Estatística

quinta-feira, agosto 31, 2006

Schützenfest - uma festa popular dedicado aos que veneram e respeitam a cultura do tiro ao alvo


Todo ano no mês de outubro acontece a tradicional Schützenfest, no Vale do Itapocu, precisamente, na cidade de Jaraguá do Sul.
A festa é muito bem organizada e apresenta ainda algum perfil da história dessa manifestação cultural, ligada as competições do tiro ao alvo, cuja tradição originou-se em solo europeu, durante a Idade Média (Idade das Trevas). No transcorrer do século XIX, a partir da chegada da imigração alemã no Sul do Brasil, ela ramificou-se em terra brasileira, nas colônias rurais e aqui sobrevivem até o inicio do terceiro milênio, representando assim a cultura teuto-brasileiro.
No Vale do Itapocu, as tradicionais festas de tiro ao alvo sempre mantiveram um perfil fiel ao seu propósito. Enquanto tradição difundida em cada comunidade, nos tradicionais salões de bailes, a tradição mantém a originalidade, o caráter do lazer social e cultural, que preenche uma lacuna na vida do cidadão.
Em 1989, a festa tornou-se um evento que passou a congregar todos os clubes, do Vale do Itapocu, dos municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder.
Como todo inicio, a festa dos atiradores aparentava só alegria. Com o decorrer dos anos, a festa passou a sofrer deteriorações no repertório musical, gastronômico e folclórico.
A velha guarda, os competidores de tiro ao alvo, aos poucos foram sendo descartados, pois alguns dos principais idealizadores ao perceber os novos rumos que a festa tomou, preferiram levantar acampamento e se excluir. A festa que era grandiosa, gradativamente perdeu o seu significado e o seu caráter cultural.
Hoje, o que se faz busca se corrigir são os erros, que se acumularam e deram origem a uma outra festa, ou seja, a festa do lucro para uma minoria, que faz a ditadura e proclamam-se os defensores da tradição do tiro ao alvo somente no mês de outubro de todos os anos.
O lazer social da tradição e cultura do tiro ao alvo, ainda passa obrigatoriamente pelo Clube de Caça e Tiro, na região do Vale do Itapocu. Essa manifestação é mantida viva principalmente nas comunidades rurais, por alguns motivos: manter as tradições dos antepassados, o espírito esportivo e o folclore. Além do mais a festa continua sendo uma rica manifestação popular, longe do caráter aristocrático e do consumo exagerado, como acontece na festa regional, a Schützenfest.
Com 17 edições já realizadas, a festa deve tomar novos rumos, sem perder o propósito de sua origem. Pessoas pensante e atuante, conhecedora da tradição não faltam para contribuir. Ouvi-las é obrigação de todos os envolvidos, na organização do evento, inclusive os "pavões". Difícil exercício para quem apenas lembra da tradição do tiro no mês da Schützenfest, esperando lucros fabulosos em cima da ingenuidade de quem faz a tradição durante toda a vida, ano a ano, com exemplo.
As sociedades de tiro precisam levar a fatia maior do lucro da festa, pois representam a tradição e necessitam colocar no desfile de rua, alegorias que exigem investimentos, cujo financeiro seria oriundo do bolo do lucro da festa.
Com todos esses percalços, a festa continua sendo o evento mais esperado por todos os admiradores da cultura alemã, embora os espertalhões continuem apostando na "Lei de Gerson", que irá sempre beneficiá-los. Este ano aguardamos as mudanças, sem apostar nos erros, mas os "espertinhos" que se cuidem, pois caso prevalecer os vícios da esperteza, a festa caminhará rumo ao destino semelhante da Fenachopp, de Joinville. Culpa de quem? Com a cultura não se brinca.



Segue algumas das ações já planejadas de concreto: A Comissão Central Organizadora da Schützenfest - CCO Foi designada:

- Dr. Moacir Antônio Bertoldi - Excelentíssimo Prefeito Municipal,
- Wilson Bruch – Presidente Comissão Central Organizadora


Outros:


