Estatística

quinta-feira, julho 26, 2007

MASSARANDUBA, o bandoneon originou uma festa
Carlos Denk é massarandubense e conhecedor da música de foles.

Bandoneon

O bandoneon é um instrumento musical de palhetas livres, com características semelhante a uma concertina. Embora, a concertina seja um instrumento folclórico.
No Brasil, esse instrumento foi introduzido a partir de 1850, através do processo da imigração alemã e pomerana. Ganhou visibilidade popular nos três estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espirito Santo. O executante do bandoneon é chamado de bandoneonista.
Na Argentina os imigrantes alemães levaram, no início do século XX, o bandoneon, o qual ele foi incorporado à música local .
O bandoneon foi inventado pelo músico alemão Heinrich Band (1821-1860). O nome original alemão "bandonion" refere-se ao sobrenome de Band. Foi criado para executar a música religiosa e a música popular alemã.
Ademir Pfiffer - Historiador Arquivo "Eugênio Victor Schmöckel" - Jaraguá do Sul - SC


Gustavo Scheuer Pfiffer, de Jaraguá do Sul está ensaiando os primeiros passos.

terça-feira, julho 24, 2007

domingo, julho 22, 2007

Dia Nacional da Suíça - quarta-feira - 1º de Agosto - Joinville -SC
O Dia Nacional da Suíça foi regado pela cultura da reflexão, quando autoridades pelo Governo de Joinville realizaram discuros enaltecendo a brilhante contribuição dos suiços na fundação de Joinville.
A organização do evento contou com a colaboração dos funcionários do Museu Municipal de Joinville, sob coordenação de Dolores Tomazelli, museóloga.

(Banda 62º Batalhão de Infantaria de Joinville)

(Área de circulação do jardim do Museu)
(Entrada do galpão de festa decorado com uma flâmula)
(Detalhes da mesa do café)

Dia Nacional da Suíça foi comemorado com grandiosa solenidade no jardim do Museu Nacional da Imigração e Colonização, da cidade de Joinville, nesse 1º de agosto de 2007. Há dez anos existe a comemoração na cidade de Joinville, berço da imigração suíça no Sul do Brasil, mas que ao longo dos anos, a história do povo suíço tornou-se invisível na história oficial da cidade de Joinville.
Há duas décadas existe um movimento unificado em Joinville, que é liderado por importantes pessoas, que são políticos e profissionais da história da cidade. Esses atores sociais assumiram o trabalho de revitalizar a história e a identidade dos suíços construtores do desenvolvimento e progresso de Joinville há 15 décadas.
Nesta quarta-feira, dezenas de descendentes de suíços e convidados compareceram ao evento cultural. Alguns dos convidados ouviram pela primeira vez, a execução do Hino Nacional da Suíça e o hasteamento do Pavilhão Nacional daquele país, acompanhado pela Banda do 62º Batalhão de Infantaria, que também executou o Hino Nacional Brasileiro.
Várias autoridades municipais, religiosas e profissionais ligados à pesquisa histórica compareceram ao local da solenidade, dentre as quais, o cônsul honorário da Suíça, o Sr Alberto Holderegger, que foi saudado pela Sra Dolores Tomazelli, diretora do Museu Nacional da Imigração e Colonização.
Após a solenidade os convidados cicularam pelo jardim do Museu até o galpão colonial, onde foi servido um café, com os sabores da panficação suíça.
Veja os vídeos associados ao evento:
http://www.youtube.com/watch?v=ha-yh_tEeAc
http://www.youtube.com/watch?v=3u-P-RKLKN0
http://www.youtube.com/watch?v=6e5ECfzyt1Y

Saiba mais:

A Suiça está situada na Europa Central. Tem uma superfície de 39.770 km2 e uma população de 7.318.000 habitantes. Tem fronteiras com a França, Alemanha, Itália, Áustria e Liechtenstein. A capital da Suiça é Berna e as línguas oficiais são alemão, francês, italiano e romanche. A Suiça é uma importante potência industrial. As indústrias têxteis e alimentícias, a relojoaria e o artesanato de madeira são tradicionais no país. Mas, graças à energia hidroelétrica, favorecida pelo relevo, ao capital e a uma mão-de-obra hábil, os ramos mais modernos da indústria puderam desenvolver-se (metalurgia de transformação e química). Os 26 cantões que integram a Confederação Helvética são: Aargau, Appenzell Ausser-Rhoden, Appenzell Inner-Rhoden, Basel-Landschaft, Basel-Stadt, Bern, Fribourg, Geneve, Glarus, Graubunden, Jura, Luzern, Neuchatel, Nidwalden, Obwalden, Sankt Gallen, Schaffhausen, Schwyz, Solothurn, Thurgau, Ticino, Uri, Valais, Vaud, Zug e Zurique.
http://www.joinville.sc.gov.br/index.php?sect=&goto=vnoticia&cod=3832

Vale do Itapocu, também concentra população de descendentes de suíços

Todos os anos, o Consualdo da Suíça em Joinville (SC) organiza algo para comemorar o Dia Nacional dessa nação. Este alguns dos acontecimentos associados a imigração suíça ao Brasil irão acontecer na Câmara Municipal e Museu Nacional da Imigraçã
C O N V I T E

O Instituto Pró-Memória Suíça de Joinville e o Consulado Honorário da Suíça, em conjunto com a Prefeitura Municipal e, Fundação Cultural de Joinville, tem a honra e a satisfação de convidar V. Sa. e família para as festividades em comemoração ao Dia Nacional da Suíça, a realizar-se no dia 01 de agosto de 2007, no Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville, com início as 08,h30.
Após as solenidades será servido no local, um Café Matinal, elaborado pela Escola de Panificação Suíça de Joinville e Fundamas
Dia 30 de Julho de 2007, ás 19h30, Convidamos a todos, para participarem da Sessão Solene em Homenagem aos imigrantes Suíços, no Plenário da Câmar de Vereadores de Joinville.
Contamos com a sua presença e, esperamos que todos venham nos prestigiar nestes dias, numa demonstração de carinho e afeto aos Imigrantes e Colonizadores da Cidade de Joinville.
Antecipamos os nossos Agradecimentos.
Alberto Holderegger




Este cartaz acima revela a presença dos suíços em Indaiatuba (SP), onde acontece uma vasta programação dedicados à popuação remanescentes de suíços.


Portal ou site que possibilita você namorar com alguém da terrinha do chocolate:

http://www.chill-out.ch/date/index.php
Estude na Suíça, navegue no site abaixo:

http://www.etudiants.ch/

quinta-feira, julho 12, 2007

Feira do Livro, um espaço literário para difusão da literatura brasileira em solo jaraguaense
O escritor Luiz Carlos Amorim, natural de Corupá, radicado atualmente em Florianópolis, lança seu 22º livro, "A PRIMAVERA SEMPRE VOLTA", de crônicas, na primeira Feira do Livro de Jaraguá do Sul, neste sábado, dia 14, as 11 horas da manhã, no stande da Desing Editora.
O livro traz uma seleção de crônicas diferentes daquelas que compõe seus livros de crônicas (o autor também tem publicado livros de contos e de poemas): o tema principal de Amorim é literatura - livro, escritor, leitor, mas neste livro estão reunidas as crônicas mais pessoais, mais intimistas. O livro tem 80 páginas e saiu pelas Edições A ILHA. A apresentação é do escritor e crítico literário Celestino Sachet:
"Difícil privilegiar qualquer um dos temas das peças deste novo livro – dos vinte e tantos que Luiz Carlos Amorim já publicou, até agora - pela adequação com que a Idéia trabalha o texto e a Palavra submete a frase. Mas parece evidente que a Árvore ocupa um lugar privilegiado. Entre a Árvore e o Autor ocorre uma profunda comunhão – até no sentido teológico -, como no caso do jacatirão, do ipê e da figueira. No texto "A figueira e a praça", o fascínio do Autor pela Árvore da Praça Quinze, aqui de Florianópolis, explode em fagulhas de louvores e até de adoração, quando debaixo dos frondosos galhos, o cronista mergulha em êxtase poético ao aceitar-lhe o convite de se aproximar para sentir-lhe o contato amoroso expresso por um sorriso convidativo.E a Árvore entende que o cronista está feliz porque ela vive a mesma satisfação. Aliás, a crônica que abre o livro leva como título "Minha amiga árvore".
Essa capacidade de transformar tudo em poesia perpassa cada uma das crônicas. Ah! E tem mais. O leitor vive a experiência de ter entre as mãos um livro envolvido com temas da natureza e da cultura catarinenses."

