Estatística

quarta-feira, janeiro 30, 2008

FEMUSC, um evento atrativo pelo potencial cultural e musical

O FEMUSC durante 14 dias foi um evento, que atraiu um público que está aprendendo a aprender gostar da música erudita. Embora ele aconteça pelo terceiro ano consecutivo, uma promoção do Governo de Santa Catarina, o qual busca por meio de parcerias, com a iniciativa privada da cidade de Jaraguá do Sul, a execução deste projeto.
Como o Governo do Estado é o Órgão que estimula a execução deste projeto, a cidade ainda nao tem um potencial de público, para apreciar o melhor da arte musical erudita.
Nos dois primeiros anos da realização do FEMUSC, a população da cidade teceu severas críticas em relação aos gastos pelo Governo Estadual. Pouco gente interessava-se pelo que passava-se no "elefante branco", a Sociedade Cultural Artística (SCAR).
Nesta 3ª edição do FEMUSC, o fluxo de público aumentou e até um espetáculo com estrutura de transporte coletivo foi programado, para a organização do evento.
De fato, o evento precisa aperfeiçoar e melhorar a relação com o público, visto a diamamizar o acesso à cultura musical e erudita. Outro aspecto é o segmento social dominante, que revelou pouco tato com profundidade pela arte musical do evento. Quem foi às noites de reduzido público conseguiu avaliar a distância que o grupo dominante tem com esta arte, pois nao consegue ficar até o fim de um espetáculo. Eram poquíssimos jaraguaense que de fatos abraçaram os espetáculos.
Para 2008, quem sabe a SCAR reavalie o seu papel como instituição promotora deste evento, aproximando-se da comunidade, com mais espírito de humildade e gesto de acolhimento pelos excluídos.


Noite de 30 de janeiro, no teatro grande da SCAR:

Músicos de cordas e tecla recebendo, os aplausos do público, após uma apresentação musical permeada de refino gosto musical.

Os músicos de cordas até encataram a platéia, por meio dos acordes musicais agudos.
Dois músicos revelando, que a arte de tocar violino é um dom, que se tece no viver da arte.
Instrumento de corda e teclado, juntos aguçam o público para o requinto espetáculo da arte musical erudita.

Imagens da noite de 29 de janeiro: Os instrumentistas de sopro, também foram muitos festejados pelo público, que conheceu esta arte que atravessa séculos e sofre constantes evolução
Apresentar a arte musical erudita a uma platéia, que está em fase de aprendizado e refino, é um desafio.
Reunir um grupo de músicos seletos, num espetáculo musical, traz a possibilidade de compreensão desta arte, mesmo pelos leigos.
A harpa se tornou um atrativo necessário no FEMUSC, visto a difundir novos valores. Aos poucos os resultados aparecem ao olho do público.

Imagens realizadas na noite de 25 de janeiro, na sede da SCAR:


Ao finalizar um concerto, o público aplaudiu muito o grandioso espetáculo de rara beleza musical. Afinal, um espetáculo deste só a cada ano, quando o povo pode ir a casa das artes, sem distinção social.
A regência e a maestria encantaram os grandes espetáculos, na SCAR, quando da realização do FEMUSC. O público em silêncio, interpretou os movimentos dos braços, que revelava os acordes musicais em diversas línguas.
Palco da SCAR, um lugar para multiplicar a cultura musical da cidade, portanto espera-se mais retorno para às classes pouco privilegiadas.



O público prestigiou várias noites seguidas, os grandes espetáculos, que trouxeram partituras com fino repertório musical.

domingo, janeiro 27, 2008

Brüderthal, o Vale das tradições germânicas de Guaramirim (SC)


O quê aconteceu?

Festa de Rainha do Tiro ao Alvo,

Onde? Na localidade de Brüderthal, na Sociedade de Atiradores de Brüderthal, Município de Guaramirim.

Majestades? Daiane Prüsse Mafei, Rainha; Salete Fiomoncini, 1ª Princesa; Iracema Pomerening Ruedeger, 2ª Princesa.

Horário: 13 horas concentração dos sócios; 15 horas saída da ritualística folclórica de busca da rainha; 22 horas baile de encerramento e coroação da nova rainha, para o ano de 2009.