Natália Lúcia Petry - Vice-presidente
Mara Bini Prada – Secretária
Ivone Schmidt - Representante do Conselho Fiscal da ACSTVI
Alberto João Marcatto - Coordenador de Obras, Limpeza e Serviços Gerais
Ivan Pilon Torres - Coordenador Administrativo
Jean Carlo Leutprecht - Coordenador de Recreação e Lazer
Leônidas Nora - Coordenador de Turismo
Dieter Grützmacher - Coordenador de Decoração
Gilmar Hornburg - Coordenador de Música
Rúbia Friedemann Torres - Coordenadora de Grupos Folclóricos
Ricardo Alcebíades Broering - Coordenador de Segurança (Ten. Cel. PM)
Sérgio Luiz Ferrazza - Coordenador de Saúde e Vigilância Sanitária
Aldina Marquardt Wackenhage - Coordenadora de Tiro
Marcelo Heinz Prochnow - Coordenador de Divulgação
Gielead Gielow Siewerdt - Coordenadora de Alimentação
José Schmitz Junior - Coordenador de Camarotes
Jadir Murara Machado Lopes - Coordenador de Bebidas
Tibério Emílio Stui - Coordenador de Portarias
José Augusto Demarchi - Coordenador de Desfiles)
Sidnei Marcelo Lopes - Coordenador de Eventos Externos
Julio César da Silva - Coordenador de Cultura

Veja os recentes eventos que antecedem a Schützenfest (Festa do Atirador), através das informações do Sr Oswaldo Aguiar de Almeida:


Competições de Tiro


"Aproximadamente 600 atiradores(as) entre 7 e 70 anos, de 19 sociedades, já deram início a XVIII Schützenfest participando do Torneio Oficial em 2 etapas, uma acontecida em 06 de agosto e a outra no domingo dia 27, que coroará as majestades, Reis e Rainhas, Cavalheiros e Princesas, adulto e juvenil, do tiro. A coroação acontecerá na abertura da festa que acontecerá entre 05 a 15 de Outubro do corrente ano.
Durante estas etapas serão disparados em torno de 23 mil tiros, nas modalidades Carabina 22, Carabaina Ar-comprimido chumbinho e Carabaina Ar-comprimido seta.
Estes atiradores iniciam seus treinos no começo do ano, em fevereiro, e com certeza até o dia do torneio oficial, tenham dado mais do que o dobro de tiros, quer seja em suas sociedades, como participando de torneios pela região afora.
Destes 600 atiradores 50% também participarão da organização da Festa dos Atiradores (Schützenfest), trabalhando voluntariamente nas portarias, segurança de pátio e nos estandes de tiro diariamente, tendo alguns de fazerem mais de 12 horas de jornada, acreditando que no final da festa possam receber para as suas sociedades um valor compatível com o esforço de cada um.
Convidamos os munícipes da Região para estarem presentes em nossos estandes de tiro localizados nos fundos do Parque Municipal de Eventos, e conhecer o trabalho e dedicação, que estes admiradores do tiro tem por esta tradição, que a mais de 180 anos é promovida em nossa região.
Podemos dizer que estes é que fazem a festa organizada pela CCO e promovida pela ACSTVI, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul."

Osvaldo Aguiar de Almeida
Membro da Comissão de Tiro da ACSTVI
Coordenador de Tiro Seta da ACSTVI
Diretor de Tiro Seta da Federação Catarinense de Caça e Tiro Esportivo.

terça-feira, agosto 29, 2006

Igreja Católica Santíssima Trindade - Jaraguá 84
Noticias dão conta de que há um desejo expressivo de velhos “mandões” desta comunidade, que estão interessados em destruir a memória coletiva dos imigrantes húngaros, ao defenderem a idéia de demolição da Igreja Católica, patrimônio religioso constituído no ano de 1926.
A ausência do interesse do Poder Público, também faz acender a chama pela idéia da demolição do antigo prédio, o qual seria substituído por uma moderna edificação. Com a explosiva idéia, de que o velho representa o atraso e o incomodo, a velha guarda sustenta a ditadura do pensamento único: destruir o patrimônio histórico da comunidade, para não deixar as marca do passado.
Com a presente denúncia, pedimos a todos os interessados na defesa da história e da memória do povo jaraguaense, que manifestem-se nesta página cultural, à favor do interesse da coletividade, discorrendo sobre tão polêmico assunto.
Segue, a seguir um texto explicativo vinculado ao tema, visando auxiliar a compreender a problemática.
O Objetivo do tema é despertar a consciência e a importância desse assunto, para a história de Jaraguá do Sul, em 130 anos. A sua opinião é significativa, portanto, ao postá-la neste blog você estará contribuindo no resgate da história de sua cidade.
O que é patrimônio cultural ?

Patrimônio Cultural compreende três categorias de elementos significativos da memória social de um povo ou de uma nação.A primeira categoria engloba os elementos da natureza; do meio ambiente.A segunda representa o produto intelectual, a acumulação do conhecimento, do saber, pelo homem no decorrer da história.A terceira abarca os bens culturais enquanto produtos concretos do homem, resultantes da sua capacidade de sobrevivência ao meio ambiente.

