Estatística

sábado, setembro 22, 2007

Na terra dos pomeranos e alemães, a tradição do tiro ao alvo é uma forte manisfestação popular
Após a marcha de busca das majestades do tiro ao alvo, os associados e convidados reuniram-se para prestigiar os homenageados.

O Sr Kath comunicador da Sociedade Vitória realizou um breve comentário, contextualizando a finalidade da festa e da tradição, para os presente na ocasião.










Banda Estrela de Ouro de Rio Cerro II conduziu a marcha tradicional de busca da Rainha e do Rei do Tiro ao Alvo. O percurso aconteceu nas proximidades da sede social da Sociedade de Atiradores, em "Oba Luz", Rio da Luz Vitória ou Rio da Luz III.

domingo, setembro 16, 2007

Encontro Catarinense de Arquivos, um evento que reúne profissionais da guarda da história e memória

Qual o propósito do Governo de Jaraguá do Sul sediar o Encontro Catarinense de Arquivos?A cidade atualmente é sede de um dos arquivo mais significativo do Vale do Itapocu, o Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel".
Atualmente, este Arquivo Municipal possui uma rica coleção de documentos, disponíveis para os pesquisadores, das mais diversas áreas de pesquisas. As coleções de documentos são entre jornais diversos, destaque para o Jornal Correio do Povo (acervo incompleto), movimento do integralismo, Diário Oficial estadual, desde os anos 40, apesar da coleção incompleta. São 15 mil metros de caixas contendo documentações, as quais representam a memória e a história da cidade.
Em relação ao acervo fotográfico (aproximdamente 60 mil fotos) do Arquivo Municipal, que é muito rico, pois há fotos desde o começo do século XX, quando a fotografia passou a fazer parte do registro de memória e construção da identidade social das famílias, que colonizaram Jaraguá.
Outro forte do Arquivo Muncipal é a pesquisa de História Oral, que é o carro chefe e motivo de orgulho da existência da instituição, que tem responsabilidade sobre a guarda da história da cidade e do Vale do Itapocu.
A imigração húngara, a colonização européia e a migração atual, associada aos movimentos sociais, são destaques no campo da pesquisa de documentação histórica e da história oral.
Portanto, o Encontro Catarinense de Arquivos em Jaraguá vem de encontro das políticas públicas, hoje definidas pelo Sistema Municipal de Cultura, implantado recentemente.


sexta-feira, setembro 07, 2007

Acervo Cultura Esportiva do Tiro ao Alvo

O Museu Histórico Municipal "Emílio da Silva, conta com um espaço nobre para visualizar a manifestação cultural e esportiva do tiro ao alvo, enraizada aproximadamente, dez (10) décadas em nossa cidade.
A proposta museográfica do nicho temático foi abordar e comunicar, através da linguagem museal, o contexto histórico das nossas manifestações culturais, de caráter também folclórica. Portanto, um tributo ao participe do esportista do tiro alvo.
A difusão desta tradição faz-se necessário face ao desmantelamento das diversas culturas dos diversos grupos étnicos, que ocuparam os espaços físicos e territoriasi de nossa cidade, desde o final do século XIX.
A cultura teuto-brasileira, difundidas pelas famílias remanescentes da colonização alemã, buscaram no espaço destinado à cultua do tiro do alvo, a afirmação do seu legado cultural, com o propósito de revelar à nova geração, o que foi significativo para construção de sua identdade e culto aos antepassados.

O quadro registra meio século de tradição do tiro ao alvo. Foi pintado e usado para as competições de tiro ao alvo, quando a lei não proibia esse modelo artístico. Atualmente, a legislação brasileira não permite o seu uso, pois estimula a caça indiscriminada, segundo quem interpreta e executa a lei em vigor.


Este quadro foi pintado manualmente e remete os estudiosos a um passado de fartura em nossas matas, repletas de animais feroses. Todavia, a proposta do pintor(a) foi estimular o atirador esportivo do tiro ao alvo, a mirar no centro, onde estão centrados os pontos mais altos, que dá o título de majestade do tiro.


O tucano era uma das aves prediletas do (a) pintor (a), para ser estampadas numa base de madeira, como motivo de caça. Ainda hoje encontramos nas matas do Vale do Itapocu espécies dessa ave. Elas continuam sendo alvo de caçadores de espingardas modernas. Mas a policia ambiental dá duro nos caras.

Nem papagaio escapava do imaginário popular de caça. O artista plástico apostava na imaginação fértil do caçador. Portanto, retratava essa imagem para estimular o praticante do tiro, sobresair-se como exímio atirador.