Banda: Corações Iguais, cidade de Luís Alves (SC).

Outros dados:

Presidente: Carlito Engelmann
Comandante de marcha: Ivo Zech
Bandeireiras:
Brasil: Irene Wacholz Winter
Santa Catarina: Relinde Winter Wolf
Guaramirim: Elvira (Toti) Fridmann Engelmann

Flâmula/Sociedade: Irmãs Rüdger

Observações:

Estiveram presentes como sociedades convidadas: Diana e Comercial (Jaraguá do Sul); Onze União e Ribeirão Gustavo (Massaranduba); Treze de Maio (Blumenau); e Botafogo Futebol Clube, Guarany; Aliança; Alvorada; Centenário; Vitória, Jaraguá do Sul.



As cores, o azul e o branco, da bandeira da antiga Pomerânia, traduzem a origem étnica dos antigos associados da Sociedade de Atiradores de Brüderthal.

No roll de entrada, um dos quadros traz a imagem de um dos fundadores e primeiro Presidente da Sociedade Brüderthal.
De Luís Alves este ônibus circula no Sul do Brasil, com as tradições folclóricas e musicais da imigração e colonização alemã.
Ivo Zeh, por longos anos continua firme no propósito de difundir a ritualística folclórica de busca de majestades.
As bandeireiras tem o papel significativo, ao levar os símbolos que traduzem a identidade brasileira, catarinense e guaramirense.
As majestades recebendo as tradicionais honra da sociedade e a homenagem pelo exemplo dado, quando assumiram a coroação do reinado durante um ano.
Exímias atiradoras, as senhoras Iracema Pomerening Jung (faixa) e Relinde Winter Wolf.
Cartaz distribuído na região do Vale do Itapocu, com a finalidade de anunciar, convidar os associados e o público, para a grandiosa festa de tradição.
Sede social lotada, para homenagear a anfitriã, a Sra Daiane, a Rainha do Tiro ao Alvo e as respectivas princesas.
Palco muito bem iluminado e a banda musical em ritmo acelerado, revelou um repertório musical recheado de músicas folclóricas, que ainda estão presentes no imaginário coletivo.
Denise Pereira foi escolhida a madrinha da Banda Corações Iguais. Moça de sorrisos e muitos sorrisos.




Fernanda foi outra moça que candidatou-se à madrinha desta banda. O difícil foi conter o sorriso da moça.
Tradição e cultura do tiro ao alvo sobrevivem no Vale do Rio da Luz


Data: 19.01.08
Local: Sociedade Guarany
Evento: Festa de Rei do Tiro ao Alvo
Rei: Vilson Spredmann
1º Cavalheiro: Marcio Vöelz
2º Cavalheiro: Ivo Volles

Banda: Estrela de Ouro

Observação: A festa de busca da majestade aconteceu na sede social da Sociedade Ribeirão Grande da Luz, por motivo de que o Sr Vilson, também é associado nessa Sociedade.



Um voluntário movimenta a secessão de tiro ao alvo, com determinação e espírito esportivo.
Os alvos alvejados pelas flexas de algum exímio atirador, do Vale do Rio da Luz.
O Sr Dirceu Weiss concentrando-se para alvejar por meio do tiro certeiro, o alvo que revela o melhor atirador da tarde.
Na cozinha, uma equipe de senhoras prepraram o típico café colonial, com uma variedade imensa dos sabores da culinária alemã e pomerana.
De azul, a Sra Salete Tecila, secretária da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu, em companhia de amigos.
A arte de empastar (chimiar) pães continua viva na tradição da cozinha alemã e pomerana. Os anos sucedem-se, mas os antigos costumes culinários são preservados.
A família Peters do Ribeirão Irma, Município de Massaranduba (SC) veio em peso, ao Vale do Rio da Luz prestigiar a tradição da cultura do tiro ao alvo.
A sede social lotada, os associados e convidados vieram conferir e apreciar, a tradição remanescente do tiro alvo esportivo, mantido com a finalidade cultural de integrar e promover este esporte.
Ao finalizar o evento social e cultural, os associados e os convidados reunem-se para ouvir os resultados competitivos, que revelam o novo rei do tiro, para o ano de 2009.
O rei ladeado pelos respectivos cavalheiros, agradece a todos pelo comparecimento e convida para o baile de encerramento.