O que é bem cultural ?

São os artefatos, construções, obras de arte, objetos produzidos artesanalmente ou industrialmente pela humanidade, expressando uma época ou até contribuindo para transformações em uma sociedade.Os bens culturais têm uma vida útil variável. Um prato de comida típica, por exemplo, é utilizado de uma vez. Outros duram muito tempo, como um edifício ou um automóvel.

O que é tombamento ?


Tombamento é um atributo legal dado à bens culturais identificados como tal, para garantir sua integridade e a perpetuação da memória.Com o tombamento, o poder público preserva os bens culturais que, sob o ponto de vista histórico, artístico, científico ou afetivo, possuem excepcional valor individual.Um bem tombado não pode ser destruído e qualquer intervenção neste deve ser analisada e autorizada por órgãos competentes. Mas o tombamento de bens imóveis não significa desapropriação; o direito de propriedade não é alterado.


Quem decide o tombamento ?


No Brasil a legislação de proteção aos bens culturais vigora desde 1937, pelo decreto-lei n.º 25 do Ministério da Educação e Cultura.A Constituição Brasileira atribui a responsabilidade da preservação dos bens tombados aos poderes executivos nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Quais as etapas de um trabalho de restauração ?


Resumidamente, o trabalho de restauração de monumentos arquitetônicos tombados pode ser discriminado nas seguintes etapas:
· Pesquisa Histórica do Edifício;
· Levantamentos Arquitetônicos e Fotográficos;
· Mapeamento de danos;
· Diagnóstico do quadro de deterioração;
· Formulação dos critérios e técnicas de intervenção a serem usados já considerando a adaptação para os novos usos;
· Execução dos projetos a serem aprovados pelos órgãos oficiais fiscalizadores;
· Elaboração das especificações de serviços e materiais bem como dos cronogramas físico-financeiros que nortearão a execução das obras de restauração;
· Acompanhamento técnico das intervenções.
www.coc.fiocruz.br/

Teatro é Cultura de Palco
SCAR/Companhia Resistência Teatral
Companhia Resistência Teatral e Sociedade Cultura Artística apresentam espetáculo sobre a crise da identidade contemporânea.

Presos em um elevador, três desconhecidos trilham o caminho da extinção de suas personalidades em busca de uma verdade intangível. Das variações de suas identidades e da criação de mitos eles mergulham na crise da identidade contemporânea. Este é o escopo de RG, espetáculo da Companhia Resistência Teatral e da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul/SCAR que estréia nesta Sexta-feira (01/09) às 21 horas no Centro Cultural de Jaraguá do Sul/SCAR, com reapresentações nos dias 02, 03, 15, 16, 17, 29 e 30 de Setembro e 06,07 e 08 de Outubro, sempre sextas, sábados e domingos.

Os atores Daniel da Silva, João Luís Chiodini e Liandro Piske ficam 50 minutos em uma arena de 2,5 x 1,5 metros numa contínua disputa de egos e poder. Com direção de Inacio Carreira e texto do romancista e dramaturgo catarinense Carlos Henrique Schroeder, RG integra as comemorações do cinquentenário da SCAR, completados em Junho.
"O espetáculo mostra o labirinto da condição humana na contemporaniedade e deixa uma interrogação ao público: quem somos?", afirma o diretor Inacio Carreira.



29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo
Jaraguá nesta Luta
Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo; sabemos dos malefícios que o cigarro causa mas também sabemos que este é um vício que não é fácil de ser controlado.
Por este motivo, estamos criando um grupo especial de funcionários municipais que desejam parar de fumar para participar do programa de tratamento ao fumante, realizado pela Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria do Programa de Controle do Tabagismo.


sexta-feira, agosto 25, 2006

Filosofia e a Fé - 5ª Sessão do Circulo do Livro



A Grafipel Megastore em 24 de agosto de 2005 tornou-se espaço para discussão filosófica e de fé, tema explorado pelo conceituado Professor João Gascho, pensador atuante na sociedade jaraguaense.
Segundo o Jornal Correio do Povo, de 25 de agosto, edição nº 5.466, Gascho discorreu sobre o objetivo da filosofia é "criar a dúvida que leva a avançar". Outro momento de sua discussão, como pensador vivo foi a afirmação : "a filosofia começa onde a ciência termina, pois quando a ciência explica, a filosofia pergunta: qual é o sentido disso?"