Biografia do autor:
Luiz Carlos Amorim é natural de Corupá (SC), e formado pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Joinville.
O autor tem 22 livros publicados:
- Velhas Histórias Jovens - contos
- Pedaços - contos
- Canção de Amor - contos
- Vida,Vida – antologia de contos
- Minha Poesia Menina - poemas
- Uma Questão de Amor - poemas
- Canção da Esperança - poemas
- Canção da Esperança II - poemas
- A Cor do Sol - poemas
- The Poet – poemas, publicado nos Estados Unidos pela IWA
- The Color of the Sun – versão inglesa de "A Cor do Sol"
- El Color Del Sol, versão espanhola de "A Cor do Sol"
- Meu pé de Jacatirão - poemas
- Flecha Dourada - infantil
- Emoção não tem idioma - edição trilingüe de "A Cor do Sol"
- Livro, Leitores e Escritores - crônicas
- Livro: a perenidade da palavra - crônicas
- Saudades de Quintana - crônicas
- Nação poesia – antologia poética
- A Luz de Seus Olhos - contos
- Livro de Natal – contos, crônicas e poemas
- A Primavera Sempre Volta - crônicas
O 23º livro, "BORBOLETAS NO JACATIRÕES" - crônicas, está sendo publilcado pela Hemisfério Sul Editora e será lançado no dia 11 de agosto em Joinville.
Amorim participou de dezoito antologias, no Brasil e quatro em
outros países. Publica trabalhos em várias revistas e jornais no Brasil
e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados
Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha,
Itália e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês,
grego, russo, italiano -, além de colaborar com vários portais de
informação e cultura na Internet.
Foi o pioneiro em descobrir novos espaços para a poesia, instituindo
os projetos:
- Poesia no Shopping
- Poesia na Rua
- Poesia Carimbada
- Pacote de Poesia
- Poesia na Escola
- O Som da Poesia.
É editor do portal de poesia e literatura do Grupo Literário A ILHA – PROSA, POESIA & CIA, em http://geocities.yahoo.com.b/prosapoesiaecia , do Suplemento Literário A ILHA e das Edições A ILHA, com dezenas de títulos publicados.
Veja o vídeo por mim elaborado sobre a Editora da UFSC, presente neste evento literário de Jaraguá do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=H0QawtSArug
Vídeo revela a presença de Luiz Carlos Amorim na Feira do Livro de Jaraguá do Sul, em 14 de julho de 2007, a partir das 11 horas da manhã, na Praça Angelo Piazera.Confira:

sábado, julho 07, 2007



Jaraguá do Sul 131 anos: trabalho e progresso alicerçado na capacidade de sua gente

Concentração na Praça do Mecardo Público (Av.Getúlio Vargas) das entidades representativas dos diversos grupos étnicos, para o desfile. Confira:
Desfile étnico e cultural pela Avenida Getúlio Vargas e Marechal Deodoro da Fonseca, rumo à Praça à Praça Angelo Piazera.Confira:
Imagens revelam o exato contexto do evento que reuniu diversas etnias na Praça Angelo Piazera. Sidnei Marcelo Lopes coordenou o cerimonial de abertura. A seguir a narrativa que evidenciou-se a importância do evento na programação festiva de Jaraguá do Sul 131 anos, em 30 de junho, sábado:
O vídeo revela a voz da etnia polonesa de Jaraguá do Sul. Veja e ouça:
http://www.youtube.com/watch?v=ykAVuSMA8j4
Os italianos sob a regência do sanfoneiro Vinicios Pacher expressou a voz do povo italiano, no melhor estilo. confira:
A etnia húngara foi a Praça Angelo Piazera revelar a presença da sua cultura, em Jaraguá do Sul, através a dança. Confira:
Cerimonial de abertura do encontro das etnias na Praça Angelo Piazera. Cada dirigente da entidade representativa fez o usoda palavra na ocasião, revelando e expressando a contribuição do grupo étnico na história de Jaraguá do Sul(SC), em 131 anos:Confira