retorna ao 4ºEncontro de Músicos da Cultura Alemã, neste ano de 2009.

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Em 2008, o "3º Encontro de Músicos da Cultura Alemã" foi assim...


4º Encontro de Músicos da Cultura Alemã - Jaraguá do Sul - SC


180 Anos de Imigração Alemã de Santa Catarina



Banda Treml - São Bento do Sul - SC - Tradição presente nesta festa. Você não poderá faltar.
Tenha um mapa no seu site!