A quinta sessão do Círculo de Leitura de Jaraguá do Sul aconteceu no dia 24/08 (Quinta-feira), a partir das 17 horas na Grafipel Megastore. O convidado de honra desta sessão era o Prof. João Arnoldo Gascho e o encontro foi assim distribuído:
- Todos os participantes comentam brevemente suas leituras.
- Prof. João Arnoldo Gascho comenta suas leituras.
- Debate.


Quem é João Arnoldo Gascho?


João Arnoldo Gascho é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutorando em Ciências Pedagógicas pelo Instituto de Ciências Pegagógicas de Havana (Cuba). É coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ), onde também leciona Filosofia e Ética. É autor de Do mito ao Genoma: a ética na contramão da história (Editora Unerj, 2004), onde desenvolve uma reflexão de ordem histórica e incita o debate dos conceitos de ética e valor.


Comentando as impressões filosóficas sobre o 5º Círculo do Livro


"Estive ontem no Circulo de Leitura, e o que posso dizer, é que cada vez mais estou impressionado, com o nível de leitura dos participantes, uma vez que temos vários escritores, no Circulo e estes já tem livros no mercado. Ás vezes até me sinto, um pouco longe dos demais, por serem super inteirados dos assuntos literários.
Vejo pessoas importantes da cidade participando, mas de repente me vejo aprendendo, apesar de infelizmente, não ter uma formação acadêmica. Sinto-me na sala de aula, e os conhecimentos são muitos. Quanto ao tema de ontem, gostei muito, pois sou bastante curioso sobre esse assunto, filosofia."
José Carlos Teixeira

quinta-feira, agosto 24, 2006

FESTA DAS ETNIAS


Na última década do século XX, por volta de 1999 começava em Jaraguá do Sul, um evento social e cultural, ligado às diversas etnias que compõe o mosaico cultural desta cidade.
Um dos idealizadores do pensamento de unir as diversas culturas pelo atrativo gastronômico e folclórico, partiu da idéia do Sr Rudolfo Francisco Hufnüssler, que recebeu apoio e incentivo do Sr Alfredo Günther, outro expoente e amigo da cultura jaraguaense.
A partir dessa simples idéia, as diversas etnias uniram-se para organizar o evento anualmente, na última semana do mês de agosto. Com esse evento, os descendentes de alemães/pomeranos, afros, italianos, poloneses e húngaros, põe à mesa o melhor de sua cozinha. No palco são apresentadas as danças que traduzem o folclore de cada etnia. É um momento que se revela a linguagem comum entre os povos, a dança.
Em 2005, não ocorreu o evento por motivo de acidente de percurso. O novo Governo de Jaraguá, não havia se ajustado às exigências da sociedade jaraguaense, pois entre tantas intrigas, brigas e exonerações, na Fundação Cultural, fez com que a equipe responsável pela organização do evento se ressentisse, portanto não foi realizado o evento.
Em 2006, após muitas reuniões, definiu-se pela organização do evento e a realização da festa no mesmo local dos anos anteriores.


Comunidade Vila Nova inaugura templo

Construída a partir dos bairros Vila Nova, Rio Molha e Jaraguá Esquerdo, a Comunidade Vila Nova, da Paróquia Apóstolo João, foi no dia 25 de julho de 1999, no do 123º Aniversário de Jaraguá do Sul.
Até então era ponto de pregação. Ao longo de 22 anos, a comunidade realizou cultos e encontros em casa de famílias e no Centro da Missão Evangélica União Cristã (MEUC).
A comunidade congrega atualmente cerca de 250 famílias. Para atender melhor às necessidades e também ampliar os trabalhos, surgiu a idéia de espaço próprio. Para tanto adquiriu, no final do ano 200, um terreno de 1446 m². Posteriormente, com sucessivas festas, eventos beneficentes e o generoso auxílio de familiares e empresas, o templo agora é realidade. O inicio da construção deu-se em março do ano passado. O espaço físico, inaugurado no dia 27 de maio, servirá prioritariamente como templo para os cultos e atividades afins. No ato da inauguração, o pastor sinodal Manfredo Sigle dedicou o templo A Deus. Na pregação, falou da porta aberta como possibilidade de Deus em comunidade.