Banda Estrela de Ouro, a Banda de acordes musicais da cultura germânica. Para a festa ganhar animação e contagiar o público, os músicos descem do palco, para interagir com os convidados.

terça-feira, janeiro 15, 2008

Sociedade Onze União – Patrimônio – Massaranduba

Evento: Festa de Rainha do Tiro ao Alvo Feminino
Quando: 12/01/08
Horário: 14 hs
Animação: Banda Chamativa – Indaial (SC)

Majestades:
Rainha: Cecília Savulski
1ª Princesa: Íris Roveder
2ª Princesa: Adnéia Marquardt

Outras informações:
1 – Comandante:
Silvana Heideck Hausmann

2 – Portas Bandeiras:
Brasil: Doraci Wenski
Santa Catarina: Leoni Jensen
Massaranduba: Rosali Kraiss
Sociedade: Ilinise Hiedeck Fleming

3 – Modalidade de competição:
Tiro ao Pássaro

As portas bandeiras e as majestades, foram todas reunidas para o registro da tradição.

A Ordem e a disciplina, é uma prática entre as associadas e convidados. A tradição medieval do tiro feminino tem nesta modalidade de competição, uma rede de relações, as quais traduzem o espírito festivo, baseado em valores imensuráveis.

Dançar para esquecer a correria da vida diária, carregada de muito trabalho. A tradição de reunir famílias no Onze União, tem a finalidade de ampliar as redes de relações da boa convivência e o respeito à pluralidade cultural.
O palco foi devidamente ornamentado pela Banda Chamativa.

No solão de festa, embora a simplecidade seja o cartão de visita, não faltou bebidas e a boa comida da cozinha rural.
Uma equipe de voluntários e associados foram responsáveis de preparar o cardápio que foi oferecido aos convidados, com muita fartura e excelente sabor.

No palco um repertório musical a cargo dos instrumentistas de teclado, foles, sopro e cordas. O público conferiu rodopiando na pista de dança, até quando termimou a festa às 18 hs e 30 minutos. Às 22 hs teve o inicio do grandioso baile e encerramento no domingo pela manhã.

Um dos dialetos da língua alemã foi o elemento socializador, entre estas senhoras. A todo instante as frases eram emitidas no dialeto alemão, que ainda em Massaranduba é fenomeno cultural a ser pesquisado pelos linguistas da Língua Estrangeira Alemã.
Um pássaro de madeira é confeccionado para simbolizar as dispustas da Rainha do Tiro ao Pássaro. Ele é confeccionado com bico ponteagudo e arremessado ao alvo. Quem atingir a maior pontuação, é aclamada a rainha, para o ano de 2009. Assim mantém-se a continuidade da tradição medieval e uma nova festa é organizada, posteriormente, para coroação da nova rainha. Esta modalidade esportiva remonta a Idade Média e continua sendo objeto de pesquisas pelos historiadores regionais. http://br.youtube.com/watch?v=dvxf8CX6knM - Competições Tiro ao Pássaro.

Vídeos:
Mais sobre esta sociedade, acessar:

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Há 12 meses entrava no You Tube a atração do Canal Cultura Jaraguá