Já o cervo e um filhote passando por um caminho de mata rala, mas o suficiente para alimentar a espécie, também foi motivo de pintura por um artista plástico, visando despertar o imagiário do desportista do tiro de uma Sociedade de Atiradores.
Sete de Setembro, Avenida Reinoldo Rau foi palco do desfile alusivos ao Dia da Pátria
Um desfile "velado" marcou o Dia Da Pátria, na Avenida Reinoldo Rau. Aliás o mais ruim até hoje na história de Jaraguá do Sul.
É dificil compreender porque tão poucas escolas públicas e particulares se organizaram o desfile de 7 de setembro.
A Escola Municipal "Ribeirão Molha", a mais pequena foi novamente, a campeã em excelência e qualidade, ao trazer do bairro (morro) Rio Molha, a melhor temática para definir o sentimento de altruísmo pela Pátria.
A Escola de Educação Básica "Professora Lilian Oeschsler Ayroso", da Ilha da Figueira salvou a Pátria, por trazer a única fanfarra, para o desfile. As demais escolas cumpriram um ritual de pobreza institucional, por conta da ausência de organização e direção.
As que cumpriram a participação, com seriedade e planejamento, algumas imagens e vídeos revelam o magnifico trabalho pedagógico realizado.
Para o próximo ano, a Secretaria Regional de Desenvolvimento e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura deverão planejar melhor o desfile, visto a recuperar o trabalho pedagógico falho na maioria das escolas, bem como advertir os diretores que não vestem à camisa, que oportunizem outros a ocuparem os seus cargos.
Escola Municipal de Ensino Fundamental "Rio Molha" - revelou o mais siginficativo pontencial cívico e cultural, pois apresentou organização e competência, por meio da unidade de professores, alunos e comunidade.
SENAI, escola de qualificação à nível médio da Barra do Ribeirão Molha. Apesar do desfile velado e sem musicalização, apresentou-se harmoniosa ao público da Avenida Reinoldo Rau.


Escola Municipal de Ensino Fundamental "Jonas Alves de Souza", bairro Tifa Martins - Banda Marcial.
Outros Vídeos:
1) Banda Marcial Municipal - Projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Luiz Gonzaga Ayroso" - Bairro: Jaraguá 84
2) Escola Municipal de Ensino Fundamental "Cristina Marcatto"- Bairro: Jaraguá Esquerdo

quinta-feira, setembro 06, 2007

Eixos Temáticos nortearam as Pré- Conferências e a Conferência de Cultura de Jaraguá do Sul
Data:31/08/07
01/09/07 - Local: UNERJ

GESTÃO PÚBLICA DE CULTURA
- Qual o papel do municípioneste processo?
– Que condições estão sendo permitidas para a produção e desenvolvimento desta área cultural?
– Como aproximar o produtor cultural do público?
– Que estímulos existem para o desenvolvimento do potencial criativo (capacitação, formação de público)?
– Qual a responsabilidade do município em relação à cadeia produtiva da cultura e à garantia dos direitos culturais?
– Que instrumentos devem ser organizados para a avaliação dos recursos necessários ao desenvolvimento de cada área da cadeia produtiva da cultura?
– Como garantir um processo permanente de capacitação de gestores e produtores culturais e profissionalização da gestão cultural?
– Como criar instrumentos de acompanhamento e avaliação das políticas estabelecidas?
– Como fortalecer a participação efetiva e permanente dos movimentos culturais organizados?
– Como garantir a transversalidade da política cultural junto às áreas afins (educação, meio ambiente, trabalho, turismo, relações exteriores, etc.)?
ECONOMIA DA CULTURA
Como avaliamos o nosso papel na economia?
– Quais as fontes de financiamento?
– Como estão os equipamentos (espaços, instalações, tecnologia) disponíveis para a cultura?
– Como está a formação de mão-de-obra?
– O que é necessário regulamentar neste setor?
– Como avaliamos as perspectivas de produção e consumo de bens culturais?
– Quais são as prioridades para dinamizar a cadeia produtiva na área cultural?
– Qual o papel da iniciativa privada no financiamento da cultura?
– Como capacitar os produtores culturais?
– Que políticas devemos criar para unir produção e consumo cultural?
– Como definir perfil de desenvolvimento para o setor?
PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Patrimônio Cultural: natureza e o meio ambiente; conhecimento, técnicas e o saber fazer; objetos, artefatos, documentos e edificações.
– Como garantir a preservação dos bens culturais?
– Como fomentar a preservação como componente de valor?
– Como fomentar a proteção das manifestações culturais?
– Como defender os direitos culturais dos vários segmentos da população?
– Qual o papel do cidadão na preservação do patrimônio?
– Como fomentar os processos de identificação, documentação, proteção e promoção da diversidade de manifestações culturais?
– Como articular a preservação do patrimônio ao desenvolvimento urbano e regional sustentável?
CULTURA É DIREITO E CIDADANIA
– Quais mecanismos existem para inclusão das culturas populares?
– Como garantir o acesso à cultura para toda a comunidade?
– Que procedimentos devem ser formulados para garantir que a política na área da cultura consolide os direitos fundamentais da cidadania?
– Quais deveriam ser os principais direitos constitucionais e legais do cidadão com relação à cultura?
– Como garantir canais de interação e expressão cultural entre os diversos segmentos da sociedade?
– Como inserir a cultura nas políticas sociais?
– Quais processos de planejamento devem ser instalados para que o debate e a implementação das políticas fiquem garantidos com a participação dos vários segmentos sociais?
COMUNICAÇÃO É CULTURA
– Como gerar as informações necessárias para um real conhecimento da cadeia produtiva da cultura?
– De que forma a comunicação pode levar cultura ou informação cultural para toda a comunidade?
– Como difundir a cultura, em todos os seus aspectos (não somente manifestações artísticas) buscando uma maior interação com a sociedade?
– Como garantir que a diversidade cultural chegue a todos os meios de comunicação?
– Que mecanismos públicos devem ser criados visando a difusão cultural?

CULTURA É UM PRODUTO COLETIVO DA VIDA HUMANA.

CULTURA É DINÂMICA, É VIVA!