Fonte: O Caminho – Ano XXII – n.º 8 – agosto de 2006.(Texto – Pastor Claudio Herberts, Paróquia Apóstolo João)

quarta-feira, agosto 23, 2006

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo



"Schützenhauss" Comercial – tradição e cultura a mais de 80 anos


Um sábado de inverno de muito calor, em 19 de agosto, em Guaramirim (SC), na localidade de Jacu-Açu no "Schützenhauss" Comercial aconteceu a Festa de Tiro ao Alvo, do casal Adolar Baade e Rosália Tank Baade.
A Banda Adler´s Band, de Jaraguá do Sul, do Vale do Rio da Luz, realizou a ritualística folclórica de busca das majestades, animou a tarde dançante e às 22 horas deu inicio ao grandioso "tanzball", que se estendeu até o domingo de manhã.
A Sociedade Comercial no ano que completa os seus 82 anos, segue a trajetória de manter viva, as tradições dos colonizadores de Jacu-Açu, segundo o ideal de seus fundadores, que chegaram a essa localidade a mais de 100 anos.

Outras informações:

Valmir Klitzke - 1º Cavalheiro
Josiane Klitzke - 1ªPrincesa
Vilmar Jacobi - 2º Cavalheiro (Não compareceu)
Maria do Carmo Jacobi - 2ª Princesa (Não compareceu)

A festa transcorreu num clima de cordialidade e de respeito às tradições dos antepassados, inclusive atraindo José Fritsch, o candidato ao Governo do Estado de Santa Catarina e Evaldo Junkes, o popular Pupo, que atualmente é Vereador de Guaramirim e disputa também uma vaga no legislativo catarinense, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

terça-feira, agosto 22, 2006

ARENA JARAGUA

Visita em15/08 - Saída 8h30min
Saída: Em frente ao Centro Administrativo

Secretaria de Saúde - Marcelo Fodi
Secretaria de Saúde - Julio C. D. Cardoso
Secretaria de Saúde - Aimee Rosa Madruga
Secretaria de Saúde -Arildo Giese
Secretaria de Saúde - Fernanda de Morais Rego
Secretaria de Saúde -Geovane Rohrs
Secretaria de Saúde -Gilmara Anacleto Saragosa
Secretaria de Saúde -Lorival Pedro Pellin
Secretaria de Saúde - Marcilio Luis Legal
Secretaria de Saúde - Marli de Paula Ortiz
Secretaria de Saúde - Augusto Cezar Poffo
Secretaria de Saúde - Wellington H. Mendes
Secretaria de Saúde - Sidnei Correia de Almeida
Secretaria de Saúde - Thaisa Tatiana Behrens
Secretaria de Saúde - Erondina Leite Klein
Secretaria de Saúde - Maria de Lourdes
Fundação Cultural - Dirce Nunes
Fundação Cultural - Beatriz Alves
Fundação Cultural - Vanderleia
Fundação Cultural -Olídia Martini
Fundação Cultural - Ademir Pfiffer
Fundação Cultural -Jacira Reiss
Fundação Cultural - Sirlene Muller
Fundação Cultural - Isolina krutzfeld
Fundação Cultural - Ana Nicoletti
Fundação Cultural - Lucélia Krause
Fundação Cultural - Francisco Junkes
Fundação Cultural - Marilene Giese
Fundação Cultural -Laerte Gretter (Não foi)
Fundação Cultural - Egon Jagnow
Fundação Cultural - Ignácio Arendt
Fundação Cultural - Alex Jonathan
Fundação Cultural - Cristiane
Fundação Cultura - Lidia Foscolos (Não foi)
Fundação Cultural - Elias Liscano
Fundação Cultural - Arlete Scwedler (não foi)
Fundação Cultural -Rosane Gonçalves
Fundação Cultural - Ivana Cavalcanti
Fundação Cultural - Vera de Tolf




FINAL INFELIZ

O SÃO PAULO, ENTROU NO CAMPO
COM PINTA DE CAMPEÃO
MAS A FIBRA COLORADA
FEZ ROLAR A BOLA NO CHÃO
JOGANDO NO CONTRA ATAQUE
LOGO DEU O CHEQUE MATE
DOMINANDO A DECISÃO.


O TIME DO MORUMBI
VIU NOS PÉS DE FERNANDÃO
QUE A RAÇA FAZ DIFERENÇA
NA HORA DA DECISÃO
DEPOIS, O TINGA APAVORA
E OS GAUCHOS, METEM A ESPORA
NO TAL DE BICHO PAPÃO.


O BEIRA RIO TREMIA
EXALTANDO O COLORADO
ENQUANTO OS SÃOPAULINOS
CORRIAM DESCONCERTADOS
O MURICI ESBRAVEJAVA
SABENDO QUE JÁ NÃO DAVA
O SALTO, ESTAVA QUEBRADO.


