Estatística

segunda-feira, maio 29, 2006

27/05/06 – SOCIEDADE INDEPENDÊNCIA JARAGUAZINHO - JARAGUA DO SUL – SC

Sábado ensolarado foi convidativo, para os associados e atiradores, da Sociedade Atiradores Independência.
O Sr Marcio Oestereich, Rei; Joao Carlos Steilen, 1º Cavalheiro; Waldecir Kreuzfeldt, 2º Cavalheiro, foram os anfitriões da tradicional festa de tiro ao alvo, do mês de maio de todos os anos, nesta Sociedade.
É no Jaraguazinho, região belíssima de Jaraguá do Sul, que ainda vivem centenas de famílias remanescentes da imigração húngara e da colonização alemã, que mantém viva a tradição medieval das competições de tiro ao alvo, levando aquela comunidade, centenas de pessoas que cultuam esta tradição.
Música café colonial, bebidas diversas, inclusive a água, que esta escassa, foram os componentes básicos, que uniram o Rei e os convidados, para celebrar a coroação de seu reinado.
A Banda Safira (RS), garantiu a todos, um repertório musical eclético, mas muito rico e atrativo, levando centenas de casais a rodopiar na pista de dança da sede social do Independência.
A Sociedade Atiradores do Jaraguazinho continua fiel ao seu propósito, que é manter vivas as tradições remanescentes dos antepassados, com respeito à memória dos seus antigos associados, desde os idos dos anos 50.

sábado, maio 27, 2006

Firma Weege - 100 Anos de História

Um enorme mosaico elaborado com cacos de piso cerâmico da indústria catarinense, pelo Sr Paulico, artista plástico, de renomado nome, foi a forma que os dirigentes da Firma Weege encontraram para homenagear a cidade de Jaraguá do Sul, pela passagem dos 100 Anos, desta conceituada firma. São 10 décadas de história, contadas simbolicamente, através do potencial artístico do Sr Paulíco. Ele revelou na construção do mosaico que é possível aliar a arte à economia, principalmente, quando o imaginário do artista é desafiado a revelar uma história recheada de indicadores econômicos, sociais, culturais, de uma família que contribuiu para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul, com geração de empregos, riqueza e bem estar social de todos os seus colaboradores. Contar a história da Firma Weege, que está presente no Vale do Itapocu e no Vale do Itajaí, através da arte do mosaico, é sem dúvida um ato de altruísmo e alto grau de sensibilidade cultural, de todos que construiram a Firma Weege, com dedicação e firmeza, pois ela gerou uma cultura de trabalho centenária, onde o trabalhador é o maior patrimônio social, desta história.

quinta-feira, maio 25, 2006

Greve - Professores Rede Estadual

Ao longo da história da educação pública catarinense, os profissionais da educação tem sido sabotados, por políticos, que usam os espaços das escolas públicas, com objetivo de promessas eleitoreiras, que já mais conseguem cumprir.
Por isso, nos meses de abril, maio e junho de 2006, os professores estão nas ruas, para denunciar a sociedade catarinense, a omissão dos dirigentes do Estado, que não contribuem para melhorar em metas e ações claras, o seu Plano de Governo. Os dirigentes do Estado não estão com vontade política de encerrar um ciclo viciooso, fundamentado na violência histórica,contra a educação, desde a Era Vargas, nos idos dos anos 30, do século XX.
Em Jaraguá doSul, não é diferente o descaso com a educação e os profissionais da educação.A Praça Angelo Piazera, palco de importantes manifestações sociais e culturais da cidade, agora acolhe os líderes da educação do Vale do Itapocu, para denunciar o descaso do Governo do Estado, que apenas está preocupado com o resultado do pleito eleitoral, em outubro.
Enquanto isso, o povo jaraguaense assiste a desarticulação política, de um Governo que está sem dar respostas convincentes à sociedade porque a greve existe.
A eleição está ai e vamos votar em que incluir no seu Plano de Governo, o Professor e a educação, como elementos norteadores de sua plataforma de trabalho.
Ademir Pfiffer - Professor: História - CEJA
No ano em que Guaramirim comemora 120 anos de fundação, a Sociedade Esportiva e Recreativa Comercial, do Jacu - Açu realizou sua festa do Rei e Rainha do Tiro ao Alvo, com recorde de público, com mais de 500 convidados, visando celebrar um ano reinado do casal Rolando Stein e Gertrudes Reinke Stein.
A festa aconteceu na sede da entidade, com a participação da Banda Hannover, de Jaraguá do Sul, que apresentou ao público associado e convidado, um rico repertório musical vinculado à cultura musical alemã.
A Sociedade Comercial ao completar 82 anos continua fiel na contratação de bandas alemãs exclusivamente, dos vales do Itajaí e Vale do Itapocu, valorizando a cultura musical dos antepassados. Ao mesmo tempo firma-se como a mais atinga entidade ligada à pratica do tiro ao alvo, em Guaramirim.
Ademir Pfiffer

quarta-feira, maio 24, 2006

Stammtisch, uma festa para o encontro de várias gerações no Baependi

Em 08 de abril de 2006, no Clube Atlético Baependi, Estadio Max Wilhelm, centenas de associados e convidados reuniram-se para um encontro festivo, o STAMMTISCH, visando comemorar os 100 anos do Clube.
Na ocasião, um grupo de associados ligado ao Departamento de Tiro mostrou a herança deste esporte naa existência do Clube, através de um quadro, que em relevo retratava o esporte do tiro ao alvo. Quem visitou a barraca dos atiradores, logo sentiu o caráter histórico e a importância do dia festivo dedicado ao Clube.
Ao Senhor Mário Marangoni, um dos desportista muito autêntico, baependiano da "gema", os agradecimentos pela iniciativa de destacar, neste evento, um dos elementos mais importantes, a memória da cultura do tiro, que foi o primeiro esporte dos associados da Sociedade Atiradores "Jaraguá", atualmente Clube Atlético Baependi.
O presente instrumento virtual, tem por finalidade revelar alguns indicadores da história do Vale do Itapocu, síntese da trajetória de vida de pessoas, que por eu foram entrevistadas nesses primeiros anos do Terceiro Milênio. Aproveito este espaço para divulgar imagens digitais de eventos folclóricos ligados às tradições do povo; de patrimônios e bens culturais, que revelam a riqueza e a diversidade, sempre acompanhado de textos, que auxiliarão a compreensão do eixo temático.Todos os temas que proponho a divulgá-los, com auxílio deste instrumento virtual, visa mostrar o meu dia-a-dia como professor da Escola Pública jaraguaense (Rede Estadual/CEJA), bem como pesquisador e historiador do Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel", Jaraguá do Sul (SC), Brasil. Pela compreensão e carinho das pessoas com as quais eu convivo diariamente, agradeço de modo especial, para que este Blog se torne realidade.
Ademir Pfiffer - Jaraguá do Sul - SC - Brasil