Com o objetivo de difundir os elementos regionais da cultura remanescente da imigração e da colonização africana e européia, em 14 de janeiro de 2007 entrova em operação, o Canal Cultura Jaragua, na internet, por meio do You Tube, um site estrangeiro na época e atualmente, atuando no Brasil.
Em 12 de maio foi postado o primeiro vídeo, cujo título era "Comercial- Jacu Açu-Guaramirim - SC", com 21 segundos. Era um pequeno vídeo que registrava uma ritualística folclórica de busca de Rei e Rainha do Tiro ao Alvo, nesta Sociedade Recreativa, fundada há 83 anos atrás. O vídeo conquistou 58 exibições.
Mesmo diante diante do desafio de competir com os vídeos super elaborados pelas empresas especializadas, abracei a causa da cultura regional, sempre com o foco de produzir e registrar pequenos vídeos, que evidenciam a nossa cultura remanescente, na complexidade de sua abrangência e pela sua contribuição na formação do nosso patrimônio cultural e histórico.
O propósito de registro deste trabalho por via de imagens amadoras, é deixar um marco para posterioridade daquilo que a sociedade pouco valoriza, em relação as nossas tradições. Que estas imagens, com elementos da saudosismo e memória sejam cultuadas e veneradas pelas novas gerações. Tenho a certeza de que a cultura dos nossos atepassados representou e continua representando, a força e a expressão de nossa identidade.
O Canal Cultura Jaraguá nasceu desvinculado da onda contemporânea revestida pela lógica do marketing de mercado do lucro fácil. Muito pelo contrário, nasceu espontâneo e unicamente tem o objetivo de registrar, o desmantelamento da nossa cultura regional, que diariamente sofre com a concorrência da cultura contemporânea de massa e americana.
A era globalização veio direcionar o homem a se preocupar exclusivamente com a cultura do mercado, cujo modelo econômico mostra se insensível com as culturas rudimentres e localizadas, dos diversos povos.
É preciso sintonizar-se com os novos tempos, sem perder a propriedade das nossas raízes, as quais sofrem com a insensibilidade das novas gerações, que tem apego exagerado ao consumo, sede pelo moderno e o desprezo pela cultura dos nossos antepassados.
O Canal Cultura Jaraguá veio para somar, registrar e difundir as diversas culturas, que permeiam a vida do nosso povo, no Vale do Itapocu.
Acompanhe a seguir os números de exibições dos 10 vídeos mais assistidos e avaliados pelo público internauta:
Dados importantes em 14/01/08:
Vídeos assistidos: 365
Vídeos postados: 535
Exibições de vídeo: 40.210
Favoritos: 7
Tipo de canal: normal
Exibições do canal: 962
Inscritos: 9
Os 10 vídeos mais exibidos:
1- BR 101 - Serra de Curitiba - Paraná
Exibições: 1263
2 - JARAGUA DO SUL 131 ANOS - ETNIAS I
Exibições: 906
3- JARAGUA DO SUL SOCIEDADE ESPORTIVA AMIZADE III (http://br.youtube.com/watch?v=hAPsKFl90uQ);
Exibições: 875
4 - Jaraguá do Sul, o crescimento fruto da evolução ferroviária
Exibições: 807
5 - Jaraguá do Sul - Grupo Dança Húngara Dunántúl - infantil
Exibições: 792
6 - MASSARANDUBA (SC) GRUPO SAUDADES BANDONEON (http://br.youtube.com/watch?v=c1pXVpkJhXs);
Exibições: 610
7 - Joinville Pirabeiraba Bandoneonfest XI
Exibições:578
8 - Jaraguá do Sul (SC) Salão Barg - Rio da Luz I
Exibições: 514
9 - Oktoberfest, tradição teuto-brasileira na terra de Blumenau (http://br.youtube.com/watch?v=c4drA8VnPqw);
Exibições: 498
10 - As ruas de Jaraguá do Sul em movimento - vídeo 02
Exibições: 491
Com base neste banco de dados e informações, o Canal Cultura Jaraguá chega no seu primeiro ano de aniversário, como um instrumento de cultura e conhecimento. Isto aumenta a responsabilidade de coletar e reunir novos indicadores da cultura regional, com mais rigor técnico e olhar aguçado pelo patrimônio do nosso povo.
Vídeos mais avaliados pelo público virtual:
1 - JARAGUA DO SUL - STAMMTISCH ORIGINAL (http://br.youtube.com/watch?v=xDr6aAD7tsQ)
2 -Schutzenfest e a Banda Knecos de Brochier - RS
3 - Schutzenfest,violino, bandoneon, gaita e outros instrumentos
4 -Tanzfolge, dança folclórica no Jaraguá em Dança
5 -Reinaldo Klein, um dedicado músico à cultura do bandoneon
6 - Flavia Passos, a Rainha da Schützenfest que conquistou ...
7 - HINO DE JOINVILLE - DIA NACIONAL DA SUÍÇA
8 - 1º Encontro de Papais Noéis em Guaramirim - Vídeo 3
9 - PARANÁ - CURITIBA - RODOVIÁRIA
10 -JARAGUA DO SUL - PARAJASC - CIRCO THOLL 24.07.07