EU NEM FALO DO MEU TIME
PORQUE NÃO TEM SALVAÇÃO
SE O CAMPEONATO ACABASSE
ERA SEGUNDA DIVISÃO
POR TIME, EU NUNCA "CHOREI"
MAS TEM GENTE, QUE EU SEI
CHOROU NESSA DECISÃO.


E ASSIM FOI A FINAL
QUE ME ATREVI A RIMAR
ME PERDOEN, DEMAIS SÃOPAULINOS
MAS TINHA QUE RETRATAR
AS LÁGRIMAS TRICOLORES
QUE EM OUTRAS LIBERTADORES
AINDA VÃO TRANSBORDAR.

Valeu pessoal!

Chuteira Oficial do São Paulo

José Carlos Teixeira

sexta-feira, agosto 18, 2006

Trabalhos em Quilling




Quilling é uma técnica a partir de tiras de papel que são moldadas a fim de decorar convites, cartões,capas de livros, caixas de presente, quadros e muito mais.
Existem evidências de que , em alguns pontos da costa do Mediterrâneo, por volta dos anos 1500, em casas de religiosos eram executados trabalhos com tiras de papel com o objetivo de decorar Bíblias e missais. Já no Século XVII, o quilling era usado para decorar paredes de casas, principalmente com brasões de famílias. Contudo a exata origem do quilling não é muito clara. Com certeza foi nos anos 70 que o quilling foi redescoberto e hoje,mais do que nunca é aproveitado de maneira criativa.

Marilene Giese
3370-7773/9997-5587 ou marigiese@uol.com.br

quarta-feira, agosto 16, 2006

INSPIRAÇÃO


MUITA GENTE, VÊ O POETA
FINGINDO A DOR QUE SENTE
SE ENGANA, COMPLETAMENTE
POIS, ELE NO DIA A DIA
DESENHA COM LEALDADE
O DOM QUE LHE FOI CONFIADO
E POR AQUI TEM MOSTRADO
O VALOR DA POESIA


TENHO CERTESA QUE DEUS
SE ALEGRA COM A INSPIRAÇÃO
E AO POETA ENTÃO
CONCEDE ENTENDIMENTO
PARA FALAR DA REALIDADE
AMORES E OUTRAS BELEZAS
SEMPRE BUSCANDO A CERTESA
NO FUNDO DO PENSAMENTO


QUEM DERA EU SABER BEM MAIS
MAS RESPEITO O CRIADOR
POIS ELE É MEU FIADOR
EM TUDO O QUE JÁ ESCREVI
CREIO, NÃO SOU DESLEAL
E NO MEU PONTO DE VISTA
CADA VERSO É UMA CONQUISTA
QUE DEIXAREI POR AQUI


A INSPIRAÇÃO DE UM POETA
NINGUÉM PODERÁ COMPRAR
NEM TÃO POUCO IMAGINAR
O QUE ELE PODE ESCREVER
CADA UM TEM UM PERFIL
MAS TODOS, TENHO CERTESA
NOS VERSOS TRAZEM BELEZA
A QUEM UM DIA OS LER


É IMPOSSÍVEL,UM POETA
FALAR SOMENTE DE AMORES
NO MUNDO, HÁ MIL PRIMORES
QUE SERVEM DE INSPIRAÇÃO
NÃO SOU, E TALVEZ NEM SEJA
O POETA MAIS PERFEITO
POR ISSO TENHO O DIREITO
DE ERRAR, MAS PEÇO PERDÃO.

José Carlos Teixeira


Observação: Meus amigos, fiz este poema no meu horário de almoço, e o digitei,para repassar a vcs, neste final de semana que se aproxima.É muito importante vc acreditar que é capaz de alguma coisa, todos sabemos fazer algo, dentro de nossas limitações, somos sempre muito sábios,e capazes de ajudar alguém.
José Carlos Teixeira - Poeta radicado em Jguá do Sul (SC).
Carlos Schroeder lança livro no Rio e em São Paulo

O escritor jaraguaense Carlos Henrique Schroeder lança seu oitavo livro, "Ensaio do Vazio" em agosto, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No sábado, dia 5 de agosto, o lançamento acontece às 10h, na Livraria Berinjela, no Rio e, na segunda, dia 7, o Balcão Lounge recebe o evento às 20h, em São Paulo.
No novo romance, Schroeder nos apresenta Ricardo, um artista plástico amargurado, que narra suas desventuras com Fernando, um poeta fracassado, Kátia, a esposa ausente e Joana, a prostituta respeitosa. O livro integra a Coleção Rocinante que "visa, sobretudo, divulgar o que há de melhor na literatura em prosa, desde contistas e romancistas da nova geração de escritores brasileiros até traduções de autores clássicos."
Ensaio do Vazio tem 112 páginas, custa R$ 25,00 e pode ser adquirido através das
principais livrarias do Brasil. Em Jaraguá do Sul, o livro está disponível nas Livrarias Grafipel. "A 7 Letras é uma das maiores editoras do país e programou uma série de lançamentos pelo Brasil, quero aproveitar os contatos para trazer mais eventos literários à Jaraguá do Sul ", afirma o autor, que já promete para setembro a encenação de sua peça RG pelo Grupo Resistência Teatral da SCAR, com os atores Liandro Piske, Daniel Silva e João Luis Chiodini no elenco e direção de Inacio Carreira.
O autor estreou na literatura em 1998 com a novela O Publicitário do Diabo (Manjar de Letras). Depois saíram As sepulcrais (1999, Manjar de Letras), A ilha de Eros (2000, Manjar de Letras), Dueto (Manjar de Letras, 2001), Reféns subliminares (2001, Manjar de Letras), A Ilha Navegante (2003, Scortecci) e A Rosa Verde (2005, UFSC/Unerj) e dirige a Design Editora e a Editora da APEIJAS em Jaraguá do Sul. A Livraria Berinjela fica na av. Rio Branco, 185, no Rio de Janeiro; e o Balcão Lounge na Rua Dr. Melo Alves, 150, em São Paulo.



Oitavo livro do escritor leva o selo da Editora 7 Letras.

sábado, agosto 12, 2006

Rei: Fino Gnewuch
Rainha: Liria Gnewuch
1º Cavalheiro: Valdecir Spredemann
2º Cavalheiro: Alfonso Manske
1ª Princesa: Sandra Spredemann
2ª Princesa: Wanda Manske
Portas Bandeiras: Irineu Krueger
Ingobert Rainke
Ingo Köpp
Banda musical: Novo Som – Pomerode - SC

Às 15 horas aconteceu a ritualística folclórica de busca de Rei e Rainha do Tiro ao Alvo, ao som da banda musical, seguindo o percurso próximo à Sociedade. Após chegada da marcha, o comandante, o Sr Siwedt passou a realizar um discurso enaltecendo as tradições dos antepassados, que cultuavam esses valores, na velha Europa, durante a Idade Média. Quando os europeus chegaram a América no fim do século XIX, trouxeram consigo, aos vales do Itajaí e Itapocu, essa cultura que resiste ao tempo, embora esteja sofrendo um desgaste, o que sinaliza o fim de uma história, em virtude do progresso e dos valores materiais de uma nova era.
Nesta comunidade há um conjunto de famílias de origem alemã e pomerana, que ao longo dos anos ainda mantém as tradições dos seus antepassados viva e autêntica.
A mesa farta composta por bolos, cucas, pães “ximiados” com sardinhas (hering broth) e ovos cozidos, “cockqueza”, dentre outros, são servidos aos associados e convidados, conforme os costumes de antigamente, cuja confraternização é o ponto alta da festa, no sábado à tarde.
A cozinha é organizada somente por senhoras especializada e conhecedora da arte culinária deste povo teuto-brasileiro, que há mais de 100 anos mantém-se firme a sua essência cultural.
Os alemães e pomeranos desta comunidade rural estão em uma região de vale, com estrada de chão batido e muito pó, o que possibilita o seu isolamento, mantendo-os distantes do centro da cidade. Por esse conjunto de fatores, eles continuam fiéis as suas origens.
Um fato curioso observou-se que à tarde dançante só começou a partir do momento que a pista de dança recebeu uma pequena cobertura de pó de trigo ou fubá, no assoalho de madeira, para torná-lo liso. Assim os dançarinos puderam melhor aproveitar os ritmos musicais, como polcas, valsas e xotes, que era a especialidade da banda musical.
Portanto, ao ir ao Vale do Rio da Luz você retorna ao tempo, cuja memória e a identidade dos alemães e pomeranos são notadamente visíveis e ainda preservadas.

quinta-feira, agosto 10, 2006


BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE FAZ REGASTE HISTÓRICO-CULTURAL, COM SOIRÉE À MODA ANTIGA

Para a comunidade da Barra do Rio, o domingo de 06 de agosto de 2006 não será esquecido e ficará eterno na memória dos que cultuam a tradição do tiro ao alvo. Por iniciativa do casal Ary Enke e Ingrid Enke, determinaram realizar sua tradicional festa de tiro ao alvo, num domingo, seguido de soirée.O objetivo na mudança do calendário de eventos do Clube foi desafiador, pois não é comum na cidade e região, festa desta modalidade esportiva num domingo. Mas tudo foi planejado segundo a tradição. Um banda local foi selecionada pelo prestigio e pelo rico repertório musical. Carlos Rahn um dos integrantes da banda Adler’s Band, do Vale do Rio da Luz aceitou o desafio, para resgatar a tradição da soareê, que acontecia desde os primórdios da fundação do Botafogo Futebol Clube, em 1949. Na época, as soirées aconteciam a partir da 13h30 às 18 horas. Bons tempos!
Para resgatar essa fase da história do Clube Botafogo, a diretoria planejou a ritualística folclórica de busca de Rei e Rainha pela manhã, às 11 horas, seguida de almoço festivo e pontualmente, às 14 horas começou a tradicional soirée. Aproximadamente 800 convidados e associados compareceram ao Clube com um só objetivo, confraternizar e curtir o melhor desta tradição. O salão ficou lotado por crianças, jovens e adultos, que vieram conferir o resgate histórico-cultural de uma época que não retorna mais.A banda Adler’s Band cumpriu um vasto repertório musical para todos os gostos e idades, revelando que é possível reunir num mesmo espaço social, a juventude e as pessoas que somam experiência de vida, mas que acima de tudo tem espírito de eterna juventude.Para quem não lembra mais, vale relembrar que, nos idos dos anos 70, a tradição da soareê desapareceu gradativamente, e nos anos 80 surgiu as famosas discotecas improvisadas nos salões de bailes, ao som mecânico. Foi uma fase crítica para a história dos músicos, que foram substituídos pelo som mecânico e de alta sonoridade, prejudicando a comunicação .
Depois dessa fase, o lazer social tomou outra roupagem e passou ser verdadeira preocupação para os pais, já que ele passou para os finais de tarde, ao anoitecer. Nessa fase apareceram novos grandes desafios, pois foi inicio da propagação das drogas entre os jovens de forma acentuada, trazendo uma inversão de valores jamais visto.
No entanto, em pleno terceiro milênio, o Clube Botafogo apresentou a possibilidade do lazer social e cultural, acontecer nos moldes dos velhos costumes, quando os pais iam ao Clube acompanhar os seus filhos, para conferir o que era bom e sadio à juventude. E, domingo, o que se presenciou, foi o retorno da família às origens, cultuando o lazer social e cultural dos antepassados, num contexto de unidade e persistência, para perpetuar o que foi significativo na formação de crianças e jovens, vencendo os modismos dos novos tempos, fundamentados na extravagância e no luxo desenfreado.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Botafogo Futebol Clube - Barra do Rio Cerro
Rei: Ary Enke

Rainha: Ingrid Enke

1º Cavalheiro: Nelson Satler

2º Cavalheiro: Vino Enke

1ª Princesa: Juraci Satler

2ª Princesa: Ivone Enke

Observação: A Festa aconteceu no domingo, 06 de agosto, a partir das 11 horas, apartir da ritualística folclórica de busca de Rei e Rainha, percurso ruas Pastor Albert Schneider, seguindo destino à Bertha Weege, até à rua de acesso ao Parque Malwee. A Banda Adler's Band, do Vale do Rio da Luz, uma das mais afamada realizou a marcha.Ao meio dia, aconteceu um almoço festivo, reunindo associados e convidados, aproximadamente 800 pessoas. Paralelo realizava-se as competições de tiro ao alvo e jogo de dados, para disputas dos prêmios do dia.Às 14 horas a Banda Adler´s Band deu largada à tarde dançante, resgatando uma tradição de antigamente, cujo os festejos foram até 19 horas.

terça-feira, agosto 08, 2006

O quê?

Festa de Rei do Tiro ao Alvo

Lídio Fleming - Rei
Imgwaldo Volez -1º Cavalheiro
Ademir Pfiffer - 2º Cavalheiro
Banda: Só Virtude
Local: Sociedade Riberião Gustavo - Massaranduba -SC
Observação: A festa aconteceu no dia 05 de agosto, a partir das 18 hs, na sede social do Clube, em Ribeirão Gustavo.
Realizou-se a ritualística folclórica de busca de Rei, com a Banda Só Virtude, do Vale do Rio Cerro II, Jaraguá do Sul, seguido de jantar e baile, que atravessou à noite, num clima de convivio familiar e comunitário, típico do povo rural e massarandubense.